Merenda Escolar
Atividade educativa em nutrição na escola
O PNAE, popularmente conhecido como Programa de Merenda é, dentre as diversas situações nas quais as atividades educativas em nutrição podem ocorrer, uma área importante de atuação que promove a saúde e possibilita construir novos conhecimentos. De acordo com documento do Conselho Federal de Nutrição (CFN) sobre o PNAE:
“A alimentação escolar tem características de assistência nutricional, desde que ofereça alimentos adequados em quantidade e qualidade, para satisfazer às necessidades nutricionais do escolar, no período do dia em que permanece na escola. (Mas também) por ser servida na escola, adquire características de ferramenta educativa, que pode e deve ser utilizada para os fins maiores da educação, (...) habilitando o aluno a intervir na própria realidade” (Conselho Federal..., 1995).
Desse modo, o PNAE pode ser considerado também como instrumento pedagógico, não apenas por fornecer parte dos nutrientes que o escolar necessita diariamente, mas também por se constituir em espaço educativo mais bem explorado ao estimular a integração de temas relativos à nutrição ao currículo escolar, por exemplo.
Para Abreu (1995), Castro & Peliano (1985), Moyses & Collares (1995), e Pipitone (1995), as atividades educativas em nutrição desenvolvidas no ambiente escolar não atingem esse objetivo.
“(...) professores, merendeiras e pais de alunos, em discussões que mostrem a função social e o significado dado à merenda escolar e ao atendimento das necessidades nutricionais das crianças durante a jornada escolar(...) valem mais do que aulas tradicionais apoiadas em cartazes coloridos sobre noções de boa alimentação” (Pipitone,1995).
O nutricionista, cuja formação possui interface com o campo educativo, pode (e deve) participar ativamente dessas discussões, interagindo com a equipe escolar, propondo atividades com o objetivo de esclarecer a importância do PNAE, discutindo sua função na escola e contribuindo para o reconhecimento dos limites e das possibilidades que apresenta como instrumento educativoem nutrição. Rever o papel desse Programa no ambiente escolar é importante para oferecer novo sentido às atividades sobre temas mais específicos da nutrição, visando integrar as atividades promotoras de saúde na escola, para as quais algumas considerações devem ser feitas:
- Alunos, familiares, professores e funcionários técnico-administrativos devem ser vistos como capazes de mudar suas atitudes e comportamentos;
- Os adultos que nela trabalham terão que assumir-se como modelos, coerentes com o discurso feito em favor da boa alimentação;
- A escola e a comunidade deverão se relacionar de forma saudável, por exemplo, revendo a qualidade do atendimento prestado pela cantina e pelos ambulantes que freqüentemente encontram-se na vizinhança da escola;
- Atividades promotoras de saúde deverão ser assumidas de modo cotidiano pelo serviço de alimentação escolar (Programa..., 2000).
Fragmento de uma publicação do portal www.racine.com.br
Comentários
Postar um comentário