IDEB - RESULTADOS E METAS
O que é o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. Fonte - MEC
Ideb Observado | Metas Projetadas | ||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Escola
|
2005
|
2007
|
2009
|
2007
|
2009
|
2011
|
2013
|
2015
|
2017
|
2019
|
2021
|
ESC EST TANCREDO DE ALMEIDA NEVES | 3.6 | 4.5 | 3.9 | 3.7 | 4.0 | 4.5 | 4.7 | 5.0 | 5.3 | 5.6 | 5.9 |
RESULTADOS DA ESCOLA NA PROVA
BRASIL - PROFICIÊNCIAS
Disciplinas/ano
|
2005
|
2007
|
2009
|
2011
|
Ling. Port.
|
170,17
|
181,01
|
182,00
|
|
Matemática
|
166,38
|
184,79
|
193,94
|
|
Média IDEB
|
3,6
|
4.5
|
3.9
|
Na análise ano ano, percebe-se que a escola melhora progressivamente nas duas disciplinas, sendo mais expressivo o avanço em matemática. Vale esclarecer que a média do IDEB caiu porque o índice de reprovação foi mais expressivo.
DESCRIÇÃO
DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DA ESCOLA, DE LÍNGUA PORTUGUESA – SAEB - Estas são as habilidades já desenvolvidas pelos nossos alunos.
Nível 0 - abaixo de 125
Demonstram habilidades muito elementares
como as de:
v
Localizar
informação (exemplo: o personagem principal, local e tempo da (narrativa);
v
Identificar
o efeito de sentido decorrente da utilização
de recursos gráficos. (exemplo: letras maiúsculas
chamando a atenção em um cartaz); e identificar o tema, em um texto simples e
curto.
Nível 1 - 125 a 150
v
Localizam
informações explícitas em textos narrativos
curtos, informativos e anúncios;
v
Identificam
o tema de um texto;
v
Localizam
elementos como o personagem principal;
v
Estabelecem
relação entre partes do texto: personagem e ação; ação e tempo; ação e lugar.
Nível 2 - 150 a 175
v
Localizam
informação explícita. Exemplo: identificando, dentre vários personagens, o
principal, e, em situações mais complexas, a partir de seleção e comparação de partes do texto;
v
Identificam
o tema de um texto;
v
Inferem
informação em texto verbal (características do personagem) e não verbal
(tirinha);
v
Interpretam
pequenas matérias de jornal, trechos de enciclopédia, poemas longos e prosa
poética;
v
Identificam
o conflito gerador e finalidade do texto
Nível 3 - 175 a 200 - Este é o nível em que nos encontramos.
v
Interpretam,
a partir de inferência, texto não verbal (tirinha) de maior complexidade
temática;
v
Identificam
o tema a partir de
características que tratam de
sentimentos do personagem
principal;
v
Reconhecem
elementos que compõem uma narrativa com temática e vocabulário complexos.
DESCRIÇÃO
DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DA ESCOLA, DE MATEMÁTICA – SAEB - Estas são as habilidades já desenvolvidas pelos nossos alunos.
Nível - abaixo de 125
v
Somar
e subtrair números decimais;
v
Fazer
adição com reserva;
v
Multiplicar
e dividir com dois algarismos.
v
Trabalhar
com frações
Nível 1 - 125 a 150
v
Reconhecer
o valor posicional dos algarismos em números naturais;
v
Ler
informações e dados apresentados em gráfico de coluna;
v
Interpretar
mapa que representa um itinerário.
Nível 3 - 175 a 200 - Este é o nível em que nos encontramos.
v
Calculam
resultado de uma adição com números de três algarismos, com apoio de material
dourado planificado;
v
Localizam
informação em mapas desenhados em malha quadriculada;
v
Reconhecem
a escrita por extenso de números naturais e a sua composição e
v
Decomposição
em dezenas e unidades, considerando o seu valor posicional na base decimal;
v
Resolvem
problemas relacionando diferentes unidades de uma mesma medida para cálculo de
intervalos (dias, semanas, horas e minutos).
v
Leem
informações e dados apresentados em tabela.
TEMOS MUITO TRABALHO PELA FRENTE PARA ATINGIRMOS A MÉDIA 6,0. O IDEAL É CHEGARMOS A 325 NA ESCALA DE PROFICIÊNCIA. VAMOS CONTINUAR NOSSO TRABALHO PARA CHEGARMOS LÁ.
Comentários
Postar um comentário