CIRCUÍTO DE LAZER
O licenciado e atualmente bacharelando em educação Física, Adilson, nos doou um pouco do seu tempo e construiu um circuito de lazer para os alunos se entreterem no momento do recreio.
PROJETO BRINCANDO COM O
RECICLADO
INTRODUÇÃO
Este projeto se inicia por um propósito de um
bacharelando de Educação Física, preocupado em colaborar com a pratica de
atividades física dos alunos, o entretenimento no momento do recreio, e por ter
uma consciência ecológica ativa, optou pela reutilização de resíduos sólidos.
E prosseguindo com seu trabalho, serão também
confeccionados pelos alunos, brinquedos para serem utilizados neste momento de
recreio em seu lazer, e com isso inculcando nestes uma cultura de reciclagem. Tudo
porque a reciclagem é fruto da preocupação com a qualidade de vida, com um
desenvolvimento racional e sustentável.
Esta atividade auxilia para uma reflexão junto a
estes alunos, sobre a redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais,
e contribuindo de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa e para a
adoção de práticas mais cidadãs.
Considerando que é consumido um grande número de
produtos que vem em embalagens descartáveis e outros que após sua vida útil podem
ter outra utilidade. Pois a sociedade passou a viver a era dos descartáveis,
onde a maior parte destes produtos são inutilizados, chamados então de sucata,
cujo destino é o lixo.
Porém a realidade é que estas sucatas são
matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade, neste caso,
na construção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos para serem utilizados
na escola.
JUSTIFICATIVA
Toda criança gosta de brincar e se divertir, não
sendo diferente na escola no momento do recreio, mas nem sempre as mesmas
brincadeiras distraem as crianças por um bom tempo, e um parquinho e os
brinquedos hoje em dia são relativamente caros, e o que mais consegue prender a
atenção das crianças é sempre ter algo novo para brincarem, e nada melhor que
eles construam os seus próprios brinquedos, feitos de materiais recicláveis e
tenham como local de lazer um espaço construído com pneus usados.
O mundo precisa de pessoas conscientes para que ele
seja um lugar melhor para viver, que saiba da importância da preservação do
meio ambiente, as possibilidades de reciclagem e do reaproveitando dos
materiais utilizados no seu dia a dia, os chamados resíduos sólidos, e os
alunos tendo esta vivência introjetará esta concepção.
Perceberão
que o que iria para o lixo pode ser reaproveitado, transformado em muitos
produtos, inclusive brinquedos, trabalhando assim a conscientização,
socialização, criatividade e as habilidades motoras destes alunos, pela
construção dos brinquedos por estes, e ainda com isso podendo perceber na
prática os benefícios da reciclagem como: maior preservação dos recursos
naturais; diminuição dos resíduos nos lixões; minimização dos impactos ambientais
e a prevenção de doenças obtidas pelo lixo como dengue e leptospirose.
Além da necessidade de construir na escola,
materiais de baixo custo e desenvolver a valorização do material normalmente de
sucata; sendo também a oportunidade para o aluno descobrir suas habilidades, usar
a criatividade, bem como dar a estes a condição de criar e aprimorar o senso
crítico, mediante a análise do material, (embalagens, recipientes, etc.) que
são adquiridos e colocados fora, aflorando sua consciência ecológica.
OBJETIVOS
·
GERAL –
Promover
a conscientização ecológica, o sentimento de responsabilidade com o meio
ambiente e com a qualidade de vida sem correr o risco de que seja degradado o
planeta, proporcionando meios para a conscientização da importância da
reciclagem para com o meio em que vivemos.
ESPECÍFICO
- Trabalhar os três R’s – esclarecendo os conceitos de “Redução”, “Reutilização” e “Reciclagem”;
- Reciclar materiais descartáveis;
- Proporcionar condições para o lazer dos alunos no recreio, pela construção de materiais confeccionada pelos próprios alunos.
- Transformar o “lixo” urbano em brinquedos de forma simples e criativa;
- Incentivar a criatividade;
- Desenvolver habilidades na construção e/ou montagens de materiais;
- Aproveitar a sucata, por ser um material de baixo custo e fazer adaptações para a substituição de material convencional;
- Oportunizar alternativas significativas para modificações de estratégias e mudanças no comportamento final do aluno.
DESENVOLVIMENTO
- Amigo da escola acadêmico de educação física construirá o circuito para lazer e atividade física com pneus usados;
- Conscientização do aluno para seu uso;
- Demonstração da importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados;
- Os alunos serão responsáveis de trazer os materiais para confecção dos brinquedos recicláveis.
- Procedimento de coleta de materiais como: (garrafa pet, jornal, revistas, caixa de ovos, etc);
- Os alunos confeccionarão os seus próprios brinquedos nas aulas de Arte
- As Atividades serão desenvolvidas com cada turma;
- Colocar os brinquedos em uma caixa para que na hora do recreio, levem a mesma para o pátio para brincarem.
AVALIAÇÃO
Observar o nível de participação dos
alunos, o uso e os cuidados com os brinquedos, as mudanças no comportamento e as
atitudes destes com os resíduos sólidos.
Comentários
Postar um comentário