PROJETOS TRABALHADOS
DIA DO ESTUDANTE
PROJETO: OBRIGAÇÕES E DIVERSÃO
PÚBLICO ALVO: 6º ao 9º ano
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, Arte e
Ensino Religioso.
JUSTIFICATIVA
A
caminhada educativa é certa para todos, faltando às vezes oportunidade para
alguns, porém desde cedo o ser humano vai à busca pelo saber e assim se vão
abrindo novos horizontes que o mundo e principalmente a escola apresenta a
esses indivíduos.
No
inicio se deparam com a convivência com outras pessoas, as primeiras
brincadeiras, lições. Para uns uma fácil tarefa, para outros um caminho longo a
ser trilhado.
Por
tudo isso e reconhecendo o valor de cada educando, cabe à escola ressaltar a
valorização e formação de cidadania dos mesmos.
E
como no dia 11 de agosto se comemora o Dia do estudante, uma data para homenagear
a todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal, para
se lembrar desse ser que é parte essencial para existência da escola, é que se
propõe pelo desenvolvimento desse projeto, ressaltar a importância destes,
conscientizar e oportunizar momentos que se sintam valorizados e respeitos.
OBJETIVO GERAL
Valorizar
e reconhecer o papel do Estudante como elemento fundamental para existência da
Escola, e ampliar sua visão para a importância dos estudos, proporcionando
momentos de reflexão e descontração aos mesmos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Incentivar
e promover situações de reflexão sobre o ser estudante;
Fortalecer
os vínculos entre Estudantes e a Escola,
Conscientizar
sobre a importância das escolhas certas para ser um vencedor,
Debater
sobre temas que envolva o estudante.
METODOLOGIA
O
Projeto Obrigações e Diversão, a ser desenvolvido na Semana do estudante serão
realizados por dia, durante a semana que antecede o dia do estudante.
A
coordenadora de projetos, juntamente com a coordenação preparará um mural para
exposição das atividades desenvolvidas no projeto e também publicação das
atividades no Blog da escola e Facebook.
6º ANO
Atividades
em Sala de aula – Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção
1.
Apresentação do vídeo As diferentes maneiras de ser estudante
Discussão
sobre o vídeo
Produzir
frases ilustradas com a palavra ESTUDANTE
7º ANO
Atividades
em Sala de aula – Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção
Apresentação
do vídeo As diferentes maneiras de ser estudante
Discussão
sobre o vídeo
Produzir Acrósticos com o titulo DIA DO
ESTUDANTE
8º ANO
Atividades
em Sala de aula – Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção
Apresentação
do vídeo As diferentes maneiras de ser estudante
Discussão
sobre o vídeo
Produzir
slogan com o titulo DIA DO ESTUDANTE
9º ANO
Atividades
em Sala de aula – Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção
Apresentação
do vídeo As diferentes maneiras de ser estudante
Discussão
sobre o vídeo
Produzir
carta enigmática sobre o dia do estudante
OBS.
Selecionar as melhores atividades para exposição no mural da Escola logo em
seguida da produção.
2ª
Atividade a ser desenvolvidas por ano
6º e 7º ANO
1.
Apresentação do vídeo Você é fruto de suas Escolhas, seguido da discussão sobre
o vídeo.
2.
Apresentação do vídeo Você pode vencer com a discussão sobre o tema
3.
Apresentação do vídeo Musica Coração de Estudante
4.
Produzir poesia com o título SER ESTUDANTE
8º e 9º ANO
1.
Apresentação do vídeo Você é fruto de suas Escolhas, seguido da discussão sobre
o vídeo.
2.
Apresentação do vídeo Você pode vencer com a discussão sobre o tema
3.
Apresentação do vídeo Musica Coração de Estudante
4.
Produzir uma paródia com tema Dia dos estudantes
OBS.
Selecionar as melhores atividades para exposição no mural da Escola logo em
seguida da produção e apresentação no pátio.
Projeto – Acompanhamento
das aprendizagens dos alunos
Objetivo geral: Definir
as intervenções segundo as demandas de aprendizagem dos alunos do 6º ao 9º ano
do Ensino Fundamental.
Objetivos específicos
- Acompanhar os resultados do desempenho dos alunos,
bimestralmente.
- Organizar o registro do acompanhamento das aprendizagens
dos alunos para replanejar as intervenções.
-
Fazer o levantamento dos alunos com dificuldades e os encaminhamentos
necessários de forma individualizada.
Material necessário: Uma
pasta catálogo por turma; planilhas para tabular os resultados de aprendizagem
por aluno; fichas para registro da observação da sala de aula; planilha para
preenchimento do professor com informações sobre o aluno e ficha para
entrevista com alunos e pais.
Desenvolvimento: Para
fazer um bom acompanhamento das práticas pedagógicas e, do comportamento do
aluno em sala, aprimorar o processo do ensino, o coordenador pedagógico
desenvolverá durante o ano as seguintes atividades:
o
Análise
das pastas de registro
No início do ano, organizar uma pasta de registro para
arquivar as atividades de sondagem, diagnóstico e entrevistas. Fazer a análise
dos registros dos professores, as entrevistas e a comparação com as produções
da turma. Com base nos dados levantados, montar um mapa por turma,
identificando os avanços. Anotar as devolutivas a ser dada aos professores e
aos familiares de forma individual, e as propostas de acompanhamento de cada aluno.
Mostrar-se disponível para ouvir as demandas e tomar as providências que possam
melhorar o ensino.
o
Observação
da sala de aula
A observação é uma maneira privilegiada de se aproximar do
trabalho feito na sala de aula. Preparar um cronograma de visitas e em sala,
reparar em aspectos como os conteúdos trabalhados, as condições didáticas
oferecidas aos alunos, o conhecimento dos professores, a postura do aluno, a
relação aluno x professor, e aluno x aluno, e os saberes prévios dos alunos necessários
à aprendizagem. Anotar as observações em fichas de acompanhamento e
compartilhar com a direção. Em reuniões individuais, destacar, primeiramente, o
que observou de positivo e, em seguida, as melhorias que poderão ser
realizadas.
o
Consolidação
dos resultados das avaliações
Analisar os resultados em gráficos do SGE que mostram o
desempenho das turmas. Debater os dados com os docentes, destacando quais
alunos precisam de intervenções pontuais.
o
Reunião
com professores
Com base nas necessidades de aprendizagem dos alunos,
identificar os conteúdos que necessitam ser aprofundado com os alunos, informar
aos professores.
Avaliação
Montar um registro em que constem os problemas encontrados
no início e as alterações que aconteceram no processo de ensino depois das
devolutivas e da reunião. Dessa forma, será possível ter um panorama dos
avanços e do que ainda precisa ser retomado.
GESTÃO ESCOLAR, Edição 016, Outubro/Novembro
2011. Título original: Acompanhamento das aprendizagens dos alunos.
Projeto
Interdisciplinar: Fotografia e aprendizagem.
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa, Arte, História, Ciências.
1. JUSTIFICATIVA
A utilização de
imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no cotidiano.
Mas será que paramos para realmente olhar as paisagens que nos cercam? Pensando
nisso é que se propõe que os alunos conheçam mais profundamente a linguagem
fotográfica e sua história, as possibilidades do trabalho com novas mídias; principalmente
o telefone celular que é instrumento inseparável de nosso alunado, fazendo
então a junção do útil ao agradável.
Sendo assim, decide
pelo uso dos aparelhos com seu aproveitamento enquanto recursos tecnológicos,
através das fotografias. Pois é comprovado que o uso de fotografias em sala de
aula constitui uma das mais instigantes experiências reflexivas hoje
utilizadas. No entanto, o uso dessas imagens passa muitas vezes despercebido no
cotidiano escolar, configurando um aspecto meramente decorativo ou reforçador
daquilo que já foi ensinado durante uma aula.
O professor discutirá
junto aos seus alunos a função histórica que a fotografia possui na compreensão
da realidade, e que quando inventada, a fotografia passou a ser considerada uma
verdadeira revolução das artes, pois com ela o homem teria a mais fiel reprodução
do mundo que o cerca, no entanto, com o passar do tempo, a ideia de que as
fotos somente registram o real perderam espaço para uma compreensão mais
artística desse novo feito.
Mesmo tendo caráter
instantâneo mediante uma situação vivida, a fotografia não deixa de ter uma
leitura própria do mundo. Compreenderão que o fotógrafo, ao utilizar suas
lentes, não coloca em uso a simples funcionalidade de um instrumento
automático. Cada vez que clica (e eterniza) uma determinada situação, o
fotógrafo realiza uma série de escolhas que influem diretamente sobre a maneira
que podemos compreender a situação enquadrada pelas lentes.
Porém como nem todos os
alunos tem celular com câmera, os que não dispõem deste recurso, utilizará a câmera
fotográfica. Porém se vê ainda como necessário a aquisição de uma TV tela plana
com conexão HDMI e uma impressora para a
impressão das fotos coloridas resultantes dos trabalhos.
A aquisição de TV tela
plana, além de servir como reforço aos equipamentos de projeção, será também o
início de um processo de substituição a estes equipamentos, considerando que
estes estragam com muita facilidade, e a manutenção é mais onerosa.
2. OBJETIVOS
2.1.OBJETIVO GERAL
Proporcionar grande
entusiasmo nos alunos e tornar as aulas muito mais atrativas para os mesmos,
além de fazer do trabalho docente uma mola propulsora para o aprender.
2.2.OBEJTIVOS ESPECÍFICOS
·
Estudar a história da fotografia;
·
Conhecer o processo de produção da
imagem fotográfica;
·
Estimular diferentes formas de olhar;
·
Possibilitar o trabalho com novas mídias;
·
Tornar o aprendizado mais prazeroso.
3. ESTRATÉGIA
·
Leitura
e entendimento de textos sobre o assunto.
·
Pedir
aos alunos que tragam fotografias para a sala de aula.
·
O
professor deve levar para a sala de aula várias imagens fotográficas, de
diferentes fontes, e apresentá-las aos alunos, de maneira que eles percebam
suas diferenças.
·
Alunos
procederem para as fotografias conforme orientação dos professores e baseado no
tema designado.
3.1 Atividade:
1.
Em duplas ou trios, conforme temas abaixo, os alunos devem fazer fotografias
com câmeras ou celulares.
2.
Os componentes do grupo selecionarão as fotos que considerarem mais
expressivas.
3.
Depois de selecionadas, os alunos farão o vídeo com estas fotos e as
apresentarão aos colegas com o uso da televisão.
4.
A classe discute sobre o processo de registro fotográfico e sobre os motivos
que determinaram as escolhas dos grupos.
5.
A classe organiza uma exposição das fotos.
3.2 Temas para o
trabalho:
a.
A escola vista por um ângulo que você nunca viu.
b.
O bairro: o que ele tem de mais antigo? E de mais moderno?
c.
Ambiente natural e mexido pelo homem.
d.
Interferências que o homem teve na paisagem em volta da cidade.
e.
O tipo de lixo de sua casa.
4. PRODECIMENTOS
O desenvolvimento do
trabalho irá envolver aspectos da interdisciplinaridade, através da história da
fotografia, discussões acerca das pesquisas, relatórios descritivos do
andamento do projeto, registro em ata das aulas, dentre várias outras formas de
se envolver o grupo.
O primeiro passo é
conversar sobre a ideia de se trabalhar com o uso de celulares, exclusivamente
para fotografias e vídeos, propondo pesquisas sobre o tema.
Fazer um roteiro das
datas e das atividades que serão desenvolvidas para ajudar os alunos a se
situarem no tempo, a fim de prepararem os materiais necessários para o
desenvolvimento do projeto.
Discutir sobre a
história da fotografia; Discutir sobre o youtube, site de vídeo mais
popularmente conhecido, fazendo uso da TV interligado a laptop ou celular, para
analisar filmes montados a partir de imagens.
A partir desses
conceitos e aprendizagens, formulação de ideias, novas descobertas, troca de
conhecimentos e discussões, escolherão um tema relacionado aos conteúdos
estudados para fotografar e montar um filme coletivo. Para o mesmo, cada aluno
apresentará uma única foto, a fim de que a mesma componha o filme final.
As fotos serão
impressas para que os alunos organizem a série, fazendo uma prévia do filme.
Com o material em mãos poderão trocar as fotos de lugar, até conseguirem montar
uma estrutura de imagens que faça sentido, que deverá ser afixada no mural ou
nas paredes da sala. Depois, é só partir para a edição do filme, na sequência
escolhida.
5. AVALIAÇÃO
Exposição das
fotografias na escola, a fim de possibilitar que os alunos apresentem suas
imagens fotográficas separadas por temas trabalhados. O aluno deve escolher as
imagens de sua preferência, aquelas que mais demonstrem o resultado da pesquisa
sobre seu tema. Confronto entre o conhecimento ambiental e ecológico dos alunos
antes e depois da exercitação da fotografia.
PROJETO: SARAU
LITERÁRIO
TEMA: Literatura,
Poesia, teatro e música.
PÚBLICO
ALVO: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
APRESENTAÇÃO
O Sarau Literário tem como objetivo contribuir para que os alunos
conheçam as várias formas da linguagem na expressão de sentimentos e
acontecimentos.
Pretende-se, por
meio deste projeto, não só envolver a comunidade escolar em atividades de
leitura, mas apresentar e experimentar as várias possibilidades para despertar
o gosto pela leitura, explorando as diversas teorias existentes que tratam do
assunto e que apresenta os vários meios estratégicos na aquisição do hábito de
ler.
Evento bastante comum no século XIX, o sarau
vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação,
vislumbrando o desenvolvimento cultural dos alunos. A recitação e audição de
trabalhos em prosa ou verso é uma
maneira diferente e muito criativa de se estudar e estimular a participação.
JUSTIFICATIVA
É primordial
oportunizar momentos que colaborem para o incentivo à leitura, à criatividade e
valorização dos talentos culturais dos alunos e atrair seus familiares. Portanto
pela realização deste evento cultural as pessoas se encontram e podem expressar
ou se manifestar artisticamente.
A palavra SARAU tem origem no
termo latino serus (relativo ao entardecer), porque acontecia, em geral, no fim
do dia. Muito comum no século XIX, os saraus vêm sendo resgatados e
reinventados pelas escolas, pois este momento se traduz como uma maneira de
fortalecer a identidade da comunidade escolar, pela promoção da integração de
todos de forma descontraída, criativa e mais envolvente. Pois consequentemente
a Poesia, a produção literária, é uma forma de expressar e transmitir
sentimentos, emoções e pensamentos.
Com o Sarau, as escolas tem esta
oportunidade de promover um momento para a soma de conhecimentos, descobertas e
vivências coletivas. E pela promoção desse encontro, a escola ultrapassa seus
muros e se fortalece como polo cultural, aproximando as famílias, tornando-as
parte da escola, e assim este movimento contribui para um impacto positivo na
vida escolar dos alunos.
OBJETIVOS
OBJETIVO
GERAL
Inserir os alunos na diversidade
cultural, por meio das escritas literárias, leituras compartilhadas e representações
cênicas, e atrair as famílias para maior participação na vida escolar dos
filhos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Dar condições para compreensão da
linguagem como forma de expressão e comunicação;
·
Ampliar o repertório linguístico e
literário;
·
Valorizar e aperfeiçoar a oralidade;
·
Possibilitar o aprendizado para se expressar
em um grupo;
·
Atrair, instigar e levar os alunos para
o aprender fazendo;
·
Aproximar os familiares do espaço
escolar;
·
Desenvolver no educando o
comportamento leitor.
PROCEDIMENTO
METODOLÓGICO
1. Convidar os alunos a participar do
projeto;
2. Escolher, coletivamente, os textos
literários;
3. Orientar os discentes em suas
escolhas e tarefas;
4. Reunir os alunos interessados para os
ensaios;
5. Construir os cenários;
6. Confeccionar os figurinos;
7. Montar toda a apresentação;
8. Rever os detalhes, e apresentar para
a escola.
Para realização do Sarau Literário serão utilizadas
metodologias diversificadas como:
·
Recitar poesias e
contar histórias;
·
Produção de
poemas;
·
Dramatizar poemas;
·
Ler histórias
literárias;
·
Expor os trabalhos
realizados em sala de aula sobre os escritores homenageados (stands).
·
Envolver a
comunidade externa na execução e apresentação de músicas;
·
Servir chá aos
ouvintes.
RECURSOS
MATERIAIS
Livros, papel camurça, tesoura, papel
camurça, tesoura, cola, régua, barbante, elástico, trajes (figurino), TNT,
canetinha, tinta facial, guache, lápis de cor, linha
RECURSOS
AUDIOVISUAIS:
Notebook, máquina fotográfica, caixa de
som, microfone, data show e violão
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação
será contínuo, diagnóstico e processual e acontecerá no decorrer do
desenvolvimento do projeto, tendo como critérios as habilidades e competências
desenvolvidas pelos alunos, pelas atividades desenvolvidas em classe e
extraclasse, durante a preparação e execução do Sarau Literário.
REFERÊNCIAS
http://pt.wikipedia.org/
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano .
Disciplinas: L. Portuguesa, L. Inglesa, Matemática, História, Ciências, Ed. Física, Geografia, Arte e Ensino Religioso.
Premiação:
Sugestão para pontuação e premiação:
TAREFAS:
GINCANA CULTURAL
SOLIDÁRIA– Divertindo, ajudando e aprendendo.
''Ensinar é a arte de transformar, por isso a
educação fascina''
Objetivo: Promover a aprendizagem pela integração dos alunos não somente
entre si, mas também com os professores, incentivando os alunos a desenvolver
hábitos de estudo e de auxilio ao próximo.
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano .
Disciplinas: L. Portuguesa, L. Inglesa, Matemática, História, Ciências, Ed. Física, Geografia, Arte e Ensino Religioso.
Apresentação:
Estamos iniciando a “Gincana do
Conhecimento” projeto conjunto dos diversos professores, que envolverá um jogo
de perguntas e respostas sobre os conteúdos estudados, provas de arrecadação de
mantimentos, bem como tarefas-relâmpago dadas em aula. Ao propiciar esta
atividade lúdica, pretende-se tornar o ambiente escolar mais agradável e
instigante, a fim de que a aprendizagem se dê de forma divertida e prazerosa.
As tarefas a serem desenvolvidas
durante a gincana propõem o conhecimento, a integração entre aluno-professor,
aluno-aluno, numa busca constante pela participação efetiva dos alunos no
âmbito cultural-artístico e no ingresso ao lúdico, ao espírito de equipe e tantas
outras capacidades que se apresentarão no decorrer do processo.
Gincana, de acordo com o
Aurélio, é uma competição onde os participantes se diferenciam em equipes, para
cumprirem com habilidades e destreza, as tarefas propostas pela comissão
organizadora dentro de um tempo estipulado. O grande segredo para este evento
dar certo é ter um objetivo definido e respeitar as diferenças dos
participantes, valorizando suas potencialidades por meio de atividades
interativas que possibilitem o SER e o PENSAR.
Justificativa:
A escola, entre tantas outras funções, é também um meio de socialização, um espaço não só de aprendizado de conteúdos, mas um ambiente de formação contínua, tendo claro que o aluno é sujeito transformador e traz conhecimentos prévios.
A escola, entre tantas outras funções, é também um meio de socialização, um espaço não só de aprendizado de conteúdos, mas um ambiente de formação contínua, tendo claro que o aluno é sujeito transformador e traz conhecimentos prévios.
Gincanas estudantis se tratam de
um evento educativo, os quais são sempre momentos lúdicos onde é possível
exercitar a competitividade, espírito de equipe, conhecimentos adquiridos,
levando à promoção da aprendizagem; já no tocante a seu aspecto cultural,
propicia aos alunos a interiorização de conhecimentos gerais, em relação às
disciplinas envolvidas.
Para tanto é fundamental que
todos os alunos participem, pois este trabalho tem um importante papel para o
incentivo aos estudantes no desenvolvimento de hábitos de estudos dos conteúdos
enfatizados em aula, assim como a promoção da integração entre os alunos das
diferentes turmas e a valorização do trabalho em equipe.
A gincana deverá ser um estímulo
no processo de aprendizagem e de participação não só do aluno como do próprio
professor, em que aluno e professor poderão mostrar garra, perspicácia e
precisão.
A realidade da educação atual
propõe a formação de um ser social integral, isso proporciona para as
instituições de educação uma preocupação não apenas na área do conhecimento do
seu aluno, como também nas áreas afetiva e social. Sendo assim, precisamos
criar meios de proporcionar ao aluno condições para agir, atuando na
sociedade em que vive. Mostrar para ele que é capaz de fazer o bem,
e que isso é bom. Proporcionar também a oportunidade de trabalhar em equipe, vivenciando
a importância da união na resolução de questões que envolvem toda a comunidade.
Desenvolvimento
Os alunos participarão de provas
de conhecimentos e de arrecadação de mantimentos e vestuários.
A pontuação e a premiação servirão
de estímulos a mais, já que ter objetivos faz parte da vida do ser humano.
Cada turma terá um padrinho, ou madrinha,
e este deverá acompanhar a turma nos preparativos da gincana e motivá-los para
todo o processo e a sua finalização com uma confraternização, da qual todos
deverão participar e contribuir.
Fará parte do projeto a
avaliação de atitudes, comportamentos dos alunos. Alunos com comportamento em
desacordo as normas perderão pontos conforme consta no regulamento e aluno com
bom comportamento ganhará 10 pontos semanalmente, e o que tirar nota acima da
média no bimestre ganhará 50 pontos.
Constituir corpo de jurados para
validação das provas.
Cada turma-equipe deverá:
·
Criar um grito de guerra (cinquenta pontos)
·
Criar um nome para a equipe (dez pontos)
·
Criar uma mascote (trinta pontos)
·
Uma cor por turma e se todos os integrantes
estiverem caracterizados ganham mil pontos
·
Uma paródia (cem pontos)
·
A equipe mais animada no final da gincana
ganhará cem pontos
·
A equipe mais organizada no final da gincana
ganhará mil pontos.
O envolvimento das disciplinas e
a distribuição dos horários dependem da organização da gincana. Cada dia poderá
ser dedicado a uma disciplina.
Regulamento:
• Os Professores das disciplinas envolvidas
selecionarão perguntas e respostas comuns há todos os anos, num total de 10 por
rodada, os quais serão repassados aos alunos com pelo menos cinco dias que
antecedem à gincana.
• Total de questões a serem estudadas por rodada – 10
de cada disciplina.
• O critério de participação será: sorteio de alunos
para responder e de questões a serem respondidas.
• Todos os alunos dos anos envolvidos terão que
estudar os conteúdos propostos que constará nas questões a serem respondidas.
• No dia marcado para acontecer à gincana, a cada pergunta,
será sorteado um representante de cada turma.
• Terá dez perguntas de cada disciplina que serão
sorteados no momento da gincana.
• A TURMA QUE “SOPRAR” ALGUMA RESPOSTA,
AUTOMATICAMENTE SERÁ COMPUTADO OS PONTOS PARA A TURMA ADVERSÁRIA.
• A TURMA QUE PROCEDER COM COMPOTAMENTO
INDISCIPLINAR TAMBÉM TERÁ PONTOS PERDIDOS – a cada ato – PODENDO CARACTERIZAR
ELIMINAÇÃO.
• Os Professores que ministram aulas no dia correspondente,
que ocorrerem as provas, ficarão responsáveis no decorrer das provas pela 1ª turma
que tiver aula.
·
A cada semana será divulgado o alimento a ser
arrecadado, ou roupas (de cama, toalha, etc).
1. Da composição da equipe: cada turma constituirá
uma equipe.
2. Do nome e lema: Cada equipe deverá ter um nome e
um lema, a ser escolhido/criado na aula de Ensino Religioso, conforme
orientações da professora.
3. Das reuniões de equipe: Os encontros das equipes
serão realizados conforme definição pela organização do evento e agendamento com
a madrinha ou padrinho.
4. Da divulgação das tarefas: Os alunos deverão olhar
o mural diariamente para verificar se existem tarefas relâmpagos a serem
realizadas.
5. Da entrega das tarefas: Sob hipótese alguma
serão aceitas tarefas fora do dia e horário marcado. Os participantes deverão
observar também a pessoa responsável pelo recebimento da tarefa. Caso seja
entregue para a pessoa errada, a tarefa não terá valor.
6. Das torcidas organizadas: Os alunos poderão
organizar a torcida para sua equipe. É permitido fazer faixas, cartazes,
pompons. Não serão autorizados papéis picados, nem objetos sonoros como apitos
e buzinas.
7. Da discordância dos objetivos: A gincana
pretende promover a integração, o trabalho em equipe, a cooperação e a
solidariedade. Portanto, atitudes antidesportivas acarretarão na perda de
pontos, conforme a gravidade do caso.
8. Da avaliação das equipes: Durante todos os dias
do projeto, haverá pessoas responsáveis pela observação das equipes e
comunicação de qualquer irregularidade aos professores organizadores. Os pontos
serão descontados, mesmo que sem a comunicação prévia à equipe.
9. Da participação dos alunos: Todos os alunos
deverão participar das atividades propostas e comparecer às aulas durante este
período devidamente uniformizado. Nenhum aluno está liberado do Projeto.
10. Tarefas relâmpagos: diariamente os alunos
deverão consultar o mural da escola, pois serão publicadas tarefas-relâmpago,
com data, horário e a pessoa para serem entregues, valendo pontos para a
equipe. No decorrer do projeto, haverá tarefas-surpresa também em aula, com um
período para execução e entrega.
11. Atitudes e procedimentos que serão penalizados:
ü Aluno
fora da sala sem prévia autorização será punido com a perda de 100 pontos para
sua equipe;
ü Aluno
com mais de um atraso por mês será punido com a perda de 50 pontos para sua
equipe;
ü Aluno
encaminhado para o plantão de disciplina será punido com a perda de 10 pontos
para sua equipe, ou mais, dependendo do ocorrido;
12. Atitudes e procedimentos que serão premiados:
ü A
turma que entregar todos os trabalhos na data marcada receberá 200 pontos.
13. Encerramento do Projeto: neste dia serão
realizadas as últimas tarefas da Gincana e divulgação da pontuação na
arrecadação de alimentos. Encerrada esta etapa, serão contabilizados os pontos
e anunciada a equipe vencedora, com posterior entrega da premiação para a
equipe vencedora.
Premiação:
Sugestão para pontuação e premiação:
1. Cada aluno das turmas participantes, que não
sofreram nenhuma penalidade, obterá 1 (um) ponto em cada disciplina, no
bimestre.
2. Os três primeiros lugares serão agraciados com
medalhas e pontos:
1º lugar - Medalha e 1,0 ponto em todas as
disciplinas;
2º lugar - Medalha e 0,6 ponto em todas as
disciplinas;
3º lugar - Medalha e 0,3 pontos em todas as
disciplinas.
Cronograma:
DATA
|
EVENTO
|
RESPONSÁVEIS
|
LOCAL
|
TEMPO DE AULA
|
31/07/2014
|
Apresentação do projeto aos professores
|
Coordenadoras e Direção
|
Sala dos professores
|
Formação
|
04/08/2014
08/05/2014
|
Divulgação do evento e organização dos alunos
|
Alunos e professores
|
Sala de aula
|
1 aula
|
12/08/2014
|
Entrega das perguntas da rodada aos alunos
|
Alunos e professores
|
Sala de aula
|
1 aula
|
11/08/2014
22/08/2014
|
Arrecadação de alimentos e tarefas relâmpago.
|
Alunos e professores
|
Comunidade
|
Contra turno
|
23/082014
|
1ª rodada de perguntas e apresentação dos
produtos solicitados
|
Comunidade escolar
|
Pátio
|
4 aulas
|
25/08
|
Entrega das perguntas da rodada aos alunos
|
Alunos e professores
|
Sala de aula
|
1 aula
|
25/082014 a 05/09/2014
|
Arrecadação de alimentos e tarefas relâmpago.
|
Alunos e professores
|
Comunidade
|
Contra turno
|
06/09/2014
|
2ª rodada de perguntas e apresentação de produtos
solicitados
|
Comunidade escolar
|
Pátio
|
4 aulas
|
10/09
|
Entrega das perguntas da rodada aos alunos
|
Alunos e professores
|
Sala de aula
|
1 aula
|
08/09/2014 a 19/09/2014
|
Arrecadação de alimentos e tarefas relâmpago.
|
Alunos e professores
|
Comunidade
|
Contra turno
|
20/09/2014
|
3ª rodada de perguntas e apresentação de produtos
solicitados
|
Comunidade escolar
|
Pátio
|
4 aulas
|
22/09/2014
|
Entrega das perguntas da rodada aos alunos
|
Alunos e professores
|
Sala de aula
|
1 aula
|
27/09/2014
|
4ª rodada – perguntas
|
Comunidade escolar
|
Pátio
|
4 aulas
|
29/09
|
Entrega das perguntas da rodada aos alunos
|
Alunos e professores
|
Sala de aula
|
1 aula
|
04/10/2014
|
5ª rodada – perguntas
|
Comunidade escolar
|
Pátio
|
4 aulas
|
06/10
|
Entrega das perguntas da rodada
aos alunos
|
Alunos e professores
|
Sala de aula
|
1 aula
|
06/10 a 24/10
|
Arrecadação de roupas e tarefas
relâmpago.
|
Alunos e professores
|
Comunidade
|
Contra turno
|
25/10/2014
|
6ª rodada de perguntas e
apresentação de produtos solicitados
|
Comunidade escolar
|
Pátio
|
4 aulas
|
27/10
|
Entrega das perguntas da rodada
aos alunos
|
Alunos e professores
|
Sala de aula
|
1 aula
|
27/10 a 07/11
|
Arrecadação de alimentos e
tarefas relâmpago.
|
Alunos e professores
|
Comunidade
|
Contra turno
|
08/11/2014
|
6ª rodada de perguntas e
apresentação de produtos solicitados
|
Comunidade escolar
|
Pátio
|
4 aulas
|
10/11
|
Entrega das perguntas da rodada
aos alunos
|
Alunos e professores
|
Sala de aula
|
1 aula
|
10/11 a 21/11
|
Arrecadação de alimentos e
tarefas relâmpago.
|
Alunos e professores
|
Comunidade
|
Contra turno
|
22/11/2014
|
7ª rodada de perguntas e
apresentação de produtos solicitados
|
Comunidade escolar
|
Pátio
|
4 aulas
|
24/11/2014 a 05/12/2014
|
Enfeitar a escola com tema natalino e confecção
das roupas com material reciclado.
|
Alunos e professores
|
Sala de aula e pátio
|
Horário de aula
|
06/12/2014
|
Resultado final – divulgação,
entrega de premiação e confraternização.
|
Comunidade escolar
|
Pátio
|
4 aulas
|
13/12/2014
|
Viagem da turma ao clube em Lagoa
da Confusão.
|
Alunos e professores
|
|
|
TAREFAS:
Língua Portuguesa e Inglesa
1ª Tarefa: Os professores elaboram algumas
perguntas (por escrito) a serem respondidas pelas equipes. Se completarem a
tarefa: mil pontos.
2ª Tarefa: Produção de texto a partir de um tema
proposto pela equipe coordenadora. O tema será anunciado no momento e cada
turma deverá entregar uma redação para concorrer como melhor produção. Todos os
alunos deverão fazer a dissertação e, depois disso, escolher a melhor para ser
indicada para representar a turma. Equipe vencedora: mil pontos.
3ª Tarefa: Tradução de algumas frases em inglês e
preparar uma música do conhecimento de todos, em inglês, para cantarem. A
equipe que cantar melhor ganha mil pontos.
4ª Tarefa: Cada turma deverá trazer, no dia
combinado, o maior número de frutas que conseguir. A turma que trouxer mais
frutas ganhará mil pontos. (As frutas serão para uma salada de frutas que
poderá ser servida para todos).
Matemática e Educação Física
1ª Tarefa: Responder algumas questões de Matemática.
A equipe que responder primeiro e com acerto de todas as questões receberá mil
pontos.
2ª Tarefa: Prova-relâmpago - quem responder
primeiro, algumas charadas - problemas, ganha mil pontos.
Sugestões:
1) Certo homem devia passar de uma para a outra
margem de um rio, um lobo, uma cabra e maço de capim. Mas só conseguiu
encontrar uma embarcação que comportava apenas dois seres de cada vez; e ele
tinha recebido ordens de transportar a salvo toda a carga. Diga, quem puder,
como fez ele a travessia?
Resposta: Primeiro levou a cabra, deixando o lobo e
o maço de capim. Depois voltou e levou o lobo. Deixando o lobo do outro lado,
tomou a cabra e voltou com ela. Deixou então a cabra e levou o maço de capim.
Voltou remando e atravessou com a cabra. E assim foi feita a travessia completa
sem que nada tivesse sido devorado.
2) Ao arar a terra, quantas pegadas deixa um boi
depois de fazer o último sulco?
Resposta: Nenhuma. O boi vai adiante do arado.
Assim, todas as pegadas que o boi faz na terra, o arado apaga. Desse modo, não
se encontrará no último sulco nenhuma pegada.
3) O gavião chega a um pombal e diz:
- Adeus, minhas cem pombas!
As pombas respondem em coro:
- Cem pombas não somos nós, com mais dois tantos de
nós e com você, meu caro gavião, cem pássaros seremos então!
Quantas pombas estão no pombal?
Resposta: 33 pombas
4) Quantos quadrados você consegue perceber na
figura abaixo?
Resposta: 40
quadrados
3ª Tarefa: A turma deverá escolher um menino e uma
menina e a dupla que conseguir fazer o maior número de embaixadinhas, levará
mil pontos.
História e Geografia
1ª Tarefa: Responder algumas questões elaboradas
pelos professores. A turma que responder com maior número de acerto ganha mil
pontos.
2ª Tarefa: Criar uma paródia envolvendo um tema a
ser definido e de acordo com as disciplinas e cantá-la: mil pontos.
Sugestão para a paródia
Água, um bem tão precioso!
A água é o constituinte mais característico da
terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso
que a terra fornece à humanidade. Embora se observe pelos países mundo afora
tanta negligência e tanta falta de visão com relação a este recurso, é de se
esperar que os seres humanos tenham pela água grande respeito, que procurem
manter seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza. De fato, o futuro
da espécie humana e de muitas outras espécies pode ficar comprometido a menos
que haja uma melhora significativa na administração dos recursos hídricos
terrestres.
Com base neste texto, escolher uma música e fazer a
paródia.
3ª Tarefa: Cada turma receberá orientação – quatro
turmas para cada atividade: 1 – pesquisar a história da escola e criar um
símbolo/brasão p/ a escola; 2 – criar um hino p/ a escola; 3 – criar uma
bandeira com um lema para a escola. As turmas, a que melhor desenvolver sua
tarefa ganha mil pontos.
Ciências e Ensino Religioso
1ª Tarefa: Responder algumas questões ligadas a
estas disciplinas, elaboradas pelos professores. A turma que responder com mais
acerto ganha mil pontos.
2ª Tarefa: Montar uma coreografia com alguma música
religiosa e/ou cantar: mil pontos.
3ª Tarefa: Responder algumas perguntas como
símbolos químicos, espécie, classificação de seres etc. (mil pontos).
Arte
Apresentação artística – Cada grupo elabora um
teatro, ou uma dança, ou um canto, que será apresentado e depois avaliado pela
comissão organizadora. Logo após, pode-se fazer uma confraternização por turma
e respectivos padrinhos.
Questões de Geografia
1-
A qual continente pertence o país
Camarões? R: Continente Africano
2-
Quem elabora e aprova as leis do município? R:
Os vereadores
3-
Qual é o estado que produz mais sal no Brasil? R:
Rio Grande do Norte
4-
Como é chamada a base de uma montanha? R: Sopé
5-
Qual é o maior estado em extensão do Brasil? R:
Amazonas
6-
Qual é a capital do Brasil? Que outro nome
recebe? R: Brasília, Distrito Federal
7-
Quais são os estados da região sudeste? R: Minas
Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
8-
O Brasil é banhado por qual oceano? R:
Atlântico.
9-
Quantas e quais são as regiões
brasileiras? R: Cinco. Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste.
10- Como
é conhecido o Planalto que abrange a área de Brasília? R: Planalto Central
11- Qual
a capital de Minas Gerais? R: Belo Horizonte.
12- Em
qual rio fica a Usina Hidrelétrica de Itaipu? R: Paraná
13- Qual ponto mais elevado do estado do Tocantins
e tem quantos metros de altitude? R: Fica na Serra das Traíras e tem 1340 m.
1. A porção ou parte do espaço onde vivemos em
interação com uma paisagem e onde transcorre o nosso dia-a-dia, chama-se:
a. Região.
b. Território. c. Espaço. d. Lugar.
2. São pontos cardeais:
a. Norte e leste. b. Nordeste e sudeste. c. Noroeste e sul. d. Oeste e noroeste.
3. Entre os pontos cardeais ficam os pontos:
a. subcolaterais. b. subcardeais. c. colaterais. d. intermediários
4. Bússola é um instrumento de orientação que foi
inventado pelos:
a. Portugueses. b. Japoneses. c. Espanhóis. d. Chineses
5. O sistema solar é um sistema planetário composto
pelo sol e mais:
a. Nove planetas. b. Oito planetas. c. Sete planetas. d. Dez planetas.
6. Os dias e as noites são a consequência mais
visível do movimento:
a. De translação da Terra. b. De evolução da Terra. c. De deslocamento da Terra. d. De rotação da Terra.
7. A camada da Terra onde encontra-se todos os
seres vivos do planeta é a:
a. Hidrosfera. b. Litosfera. c. Biosfera. d. Atmosfera.
8. Nas áreas de contato ou de separação das placas
tectônicas podem ocorrer:
a. Vulcões e tempestades. b. Dobramento e falhamentos. c. Enxurradas e tempestades. d. Furacões e tornados.
9. O nosso planeta tem sua história dividida em
eras geológicas. Durante que era surgiram os seres humanos:
a. cenozóica.
b. mesozóica. c.
paleozóica. d. pré-cambriana.
10. Para dividir o Brasil em cinco grande regiões,
o IBGE agrupou os estados de acordo com a combinação de fatores:
a. Naturais, sociais e políticos. b. Naturais, sociais e econômicos c. Político, democrático e ambiental d. Históricos e ambientais.
11. Os complexos regionais do Brasil são:
a. Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. b. Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. c. Amazônia, Nordeste e Sul. d. Sul, Sudeste e norte.
12. A pesquisa sobre a população que possibilita o
conhecimento de várias informações como: números de habitantes, número de
homens, mulheres, crianças, idosos e como vive as pessoas chama-se:
a. Contagem da população. b. Pesquisa demográfica. c. Censo demográfico. d. Informativo populacional.
13. Ao compararmos a população com a área
territorial de um país através da divisão, descobrimos:
a. os problemas sociais. b. a população absoluta. c. a taxa de migração. d. a densidade demográfica
14. O movimento populacional de uma localidade para
outra chama-se migração. Quando a migração ocorre do campo para a cidade é
chamada de:
a. migração interna b. migração externa. c. êxodo rural. d. migração pendular.
Questões de História
1– Em que dia comemoramos a Proclamação da
República? R: 15 de Novembro
2 – Em que mês e ano Colombo apresentou a América
para os Europeus? Outubro de 1492
3 – Quem os muçulmanos têm como profeta? R: Maomé
4 – O pintor
do quadro “Gioconda”, também conhecida por Monalisa foi? R: Leonardo da
Vinci
5 – A fusão
da Religião Católica com os Orixás africanos originou? R: a Umbanda
6 – Brasília
foi construída no governo de? R: Juscelino Kubitschek
7 – O grande
mártir da Inconfidência Mineira foi? R: Tiradentes
8 – Quem é o
Senhor dos Deuses na cultura grega antiga? R: Zeus
9 – O governante
supremo do Egito antigo era? R: O faraó
10 – Quem
foram os colonizadores do México? R: os espanhóis
11 – Em qual
país Nelson Mandela lutou contra o Apartheid? R: África do Sul
12 – O personagem mais ilustre de nosso estado é:
R: Teotônio Segurado
13 – O nome do primeiro avião de Santos Dumont
era... R: 14 bis
14 – A religião cristã foi criada por... R: Jesus
15 – Os meses do ano são de origem... R: romana
1. Os vestígios deixados pelos povos que viveram em
tempos passados como: escritas oficiais e particulares, construções, cartas,
depoimentos, pinturas, etc. São considerados:
a. Fatos históricos. b. Fontes históricas. c. Fósseis do passado. d. Sítios arqueológicos.
2. O tempo marcado pelo calendário em horas, dias,
semanas, meses etc., é considerado.
a. Tempo histórico. b. Tempo geológico. c. Tempo cronológico. d. Tempo natural.
3. O australopitecos mais antigo ancestral da
espécie humana viveu no continente:
a. Americano. b. Europeu c. Africano. d. Asiático.
4. O cultivo das primeiras plantas ocorreu na
Turquia e no crescente fértil região localizada no:
a. Oriente Próximo. b. Oriente Médio. c. Extremo Oriente. d. Continente Europeu.
5. As primeiras cidades surgiram às margens dos
grandes rios. O surgimento de cidades indicava o surgimento de civilizações.
Por se localizarem próximas aos rios foram chamadas de civilizações:
a. hidráulicas. b. Fluviais c. pluviais d. das enchentes.
6. O termo “bárbaros” foi criado pelos romanos para
designar:
a. os soldados romanos b. os políticos romanos c. os sábios romanos d. as pessoas de fora do Império
romano.
7. O líder responsável pela reforma religiosa
ocorrida no século XVI foi:
a. João Paulo II b. D. Pedro I c. Martinho Lutero d. Papa Leão X
8. A reforma Luterana abriu caminho a novos
movimentos reformadores como o calvinismo na Suíça e Anglicanismo na
Inglaterra, tendo esta ocorrida na:
a. França
b. Alemanha c.
Itália d. Espanha
9. A Contrarreforma foi uma reação em relação ao
movimento reformista protagonizado pela Igreja:
a. Protestante b. Anglicana c. Católica d. Muçulmana
10. O país
pioneiro na expansão marítima europeia foi:
a. Inglaterra b. Espanha c. França d. Portugal
11. A viagem
que registra a chegada dos europeus ao território brasileiro ocorreu no ano de
1500. Esse ano pertence ao século:
a. XIII b. XIV c. XV d. XVI
12. O
Continente Americano foi historicamente descoberto por:
a. Vasco da Gama b. Américo Vespúcio c. Pedro Alvares Cabral d. Cristóvão Colombo
13. A
civilização indígena de maior destaque na América do Sul foi a ::
a. Incas b. Astecas c. Maias d. Tupis
14. Durante a colonização espanhola na América
foram criados quatro órgão para auxiliar na administração colonial. Um era
responsável pela administração e abastecimento de vilas e cidades, uma espécie
de conselho municipal, chamado de:
a. Casa de Contratação b. Cabildo c. Audiências d. conselho das Índias
15. Teoria
desenvolvida por Nicolau Copérnico no século XVI, colocando o Sol como centro
do Sistema Solar.
a. Teoria Geocêntrica b. Teoria do Big bang. c. Teoria Heliocêntrica d. Teoria Criacionista
Questões de Matemática
1) Quanto é 100 + 0 ? Resposta: 1
2) Qual o próximo número da sequência 12 , 34, 56? Resposta:
78
3) Se três gatos matam 3 ratos em 3 minutos, quanto
tempo levam 100 gatos para matar 100 ratos?
Resposta: 3 minutos
4) Se um tijolo pesa 1 Kg mais meio tijolo, quanta
pesa 1 tijolo e meio? Resposta: 3 Kg
5) Quanto é 1/3 de 1/4? Resposta: 1/12
6) Sabe-se que Samara e Paula são irmãs. Samara
percorreu 1/3 da distância que separa sua casa a escola. Paula percorreu 3/9 da
mesma distância. Quem percorreu a maior distância?
Resposta: Percorreram a mesma distância.
Resposta: Percorreram a mesma distância.
7) 1/ 3 do dia corresponde a quantas horas? Resposta:
8 horas.
8) Comprei um objeto por R$ 54,00 e paguei com uma
nota de R$100,00. Quanto recebi de troco?
Resposta: R$ 46,00
9) Quem nasceu em 1972 completará quantos anos em
1999? Resposta: 27 anos.
10) Em um jogo de basquete, fiz 10 arremessos de 2
pontos e 4 arremessos de 3 pontos. Quantos pontos marquei ao todo? Resposta : 32 pontos.
11) Uma
prova contém 50 questões. Destas, 2/5 acertei. Quantas questões errei? Resposta:
Errei 30 questões.
12) Num barril ”A” há 100 litros de água e num
barril “B” há 100 litros de álcool. Retira-se um litro de água de “A” e
coloca-se em “B” . Em seguida, retira-se um litro da mistura de “B” e coloca-se
em “A”. No final das operações há mais água no álcool ou mais álcool na água?
Resposta: As quantidades são iguais.
1. Para que um triângulo seja retângulo um dos
ângulos deve medir:
a. 90° b.
100° c. 60° d. 180°
2. Dois pacotes juntos pesam 30 kg. Quanto
quilograma pesa o menor deles, se o maior tem 8 kg a mais que o menor?
a. 9 kg b. 10 kg c. 11 kg d. 19 kg
3. João Carlos é operário e seu salário é apenas
500 reais por mês. Se ele gastar 25% de seu salário com aluguel. Quanto lhe
restará?
a. 516 reais b. 125 reais c. 260 reais d. 375 reais
4. Uma televisão custa 300 reais. Pagando à vista
você ganha um desconto de 10%. Quanto pagarei se comprar esta televisão à
vista?
a. 270 reais b. 310 reais c.
290 reais d. 30 reais
5. Octávio Augusto, primeiro imperador romano, seu
nome completo era Caio Júlio César Octaviano Augusto. Nasceu em 63 a.C. e
morreu em 14 d.C. Quantos anos ele viveu?
a. Entre 49 anos e 50 anos b. Entre 76 anos e 77 anos c. Entre 48 anos e 49 anos
d. Entre 84 anos e 85 anos
6. Sabendo que o triplo de um número somado com 8 é
igual ao número somado com 10, descubra qual é o número?
a. 1 b. 2 c. 3 d. 4
7. Um relógio que custa R$ 250,00 está sendo
vendido com o seguinte plano de pagamento: R$ 30,00 de entrada e o restante em
4 prestações iguais, sem juros. Qual é o valor de cada prestação?
a. R$ 220,00 b. R$ 30,00 c. R$ 55,00 d. R$ 62,50
8. A soma das idades de duas pessoas é 25 anos e a
diferença entre essas idades é de 13 anos. Qual a idade da mais velha?
a. 48 anos b. 13 anos c. 19 anos d. 6 anos
9. A figura
geométrica que tem 12 lados iguais é chamada de:
a. Doseângulo b. Icosaedro c. Dodecaedro d. Dodecágono
10. Um caminhão suporta cargas de até 3 000 quilos.
Qual é o maior número de caixas que ele pode transportar, se cada uma delas
pesa 120 quilos?
a. 25 b. 26 c. 27 d. 28
11. Em um jogo de dados, Zezo tirou 3 vezes o
número 6 e depois o número 12. Já
Ricardo, tirou o 9 na primeira jogada, o 7 na rodada seguinte e o 10 nas
terceira e quarta jogadas. É correto dizer que
a. Ricardo está 16 pontos na frente de Zezo. b. Zezo está 4 pontos na frente de
Ricardo.
c. Ricardo está 6 pontos na frente de Zezo. d. Zezo está 1 ponto na frente de
Ricardo.
12. Qual dos
números abaixo não é um múltiplo de sete?
a. 70 b. 91 c. 47 d. 49
Questões de língua Portuguesa
Desenvolvimento: Ganha aquele que conseguir
soletrar corretamente as palavras.
Palavras a ser soletradas: 1. vislumbrar - 2.
veemente - 3. possesso - 4. devanear - 5. exorbitante - 6. dissoluto - 7.
insólito - 8. hipótese - 9. onisciente - 10. avesso - 11. agrotóxico - 12.
polidez - 13. interceptar - 14. expressivo - 15. inexperiência - 16.
reminiscência - 17. fossilizado - 18. oviraptor - 19. xilogravura - 20.
abstração
1. acessar - 2. reflexiva - 3. recíproco - 4.
Predicação - 5. abaixo-assinado - 6. diagramação - 7. paródia
8. clava - 9. naipe - 10. Jardineiro - 11. cortesão
- 12. ornamentado - 13. infante - 14. estridente - 15. timidamente – 16.
majestade - 17. Severamente - 18. ávida - 19. bruços - 20. pomposo
1. cortejo - 2. Bafômetro - 3. infrator - 4.
ficcional - 5. Caçoar - 6. Reticências - 7. Hábito - 8. sucessivo - 9. Audiência
- 10. adaptação - 11. entrelaçado - 12. acarretar - 13. detestável - 14. soalho
- 15. Murmúrio - 16. grasnar - 17. oitante - 18. Proveniência - 19. Compasso -
20. incansável
1. precário - 2. tuberculose - 3. escocês - 4.
maldizia - 5. Cupidez - 6. Delgado - 7. persistir - 8. censurar - 9. algibeira -
10. veneziana - 11. repugnância - 12. isqueiro - 13. fragmento - 14. trajeto - 15.
Estalagem - 16. compreendido - 17. supersticioso - 18. Superstição - 19.
lisonjeado - 20. coprovinciana
1. magistratura - 2. Funcionalismo - 3. deliberaram
- 4. catástrofe - 5. pródigo - 6. avaro - 7. aleivosia - 8. perfídia - 9.
avareza - 10. esbanjador - 11. repreender - 12. frívolo - 13. Sobescrito - 14. Acautelar
- 15. astúcia - 16. culminante - 17. indígena - 18. infraestrutura - 19.
desapropriação - 20. somatório
1. No estudo da língua, cada unidade de som da
palavra recebe o nome de:
a. Sílabas.
b. Fonema. c. Letras. d. Hiato
2. As letras K, W e Y passaram a integrar o
alfabeto da língua Portuguesa, que conta agora com:
a. 23 letras b. 25 letras c. 26 letras d. 27 letras
3. A letra K fica localizada no alfabeto entre:
a. L e
M b. I e J c. J e L d. H e I
4. Qual o tipo de porque devemos usar no início de
uma frase interrogativa?
a. Por que ( separado e sem acento) b. Porque ( junto e sem acento)
c. Por quê ( separado e com acento). d. Porquê ( junto e com acento)
5. Qual destas palavras é substantivo coletivo?
a. Jornal.
b. Fruta. c. Criança. d. Rebanho.
6. Das frases abaixo qual é nominal?
a. Que
bonito! b. Dança gatinho! c.
Estude mais! d. Quero ser vencedor!
7. Relato de um fato, de um acontecimento. É
exemplo de uma:
a. descrição.
b. Narração. c.
Dissertação. d. Argumentação
8. Texto que focaliza sempre assuntos cotidianos, e
geralmente, são escritos em linguagem coloquial evidenciando a fala comum,
popular.
a.
Crônica. b. Poema. c. Biografia. d. Conto.
9. No poema:
Como dois e dois são quatro
Sei que a vida vale a pena
Embora o pão seja caro
E a liberdade pequena.
A palavra pequena é:
a. substantivo.
b. Verbo. c. Pronome. d. Adjetivo.
10. Qual das palavras abaixo começa com a letra h?
a. _anemia
b. _angariar c. _andor d._angar
11. Como são classificadas as orações introduzidas
pelos pronomes relativos?
a. Subordinadas substantivas. b. Subordinadas adjetivas. c. Subordinadas adverbiais. d. Oração principal.
12. A parte
da gramática que estuda a estrutura, a formação, a classificação e as flexões das
palavras, é chamada de:
a. Sintaxe.
b. Fonologia. c.
Morfologia. d. Morfossintaxe
6º ANO
Em que alternativa abaixo os substantivos estão
corretamente flexionados em número?
●a) radares – gazes – nozes ●b) radares – gazes – noses ●c) radaris – gazes – noses
●d) radares – gases – nozes
6º ANO
Em qual alternativa abaixo os substantivos estão
corretamente empregados no grau aumentativo?
●a) fogão – borracha – muherona ●b) fogaréu – bocona – mulherona ●c) fogaréu – bocona – mulheraça ●d) fogareu – bocarra – mulherona
7º
Qual alternativa abaixo em que o pronome
demonstrativo aquele está corretamente
Empregado?
●a) aquele ano está sendo bom para nós. ●b) aquele ano será terrível para todos. ●c) aquele ano foi terrivel para todos. ●d) aquele ano passado foi razoável.
7º
Qual alternativa abaixo há erro gramatical do
emprego do pronome relativo grifado?
●a) o relógio é uma ferramenta sem aqual ninguém
consegue trabalhar. ●b) há amigos cujos
erros perdoamos facilmente. ●c) é uma
pessoa a quem muito devemos.
●d) este é o livro quantos folhas estão amareladas.
8º
Em relação ao emprego de „MAU“ E „MAL“, qual a
alternativa correta?
●A) Sérgio é um mal aluno ●B) Maria foi mau recebida pela colega. ●C) Ela se comportou mal na festa. ●D) Mario falou mau do professor.
8º
Qual a alternativa abaixo que apresenta o emprego
correto de meio e meia?
●A) A mãe ficou meia brava com a filha. ●B) Maria tomou meio copo de suco e comeu
meia fatia de pão. ●C) Cheguei meia
atrasada na aula. ●D) Era meio-dia e
meio.
9º
Qual alternativa abaixo a divisão silábica está
sendo usada corretamente?
●A) Cre-di-á-rio ; cre-ma-tó-rio ;
co-zin-hei-ro ●B) Cre-di-ário ;
cre-ma-tó-rio ; co-zin-he-iro
●C) Cre-di-á-ri-o; cre-ma-tó-rio ;
co-zi-nhei-ro ●D) Cre-di-á-rio ;
cre-ma-tó-rio ; co-zi-nhei-ro
L. Portuguesa 9º
Qual alternativa abaixo onde há erro de grafia ou
acentuação em todas as palavras?
●A) micróbio – poetizar – desconceituado ●B) micróbio – poetisar – desconceituado
●C) micróbio – poetisar – desconseituado ●D) microbio – poetisar – desconceituado
QUESTÕES DE CIÊNCIAS
1.“Primeiro, FLOR, depois FRUTO, mas, no caso dos
pinheiros, não há fruto.” A frase acima caracteriza os pinheiros como
pertencentes ao grupo das:
a. angiospermas. b. gimnospermas. c. briófitas. d. pteridófitas.
2. São rochas de origem vulcânicas:
a. Ígneas (ou magmáticas) b. Sedimentares c.
Metamórficas d. Granizo
3. A água pode mudar de estado físico como, por
exemplo, ir do estado sólido para o líquido. Um exemplo disso é quando deixamos
o gelo (estado sólido da água) fora da geladeira e ele derrete passando a
líquido. Essa mudança de estado sólido
para líquido recebe o nome de:
a. Evaporação b. Fusão c. Ebulição d. Condensação
4. É camada atmosférica:
a. Estratosfera b. Biosfera c. Litosfera d. Hidrosfera
5. A levedura de padeiro ou Saccharomyces
cerevisiae, é usado para fazer pão e outros produtos à base de trigo. As
leveduras, em geral, pertencem a que reino?
a. Protistas b. Animal c. Fungi d. Plantas
6. O Ornitorrinco é um mamífero com pele, pelos,
bico de pato, rabo de castor e patas com membranas, semiaquáticos natural da
Austrália e Tasmânia. Esse estranho animal pertence a que ordem:
a. Monotrêmata b. Aracnídeos c. Insetos d. Carnívora
7. São animais invertebrados, o maior grupo de
animais existentes, representados pelos gafanhotos, aranhas, caranguejos,
centopeias e embuás, somam mais de um milhão de espécies. Essas características
são do filo:
a. Moluscos b. Anelídeos c. Artrópodes d. Cnidária
8. Órgão básico da coordenação fisiológica que tem
como funções a emulsificação de gorduras no processo digestivo através da
secreção da bile; armazenamento e liberação de glicose; desintoxicação de
muitas drogas e toxinas entre outros, esse órgão é:
a. O fígado. b. O pâncreas c. O pulmão d. Os rins.
9. Representa a menor porção de matéria viva e é
dividia em Membrana, citoplasma e núcleo?
a. Átomo
b. Cromossomos c.
Insulina d. Célula
10. O Sistema solar é constituído pelo Sol e pelo
conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravitacional, e que
compreende os planetas que atualmente compõem o sistema solar. Os planetas
estão divididos em duas classes os telúricos e gasosos. Dessa forma podemos
classificar como não planeta gasoso:
a. Vênus b. Júpiter c. Saturnos d. Urano
11. É um tecido elástico e flexível, branco ou
acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado
em outros locais como na orelha e na ponta do nariz. Esse tecido é conhecido
como:
a. Muscular b. Epitelial c. Adiposo d. Cartilaginoso
12. A atmosfera terrestre é uma fina camada de
gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa a Terra pela força da gravidade.
Contem oxigênio, argônio, gás carbônico, nitrogênio e outros gases. Dos quatro
gases citados, qual corresponde o maior percentual na atmosfera?
a. Oxigênio b. Argônio c. Gás carbônico d. Nitrogênio
13. Hereditariedade é o conjunto de processos
biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas
através da reprodução. Essa informação está contida:
a. Cromossomos b. Mitocôndrias c. Lisossomos d. Ribossomos
14. A dengue pode se apresentar em quatro tipos
diferentes. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da
Dengue. Essa doença é causada por:
a. Artrópode b. Bactéria c. Vírus d. Anfíbio
Ex.: “Desafio 2 Mat“,
instruções:
Esta
tarefa poderá ser impressa ou escrita à mão (com letra clara e legível) e
respondida à caneta azul ou preta (uma folha por equipe, com o desafio, o
cálculo e a resposta).
Data da
entrega: dois dias
depois da data de Independência dos Estados Unidos.
Pessoa
responsável por recolher: “Um livro
é uma beleza, é caixa mágica só de surpresa”. Entreguem esta tarefa à pessoa
responsável por cuidar dos livros da nossa escola.
Horário de
entrega: Manhã: das
9h45 às 10h Tarde: das 15h15 às 15h30
Não
esqueçam de colocar o nome da equipe na folha e assinar a planilha de entrega!!!
1 – Como são classificados os mapas que focalizam
os aspectos da natureza? R: Físico
2 - Qual a
capital do Canadá? R: OTAWA
3 - Qual foi o ultimo país bombardeado pelos EUA? R:
Afeganistão
4 – Como é chamado o a palavra CADERNO em inglês? R:
notebook
5-Quem Proclamou a República no Brasil? R: Deodoro
da Fonseca
6- Qual o tipo de energia é produzida na usina de
Tucurui no Pará? R: Hidrelétrica
7- Qual o Estado brasileiro que o território
pertencia a Bolívia? R: Acre
8- Uma célula é composta de quantas partes? R: 3
partes
9- Quantos metros tem a metade de um quilômetro? R:
500 metros
10- Como é conhecida parte que reveste a célula? R:
Citoplasma
11- Como são classificadas as empresas que atuam em
vários países por meio de suas filiais? R: Multinacionais
12 – Quantos quilômetros tem uma légua? R: seis
13- Quantos lados tem um retângulo? R: 3 lados
13- Quantos
dias tem um ano bissexto? R: 366
15- Na equação do 2º grau, qual o nome dos
algarismos que acompanham as letras? R: coeficientes
16- Qual a capital do Paraguai? R: Assunção
17- Como ficou conhecida a explosão que deu origem
ao mundo? R: Big Bang
18- Onde vivem os povos conhecidos como esquimós? R:
Pólo Norte
19- Em qual parte do continente ficam os EUA? R: América do Norte
20 – O Brasil possui quantos fusos horários? R: 4
21- Como foi classificada a junção das regiões
sudeste e sul? R: Centro sul
22- Qual o aparelho que mede a quantidade de chuva?
R: Pluviômetro
23- Qual o homem que provocou o atentado às torres
gêmeas em setembro de 2001? R: Osama Bin Laden
24- O estado de Tocantins fica em qual região
brasileira? R: Norte
25 – Como são conhecidas as frações oceânicas
responsáveis pelos tsunamis? R: Placas tectônicas
26 – O estado da Bahia fica em qual região do
BRASIL? R: Nordeste
27-Qual a capital do Uruguai? R: Montevideo
28- Como são conhecidas as montanhas água doce em
estado sólido? R: Iceberg
29 – Qual a capital do Chile? R: Santiago
30- Qual o país vencedor da copa em 2010? R: Espanha
31- Como é conhecido um grupo de estrela? R: Constelação
32 – O que comemoramos em 05 de junho? R: Dia do
meio ambiente
33- Qual a sílaba tônica da palavra Piracicaba? R: Ca
34- A Mitsubishi tem origem em qual o país? Japão
35-Qual o país era comandado pelo ditador Sadan
Hussein? R: Iraque
36- Qual tipo de energia é produzida a partir da
força dos ventos? R: Eólica
37-Onde fica localizada Cuba? R: América Central
38- Qual a medida de meio quilo de feijão? R: 500 g
39- Qual o idioma falado no Haiti? R: Português
40-Qual o dia do aniversário de Peixe? R: 20 de
junho
41- Qual a capital do país que sediou a copa em
2010? R: Joansburgo
42-Qual o nome da doença transmitida pelo mosquito
anófele? R: Malária
43-Qual a moeda é usada nos países da Europa? R: EURO
44-Qual a capital do Paraná? R: Curitiba
45- os países Japão, Paraguai, Chile e Suriname,
qual pertence à Amazônia? R: Suriname
Fonte:
Internet
Projeto
Pedagógico publicado na edição nº 374, jornal Mundo Jovem, março de 2007, página
5.
TABELA DE PONTOS – ARRECADAÇÃO
PRODUTOS
ALIMENTÍCIOS
|
||
PRODUTOS
|
PONTUAÇÃO
|
REFERÊNCIA
|
Arroz
|
10
|
kg
|
Açúcar
|
8
|
kg
|
Feijão
|
10
|
kg
|
Farinha de trigo
|
7
|
kg
|
Farinha de mandioca
|
8
|
kg
|
Macarrão
|
5
|
kg
|
Extrato
|
3
|
100g
|
Café
|
7
|
500g
|
Sardinha
|
3
|
130g
|
Milho verde em conserva
|
3
|
300g
|
Óleo
|
8
|
litro
|
PRODUTOS
DE HIGIENE
|
||
PRODUTOS
|
PONTUAÇÃO
|
REFERÊNCIA
|
Creme dental
|
5
|
90g
|
Sabonete
|
3
|
90g
|
Papel higiênico
|
6
|
4 rolos
|
PRODUTOS
DE LIMPEZA
|
||
PRODUTOS
|
PONTUAÇÃO
|
REFERÊNCIA
|
Sabão em pó
|
8
|
kg
|
Sabão em barra
|
4
|
unidade
|
Bombril
|
3
|
unidade
|
ROUPAS
|
||
PRODUTOS
|
PONTUAÇÃO
|
REFERÊNCIA
|
Calça
|
5
|
unidade
|
Camisa
|
5
|
unidade
|
Vestido
|
5
|
unidade
|
Saia
|
5
|
unidade
|
Camiseta
|
3
|
unidade
|
Blusa
|
3
|
unidade
|
Cobertor
|
7
|
unidade
|
Lençol
|
7
|
unidade
|
Edredon
|
8
|
unidade
|
Toalha de banho
|
6
|
unidade
|
Short
|
3
|
unidade
|
Sandália
|
4
|
Par
|
Sapato
|
4
|
Par
|
Tênis
|
4
|
Par
|
Comentários
Postar um comentário