IDEB - RESULTADOS E METAS


O que é o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. Fonte - MEC


Ideb ObservadoMetas Projetadas
Escola
2005
2007
2009
2007
2009
2011
2013
2015
2017
2019
2021
ESC EST TANCREDO DE ALMEIDA NEVES3.64.53.93.74.04.54.75.05.35.65.9


RESULTADOS DA ESCOLA NA PROVA BRASIL - PROFICIÊNCIAS
Disciplinas/ano
2005
2007
2009
2011
Ling. Port.
170,17
181,01
182,00

Matemática
166,38
184,79
193,94

Média IDEB
3,6
4.5
3.9

 Na análise ano ano, percebe-se que a escola melhora progressivamente nas duas disciplinas, sendo mais expressivo o avanço em matemática. Vale esclarecer que a média do IDEB caiu porque o índice de reprovação foi mais expressivo.
DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DA ESCOLA, DE LÍNGUA PORTUGUESA – SAEB - Estas são as habilidades já desenvolvidas pelos nossos alunos.
 Nível 0 - abaixo de 125
Demonstram habilidades muito elementares como as de:
v  Localizar informação (exemplo: o personagem principal, local e tempo  da  (narrativa);
v  Identificar o efeito de sentido decorrente da utilização  de  recursos  gráficos. (exemplo: letras maiúsculas chamando a atenção em um cartaz); e identificar o tema, em um texto simples e curto.
Nível 1 - 125 a 150
v  Localizam informações explícitas em  textos  narrativos  curtos,  informativos  e  anúncios;
v  Identificam o tema de um texto;
v  Localizam elementos como o personagem principal;
v  Estabelecem relação entre partes do texto: personagem e ação; ação e tempo; ação e lugar.
Nível 2 - 150 a 175
v  Localizam informação explícita. Exemplo: identificando, dentre vários personagens, o principal, e, em situações mais complexas, a partir de seleção e  comparação de partes do texto;
v  Identificam o tema de um texto;
v  Inferem informação em texto verbal (características do personagem) e não verbal (tirinha);
v  Interpretam pequenas matérias de jornal, trechos de enciclopédia, poemas longos e prosa poética;
v  Identificam o conflito gerador e finalidade do texto
Nível 3 - 175 a 200 - Este é o nível em que nos encontramos.
v  Interpretam, a partir de inferência, texto não verbal (tirinha) de maior complexidade temática;
v  Identificam o tema a  partir  de  características  que tratam  de  sentimentos  do personagem principal;
v  Reconhecem elementos que compõem uma narrativa com temática e vocabulário complexos.
DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DA ESCALA DE DESEMPENHO DA ESCOLA, DE MATEMÁTICA – SAEB - Estas são as habilidades já desenvolvidas pelos nossos alunos.
 Nível - abaixo de 125
v  Somar e subtrair números decimais;
v  Fazer adição com reserva;
v  Multiplicar e dividir com dois algarismos.
v  Trabalhar com frações
Nível 1 - 125 a 150
v  Reconhecer o valor posicional dos algarismos em números naturais;
v  Ler informações e dados apresentados em gráfico de coluna;
v  Interpretar mapa que representa um itinerário.
Nível 3 - 175 a 200 - Este é o nível em que nos encontramos.
v  Calculam resultado de uma adição com números de três algarismos, com apoio de material dourado planificado;
v  Localizam informação em mapas desenhados em malha quadriculada;
v  Reconhecem a escrita por extenso de números naturais e a sua composição e
v  Decomposição em dezenas e unidades, considerando o seu valor posicional na base decimal;
v  Resolvem problemas relacionando diferentes unidades de uma mesma medida para cálculo de intervalos (dias, semanas, horas e minutos).
v  Leem informações e dados apresentados em tabela.
TEMOS MUITO TRABALHO PELA FRENTE PARA ATINGIRMOS A MÉDIA 6,0.  O IDEAL É CHEGARMOS A 325 NA ESCALA DE PROFICIÊNCIA. VAMOS CONTINUAR NOSSO TRABALHO PARA CHEGARMOS LÁ.

Comentários

Postagens mais visitadas