PROJETO CULTURAL FINANCIADO PELO MINISTÉRIO DA CULTURA
Reunião do grupo
escolhido para participar da montagem da peça, de um projeto cultural aprovado
pelo MINC - Ministério da Cultura - dentro do eixo temático "Promoção
cultural e pedagógica em espaços culturais: Atividades de formação cultural e
aprendizado que promovam ações contínuas de atividades artístico-pedagógicas em
espaços culturais diversos como centros culturais, bibliotecas públicas e/ou
comunitárias, pontos de cultura, praças, parques, teatros, museus e
cinemas".
Possibilitar o contato
da comunidade com uma montagem de um texto, de Maria Clara Machado,
estabelecendo momento cultural consistente que aborde questões do cotidiano dos
estudantes da comunidade escolar.
Integrar conhecimentos
da área artística com conhecimentos da área de informática e tecnologia,
fazendo com que o processo ensino/aprendizagem se torne mais dinâmico e
participativo.
Como proposta, será
executado um espetáculo de cine-teatro, que permitirá o contato de docentes e
discentes com técnicas teatrais e uso de mídias no ambiente escolar.
Nesse ensejo, serão
ministradas oficinas de jogos teatrais, de improvisação, de interpretação e de
montagem de vídeos, permitindo o contato da comunidade escolar com as
linguagens artísticas propostas nesse plano. Possibilitando o (re)conhecimento
de conceitos individuais e sociais que agregam o limiar humano. As oficinas
permitirão aos participantes a vivência teatral e a identificação de suas
potencialidades/limitações de suas características corporais. Essa primeira
abordagem da comunidade escolar, permitirá um diagnóstico dos potenciais
artísticos inseridos na Unidade Escolar e a atribuição de atividades para
execução do plano cultural.
A peça sugestionada
para montagem seria uma adaptação de “Pluft, o fantasminha” de Maria Clara
Machado, nesse ensejo, serão concebidas experimentações relacionando o lúdico
com a prática teatral, bem como suas correlações com o universo
infanto-juvenil, os bordões, os dilemas, os conflitos, as gírias e os hábitos
dos adolescentes serão analisados despertando a capacidade dos educandos da
Unidade Escolar de fazerem conjecturas do texto teatral com a realidade em que
estão inseridas.
A montagem de “Pluft, o
fantasminha” permitirá que a comunidade escolar tenha contato com todas as etapas
da criação de um espetáculo, o estudo do texto, a construção das personagens,
elaboração de adereços, confecção de figurinos, seleção da sonoplastia,
montagem de cenário e apresentação da peça.
Nessa perspectiva, a
atuação desses estudantes como protagonistas do plano cultural tem como
finalidade uma imersão artística para além de sua situação escolar, também como
uma possibilidade de prestação de serviço cultural à população do município de
Peixe-Tocantins.
A apresentação será a
culminância do projeto, momento em que toda a comunidade terá a oportunidade de
(re)conhecer o plano cultural desenvolvido na Unidade Escolar.
Comentários
Postar um comentário