CIRCUÍTO DE LAZER

O licenciado e atualmente bacharelando em educação Física, Adilson, nos doou um pouco do seu tempo e construiu um circuito de lazer para os alunos se entreterem no momento do recreio.











PROJETO BRINCANDO COM O RECICLADO



INTRODUÇÃO



Este projeto se inicia por um propósito de um bacharelando de Educação Física, preocupado em colaborar com a pratica de atividades física dos alunos, o entretenimento no momento do recreio, e por ter uma consciência ecológica ativa, optou pela reutilização de resíduos sólidos.

E prosseguindo com seu trabalho, serão também confeccionados pelos alunos, brinquedos para serem utilizados neste momento de recreio em seu lazer, e com isso inculcando nestes uma cultura de reciclagem. Tudo porque a reciclagem é fruto da preocupação com a qualidade de vida, com um desenvolvimento racional e sustentável.

Esta atividade auxilia para uma reflexão junto a estes alunos, sobre a redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais, e contribuindo de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa e para a adoção de práticas mais cidadãs.

Considerando que é consumido um grande número de produtos que vem em embalagens descartáveis e outros que após sua vida útil podem ter outra utilidade. Pois a sociedade passou a viver a era dos descartáveis, onde a maior parte destes produtos são inutilizados, chamados então de sucata, cujo destino é o lixo.

Porém a realidade é que estas sucatas são matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade, neste caso, na construção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos para serem utilizados na escola.



 JUSTIFICATIVA

Toda criança gosta de brincar e se divertir, não sendo diferente na escola no momento do recreio, mas nem sempre as mesmas brincadeiras distraem as crianças por um bom tempo, e um parquinho e os brinquedos hoje em dia são relativamente caros, e o que mais consegue prender a atenção das crianças é sempre ter algo novo para brincarem, e nada melhor que eles construam os seus próprios brinquedos, feitos de materiais recicláveis e tenham como local de lazer um espaço construído com pneus usados.

O mundo precisa de pessoas conscientes para que ele seja um lugar melhor para viver, que saiba da importância da preservação do meio ambiente, as possibilidades de reciclagem e do reaproveitando dos materiais utilizados no seu dia a dia, os chamados resíduos sólidos, e os alunos tendo esta vivência introjetará esta concepção.

            Perceberão que o que iria para o lixo  pode ser reaproveitado, transformado em muitos produtos, inclusive brinquedos, trabalhando assim a conscientização, socialização, criatividade e as habilidades motoras destes alunos, pela construção dos brinquedos por estes,  e ainda com isso podendo perceber na prática os benefícios da reciclagem como: maior preservação dos recursos naturais; diminuição dos resíduos nos lixões; minimização dos impactos ambientais e a prevenção de doenças obtidas pelo lixo como dengue e leptospirose.

Além da necessidade de construir na escola, materiais de baixo custo e desenvolver a valorização do material normalmente de sucata; sendo também a oportunidade para o aluno descobrir suas habilidades, usar a criatividade, bem como dar a estes a condição de criar e aprimorar o senso crítico, mediante a análise do material, (embalagens, recipientes, etc.) que são adquiridos e colocados fora, aflorando sua consciência ecológica.





OBJETIVOS



·         GERAL – Promover a conscientização ecológica, o sentimento de responsabilidade com o meio ambiente e com a qualidade de vida sem correr o risco de que seja degradado o planeta, proporcionando meios para a conscientização da importância da reciclagem para com o meio em que vivemos.



 ESPECÍFICO

  •  Trabalhar os três R’s – esclarecendo os conceitos de “Redução”, “Reutilização” e “Reciclagem”;

  •  Reciclar materiais descartáveis;

  • Proporcionar condições para o lazer dos alunos no recreio, pela construção de materiais confeccionada pelos próprios alunos.

  • Transformar o “lixo” urbano em brinquedos de forma simples e criativa;

  •  Incentivar a criatividade;

  •  Desenvolver habilidades na construção e/ou montagens de materiais;

  •  Aproveitar a sucata, por ser um material de baixo custo e fazer adaptações para a substituição de material convencional;

  • Oportunizar alternativas significativas para modificações de estratégias e mudanças no comportamento final do aluno.

DESENVOLVIMENTO

  •  Amigo da escola acadêmico de educação física construirá o circuito para lazer e atividade física com pneus usados;
  • Conscientização do aluno para seu uso;

  • Demonstração da importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados;
  • Os alunos serão responsáveis de trazer os materiais para confecção dos brinquedos recicláveis.

  •  Procedimento de coleta de materiais como: (garrafa pet, jornal,  revistas, caixa de ovos, etc);

  • Os alunos confeccionarão os seus próprios brinquedos nas aulas de Arte

  • As Atividades serão desenvolvidas com cada turma;

  • Colocar os brinquedos em uma caixa para que na hora do recreio, levem a mesma para o pátio para brincarem.

 AVALIAÇÃO

 Observar o nível de participação dos alunos, o uso e os cuidados com os brinquedos, as mudanças no comportamento e as atitudes destes com os resíduos sólidos.




Comentários

Postagens mais visitadas