1ª reunião do ano com pais

No dia 16/03 aconteceu a primeira reunião do ano para discussão e definição do regimento interno da escola e apresentação da equipe escolar. Foi muita boa, estiveram presentes, 75 pessoas entre mães, pais e responsáveis. Combinamos algumas atitudes de ajustes nas normas, para melhor condução do processo para o ano letivo em curso. Normas estas em anexo.


É considerado básico que o aluno seja educado, responsável, pontual e estudioso.

Disciplina

QUAL É A FORMA DE REPREENSÃO/SUSPENSÃO?
·         ATIVIDADES DIFERENCIADAS E EXTRAS;
·         PESO DAS ATIVIDADES DIFERENCIADO DOS DEMAIS;
·         PERMANÊNCIA DO AUNO DURANTE OS DOIS TURNOS
·         NO CASO DAS AVALIAÇÕES, FARÁ SOMENTE A 2ª CHAMADA;
·         PARA OS ALUNOS DA ZONA RURAL, AS ATIVIDADES SERÃO ENCAMINHADAS PARA OS PAIS E ESTES SERÃO OS RESPONSÁVEIS PELA REALIZAÇÃO DAS MESMAS.
 
O relato disciplinar poderá ser um registro, ou conforme a gravidade do ato disciplinar, ou a quantidade das mesmas, o aluno poderá sofrer uma das seguintes sanções disciplinares, sem necessariamente obedecer a qualquer ordem de gradação.
-Advertência
-Repreensão
-Suspensão por um dia
-Suspensão por dois dias
- Suspensão por três dias










Em qualquer uma das sanções disciplinares acima o responsável será comunicado e convidado a comparecer nesta instituição para tomar ciência do fato e assinar termo de compromisso condicionando a melhoria da postura disciplinar. Caso o esforço não seja considerado satisfatório pela U.E. o aluno será encaminhado para o conselho tutelar.
Quando o aluno infringir gravemente as normas institucionais, o fato será encaminhado ao Círculo Restaurativo.

 3. Entrada e Saída dos Alunos
MATUTINO
Abertura dos Portões – 6h50min
Início das Aulas – 7h
Saída – 11:15h anos inicias e 11:25 anos finais
 VESPERTINO
Entrada – 12h50min
Início das Aulas – 13h
Saída – 17:15h anos inicias e 17:25 anos finais
Obs: Em todos os turnos a tolerância no atraso é de 15 minutos

4. ATRASOS
- Será considerado atraso a entrada do aluno após às 7h e 13h;
- O aluno deverá justificar o atraso no portão de entrada, se persistir o atraso, os pais serão convidados a vir a escola;
- Após 7h15min os portões serão fechados;
- A servidora que estiver no portão anotará em ficha própria todos os atrasos;
- O aluno terá direito a 3 atrasos por mês;
- Ultrapassando o limite de 3 atrasos o aluno só assistirá aula após comparecimento do responsável na Direção;
- Apresentando atestado médico o aluno terá sua entrada liberada sem caracterizar atraso.

4.1 Saída Antecipada

Em caso de o aluno necessitar sair mais cedo por problema de saúde, será necessário à autorização do professor, com registro pelo plantonista em formulário próprio e o pai ou responsável será informado.

4.2 Dispensa do aluno

O aluno que precisar ausentar-se da U.E., sem a presença do responsável, antes do horário estipulado para saída, deverá apresentar uma solicitação do responsável por escrito, com assinatura um telefone para eventual contato. A autorização de saída por telefone também será aceita.

5. Uniforme

-Que os alunos venham com roupas mais adequadas ao ambiente escolar. As meninas preferencialmente de bermudas ou calças. Não use a barriga de fora e nem saias curtas. Caso coloque saia, que então tenha um shortinho por baixo.
-É necessário o uso do uniforme para a própria segurança do aluno. É a forma de identificar melhor os alunos da Instituição.

6. Aproveitamento escolar
Considera-se aprovado o aluno que obtiver uma média anual igual 7,0 (art. 66, II).
A recuperação de conteúdo será feita paralelamente.
O aluno terá direito a recuperação quando o mesmo pelo menos tentar fazer a avaliação. SOMENTE PARA OS ANOS FINAIS.

I. Horário
Os alunos deverão entrar e permanecer na sala de aula aguardando o professor. O horário de tolerância é de 15 minutos para atrasos. Após esse horário o aluno deverá passar na Direção. Com o 3º atraso o responsável receberá um bilhete lembrando o compromisso com a pontualidade.
RECREIO – O sinal será acionado 9:30, pela manhã e 15:30 a tarde, para sair para o intervalo. Após 10 min. será novamente tocado para alertar para ida ao banheiro e tomar água. Quando tocar o último, 9:45/15:45, o aluno deverá esta r em sala aguardando o professor(a).

II. Passeios, Eventos e etc.
Com o objetivo de enriquecer o currículo escolar poderão ser promovidas durante o ano letivo essas atividades que promoverão a socialização e experiências culturais importantes para seu desenvolvimento. Outras crianças que não façam parte da turma envolvida no passeio não podem participar do mesmo. É necessária a autorização dos responsáveis em papel específico e não serão aceitas autorizações por telefone. Durante os eventos desenvolvidos a participação da família é fundamental no sentido de prestigiar a criança, valorizando sua auto-estima, respeito aos colegas e à Escola.

III. Reuniões de Pais
 As reuniões ordinárias com a presença dos pais são: 
- a de abertura do período letivo onde todas as normas de funcionamento serão explicadas;
- ao término de cada bimestre escolar , com o professor de turma (geralmente na sala de aula da criança) para apresentação do boletim e relatório;
- para conhecimento do resultado obtido pela criança;
- em ocasiões em que a Direção considere necessária.
Em caso de ausência às reuniões, os responsáveis deverão agendar com os Coordenadores Pedagógicos, para tomar ciência da situação do aluno na respectiva etapa, ou teor da reunião.

IV. Faltas do Aluno
As faltas são justificadas, quando por motivo de doenças, com atestados médicos comprobatórios, que devem ser entregues na Coordenação Pedagógica da escola. Este será encaminhado aos professores para ciência e em seguida entregue na Secretaria para arquivar na pasta do aluno. Porém a falta será registrada no diário, e então justificada.
- De acordo com as normas da SEDUC, o aluno que tiver três faltas consecutivas, a Escola deverá procurar saber o motivo e buscar o retorno, caso o aluno não compareça, é dever da Instituição comunicar oficialmente ao Conselho Tutelar.
- O desempenho do aluno, sem a devida presença de 75% às aulas, não garante a aprovação do aluno.
- Períodos de afastamento, ocasionados por doenças devem ser determinados por profissionais da saúde. Quando ultrapassar a 15 dias, deverá ser apresentado atestado até 5 dias após, para o atendimento domiciliar ao aluno.
- No caso de provas e testes aplicados no período do afastamento, estes serão marcados tão logo a criança possa comparecer. Se, não for informado o afastamento à escola, a escola não se responsabiliza pelas perdas nesse período de atividades do aluno, e o professor irá procurar atendê-lo da forma que for possível em seu regresso.
V. Sistemática de acompanhamento do desenvolvimento do ensino e aprendizagem:
Os coordenadores pedagógicos e diretor fazem acompanhamento às aulas dos professores, para posterior reflexão, no intuito da melhoria das aulas e direcionamento da formação continuada destes; Os alunos tem uma quantidade específica de livros para lerem por mês; É de fundamental importância a justificativa da falta; Nos anos inicias há um controle mensal dos livros lidos, faltas justificadas e não justificadas e para casa não feito

VI. Processo de Avaliação
A avaliação será realizada tendo como referência os Referenciais Curriculares da SEDUC, Parâmetros Curriculares Nacionais, a Proposta Pedagógica da UE, pelos critérios fixados pela Escola, constante no PPP, na forma da Legislação vigente. Em todos os processos e metodologias aplicadas para avaliação preponderará o aspecto qualitativo. Os princípios pedagógicos da contextualização, pontuação das questões, e valor total da avaliação, deverão ser observados em todo o processo de avaliação. Consta como parte do processo avaliativo, trabalhos, e estes deverão ser entregues no dia estabelecido, sendo aceito com atraso somente mediante justificativa dos pais.
VI. Provas
Será informado com antecedência o período de avaliações e relação de conteúdos. Favor verificar sempre a agenda do aluno. Em caso de falta no dia da prova, o responsável deverá requerer a segunda chamada dentro de 48 horas, no máximo, após a data da realização da referida prova, junto à coordenação pedagógica da escola.
VII. Apoio Pedagógico
As aulas de reforço dos anos iniciais são no horário inverso em que o aluno estuda. São aulas aos alunos que revelarem necessidades pedagógicas, porém ficará a critério da professora e Equipe Pedagógica o dia e o horário do atendimento, assim como os alunos a participarem. A presença do aluno relacionado é obrigatória.
INFORMES IMPORTANTES
I. É obrigação de o responsável matricular, acompanhar a freqüência e o aproveitamento escolar do educando. (ECA, Art. 129, V e VI)
II. É obrigação dos responsáveis comparecerem as reuniões e demais convocações feitas pela Unidade Escolar.
III. É obrigação dos responsáveis estarem atentos ao atendimento dos prazos estabelecidos pela U.E. para assinatura de boletins, entrega de documentos, renovação de matrícula e posterior confirmação, e demais procedimentos cabíveis.
IV. A escola não se responsabilizará por objetos e valores perdidos em suas dependências, sendo assim solicitamos que o aluno não traga telefone celular, jóias, aparelhos eletrônicos, ou outros considerados valiosos pelo aluno e família.
Lembramos ainda que o professor regente ou coordenador poderá apreender objetos alheios às aulas e utilizados pelos alunos, tais como: revistas, aparelhos eletrônicos, MP3, MP4, celular, etc, devolvendo-os após comunicar o fato ao responsável.
V. Caso durante o período de aula o aluno apresente dor, febre, enjôo, sofra pequenos acidentes,…., entraremos em contato com o responsável, por telefone, para que sejam tomadas as adequadas providências. Manter os telefones atualizados junto à escola.
VI. Em caso de dano a um bem público pelo aluno, caberá ao responsável do mesmo a reparação ou restituição desse bem.
* Torna-se necessário o uso da Agenda Escolar/caderneta, pois é uma das nossas principais formas de comunicação!
* A caderneta deverá ser consultada pelos pais diariamente;
* A escola oferece merenda própria onde o cardápio é feito por nutricionistas visando o bem estar dos alunos. O envio de lanches é optativo.
* Quando o pai ou responsável for atrasar para buscar o aluno, comunique a escola.
* Caso haja necessidades de falar com o professor, procure antes a coordenação para que organize o encontro.
* É primordial a atualização do cadastro do aluno junto a Secretaria.




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