CARNATANCREDO


Projeto Conhecendo a História do Carnaval

Tema : Carnaval
Público alvo: Comunidade escolar
Duração: quatro dias
Inicio: 05/02

Justificativa
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país, é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia.
Por tudo isso e ainda considerando que a escola deve zelar pela formação integral e permanência do alunado, é que são desenvolvidas atividades inerentes à festa.

Objetivos
  • Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira, sua origem e suas características;
  • Identificar as mudanças nas músicas carnavalescas;
  • Proporcionar lazer, cantando e dançando marchinhas carnavalescas e outros ritmos;
  • Produzir trabalhos de artes como pintura, desenho, recorte e colagem.
Desenvolvimento
·         Contar brevemente a história do Carnaval e ressaltar as diversas maneiras de comemorá-lo (Ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba).
·         Providenciar fotos ou imagens para que as crianças possam visualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marchinhas) para debates e comentários.
     Como brincar no carnaval de forma saudável

·         Elaborar um mural com gravuras carnavalescas;
·         Apresentar alguns passos das danças carnavalescas e incentivá-los a realiza-los.
·         Roda de conversa: (Pedir que cada criança diga de qual personagem gostaria que fosse a sua fantasia nesse carnaval e pedir para que cada criança se desenhe com essa fantasia).
·         Oficina de Maracas: Pintar os maracas com as crianças, em seguida trabalhar com elas música, ritmo e expressão corporal.
·         Oficina de colar: Montar uma Oficina de Arte onde cada criança irá fazer seu próprio colar com canudos coloridos e materiais diversos.
·         Oficina de máscaras: Confeccionar com EVA máscaras enfeitadas com lantejoulas, areia colorida, etc.
·         Oficina de música: Apresentar algumas marchinhas carnavalescas para trabalhar as rimas completando-as oralmente.
·         Apresentar Marchinhas de Carnaval antigas às crianças.
Recursos
EVA, TNT som, revistas e jornais, cola, tesoura, canudos, fantasias, fantoches.

Culminância
Promover o Baile de Carnaval na escola com danças (marchinhas, samba, maracatu, afoxé, frevo). Durante o baile haverá concurso de fantasias, bloco mais animado e rei e rainha.   Visando o incentivo à participação de todas as crianças e reforçando para uma brincadeira sadia e agradável.

1. HISTÓRIA DO CARNAVAL
Pesquisadora – Claudia M. de Assis Rocha Lima

ORIGEM DO CARNAVAL
Dez mil anos antes de Cristo, homens, mulheres e crianças se reuniam no verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demônios da má colheita. As origens dos adornos do carnaval têm sido buscadas nas mais antigas celebrações da humanidade, tais como as Festas Egípcias que homenageavam a deusa Isis e ao Touro Apis.
Os gregos festejavam com grandiosidade nas Festas Lupercais e Saturnais a celebração da volta da primavera, que simbolizava o Renascer da Natureza. Mas num ponto todos concordavam, as grandes festas com carnaval estão associadas a fenômenos astronômicos e a ciclos naturais. O carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas. Na Europa, os mais famosos carnavais foram ou são: os de Paris, Veneza, Munique e Roma, seguidos de Nápoles, Florença e Nice.

CARNAVAL NO BRASIL
O carnaval foi chamado de Entrudo por influência dos portugueses da Ilha da Madeira, Açores e Cabo Verde, que trouxeram a brincadeira de loucas correrias, mela-mela de farinha, água com limão, no ano de 1723, surgindo depois às batalhas de confetes e serpentinas. No Brasil o carnaval é festejado tradicionalmente no sábado, domingo, segunda e terça-feira anteriores aos quarentas dias que vão da quarta- feira de cinzas ao domingo de Páscoa. Na Bahia é comemorado também na quinta-feira da terceira semana da Quaresma, mudando de nome para Micareta.
Esta festa deu origem a várias outras em estados do Nordeste, todas com característica baiana, com a presença indispensável dos Trios Elétricos e são realizadas no decorrer do ano; em Fortaleza realiza-se o Fortal; em Natal, o Carnatal; em João Pessoa, a Micaroa; em Campina Grande, a Micarande; em Maceió, Carnaval Festa;  em Caruaru, o Micarú; em Recife, o Recifolia, etc.

O carnaval "nasceu" muito longe do Brasil. O Carnaval é uma grande festa que toma conta do Brasil durante quatro dias - época em que as pessoas aproveitam para usar máscaras, enfeites bem coloridos, plumas, paetês, muita maquiagem e roupas extravagantes que não usariam no dia-a-dia. Brincar Carnaval é um costume tão antigo que nem é possível definir quando surgiu. Na verdade, ele é uma mistura de costumes de muitos povos.
Como já citado, o princípio do Carnaval pode estar nas celebrações dos povos da Antiguidade (Gréc ia, Roma, Egito). Depois, a festa ganhou força na Europa (principalmente na Itália, na cidade de Veneza) e veio para o Brasil com os colonizadores. Aqui, a folia cresceu, se misturou à cultura dos escravos vindos da África e tornou- se a maior festa popular do País e, certamente, uma das maiores do mundo.
O costume de usar fantasias também vem de muito longe. Os povos antigos usavam máscaras e enfeites nas festas em homenagem aos deuses. Na Europa, tornaram-se comuns nos bailes de máscaras, onde todos os convidados tinham o rosto coberto. No Brasil, a elite também organizou bailes de máscaras e o povo levou a festa para as ruas, com blocos, sociedades carnavalescas e depois, escolas de samba com suas fantasias luxuosas e decorações exuberantes.

Fonte:  internet


























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