PROJETO CULTURAL FINANCIADO PELO MINISTÉRIO DA CULTURA

Reunião do grupo escolhido para participar da montagem da peça, de um projeto cultural aprovado pelo MINC - Ministério da Cultura - dentro do eixo temático "Promoção cultural e pedagógica em espaços culturais: Atividades de formação cultural e aprendizado que promovam ações contínuas de atividades artístico-pedagógicas em espaços culturais diversos como centros culturais, bibliotecas públicas e/ou comunitárias, pontos de cultura, praças, parques, teatros, museus e cinemas". 
 




   
O Plano de Atividade Cultural financiado pelo Ministério citado, tem como finalidade proporcionar o contato da comunidade escolar com a prática teatral e audiovisual, na perspectiva de desenvolver aspectos cognitivos nos discentes, tais como a expressividade corporal e vocal, a espontaneidade, o senso crítico, a criatividade e o fazer artístico.
Possibilitar o contato da comunidade com uma montagem de um texto, de Maria Clara Machado, estabelecendo momento cultural consistente que aborde questões do cotidiano dos estudantes da comunidade escolar.
Integrar conhecimentos da área artística com conhecimentos da área de informática e tecnologia, fazendo com que o processo ensino/aprendizagem se torne mais dinâmico e participativo.
Como proposta, será executado um espetáculo de cine-teatro, que permitirá o contato de docentes e discentes com técnicas teatrais e uso de mídias no ambiente escolar.
Nesse ensejo, serão ministradas oficinas de jogos teatrais, de improvisação, de interpretação e de montagem de vídeos, permitindo o contato da comunidade escolar com as linguagens artísticas propostas nesse plano. Possibilitando o (re)conhecimento de conceitos individuais e sociais que agregam o limiar humano. As oficinas permitirão aos participantes a vivência teatral e a identificação de suas potencialidades/limitações de suas características corporais. Essa primeira abordagem da comunidade escolar, permitirá um diagnóstico dos potenciais artísticos inseridos na Unidade Escolar e a atribuição de atividades para execução do plano cultural.
A peça sugestionada para montagem seria uma adaptação de “Pluft, o fantasminha” de Maria Clara Machado, nesse ensejo, serão concebidas experimentações relacionando o lúdico com a prática teatral, bem como suas correlações com o universo infanto-juvenil, os bordões, os dilemas, os conflitos, as gírias e os hábitos dos adolescentes serão analisados despertando a capacidade dos educandos da Unidade Escolar de fazerem conjecturas do texto teatral com a realidade em que estão inseridas.
A montagem de “Pluft, o fantasminha” permitirá que a comunidade escolar tenha contato com todas as etapas da criação de um espetáculo, o estudo do texto, a construção das personagens, elaboração de adereços, confecção de figurinos, seleção da sonoplastia, montagem de cenário e apresentação da peça.
Nessa perspectiva, a atuação desses estudantes como protagonistas do plano cultural tem como finalidade uma imersão artística para além de sua situação escolar, também como uma possibilidade de prestação de serviço cultural à população do município de Peixe-Tocantins.

A apresentação será a culminância do projeto, momento em que toda a comunidade terá a oportunidade de (re)conhecer o plano cultural desenvolvido na Unidade Escolar.

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