CARNATANCREDO
Projeto
Conhecendo a História do Carnaval
Tema : Carnaval
Público alvo: Comunidade escolar
Duração: quatro dias
Inicio: 05/02
Público alvo: Comunidade escolar
Duração: quatro dias
Inicio: 05/02
Justificativa
A
comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país, é uma
das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor,
ritmo e magia.
Por tudo
isso e ainda considerando que a escola deve zelar pela formação integral e
permanência do alunado, é que são desenvolvidas atividades inerentes à festa.
Objetivos
- Reconhecer o Carnaval como
uma manifestação cultural brasileira, sua origem e suas características;
- Identificar as mudanças nas
músicas carnavalescas;
- Proporcionar lazer, cantando
e dançando marchinhas carnavalescas e outros ritmos;
- Produzir trabalhos de artes
como pintura, desenho, recorte e colagem.
Desenvolvimento
·
Contar
brevemente a história do Carnaval e ressaltar as diversas maneiras de
comemorá-lo (Ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas
de Samba).
·
Providenciar
fotos ou imagens para que as crianças possam visualizar algumas manifestações
carnavalescas e ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marchinhas) para debates e
comentários.
Como brincar no carnaval de forma saudável
Como brincar no carnaval de forma saudável
·
Elaborar
um mural com gravuras carnavalescas;
·
Apresentar
alguns passos das danças carnavalescas e incentivá-los a realiza-los.
·
Roda de
conversa: (Pedir que cada criança diga de qual personagem gostaria que fosse a
sua fantasia nesse carnaval e pedir para que cada criança se desenhe com essa
fantasia).
·
Oficina
de Maracas: Pintar os maracas com as crianças, em seguida trabalhar com elas
música, ritmo e expressão corporal.
·
Oficina
de colar: Montar uma Oficina de Arte onde cada criança irá fazer seu próprio
colar com canudos coloridos e materiais diversos.
·
Oficina
de máscaras: Confeccionar com EVA máscaras enfeitadas com lantejoulas, areia
colorida, etc.
·
Oficina
de música: Apresentar algumas marchinhas carnavalescas para trabalhar as rimas
completando-as oralmente.
·
Apresentar
Marchinhas de Carnaval antigas às crianças.
Recursos
EVA, TNT som,
revistas e jornais, cola, tesoura, canudos, fantasias, fantoches.
Culminância
Culminância
Promover
o Baile de Carnaval na escola com danças (marchinhas, samba, maracatu, afoxé, frevo).
Durante o baile haverá concurso de fantasias, bloco mais animado e rei e rainha.
Visando
o incentivo à participação de todas as crianças e reforçando para uma
brincadeira sadia e agradável.
1.
HISTÓRIA DO CARNAVAL
Pesquisadora
– Claudia M. de Assis Rocha Lima
ORIGEM DO
CARNAVAL
Dez mil anos antes de Cristo, homens, mulheres e
crianças se reuniam no verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para
espantar os demônios da má colheita. As origens dos adornos do carnaval têm
sido buscadas nas mais antigas celebrações da humanidade, tais como as Festas
Egípcias que homenageavam a deusa Isis e ao Touro Apis.
Os gregos festejavam com grandiosidade nas Festas
Lupercais e Saturnais a celebração da volta da primavera, que simbolizava o
Renascer da Natureza. Mas num ponto todos concordavam, as grandes festas com
carnaval estão associadas a fenômenos astronômicos e a ciclos naturais. O
carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras
e manifestações folclóricas. Na Europa, os mais famosos carnavais foram ou são:
os de Paris, Veneza, Munique e Roma, seguidos de Nápoles, Florença e Nice.
CARNAVAL
NO BRASIL
O carnaval foi chamado de Entrudo por influência
dos portugueses da Ilha da Madeira, Açores e Cabo Verde, que trouxeram a
brincadeira de loucas correrias, mela-mela de farinha, água com limão, no ano
de 1723, surgindo depois às batalhas de confetes e serpentinas. No Brasil o carnaval
é festejado tradicionalmente no sábado, domingo, segunda e terça-feira
anteriores aos quarentas dias que vão da quarta- feira de cinzas ao domingo de
Páscoa. Na Bahia é comemorado também na quinta-feira da terceira semana da
Quaresma, mudando de nome para Micareta.
Esta festa deu origem a várias outras em estados do
Nordeste, todas com característica baiana, com a presença indispensável dos
Trios Elétricos e são realizadas no decorrer do ano; em Fortaleza realiza-se o
Fortal; em Natal, o Carnatal; em João Pessoa, a Micaroa; em Campina Grande, a Micarande;
em Maceió, Carnaval Festa; em Caruaru, o
Micarú; em Recife, o Recifolia, etc.
O
carnaval "nasceu" muito longe do Brasil. O Carnaval é uma
grande festa que toma conta do Brasil durante quatro dias - época em que as pessoas
aproveitam para usar máscaras, enfeites bem coloridos, plumas, paetês,
muita maquiagem e roupas extravagantes que não usariam no dia-a-dia. Brincar
Carnaval é um costume tão antigo que nem é possível definir quando
surgiu. Na verdade, ele é uma mistura de costumes de muitos povos.
Como já citado,
o princípio do Carnaval pode estar nas celebrações dos povos da Antiguidade
(Gréc ia, Roma, Egito). Depois, a festa ganhou força na Europa (principalmente
na Itália, na cidade de Veneza) e veio para o Brasil com os colonizadores.
Aqui, a folia cresceu, se misturou à cultura dos escravos vindos da África e
tornou- se a maior festa popular do País e, certamente, uma das maiores do
mundo.
O costume de
usar fantasias também vem de muito longe. Os povos antigos usavam máscaras
e enfeites nas festas em homenagem aos deuses. Na Europa, tornaram-se comuns
nos bailes de máscaras, onde todos os convidados tinham o rosto coberto. No
Brasil, a elite também organizou bailes de máscaras e o povo levou a festa para
as ruas, com blocos, sociedades carnavalescas e depois, escolas de samba com
suas fantasias luxuosas e decorações exuberantes.
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