PROJETOS TRABALHADOS

DIA DO ESTUDANTE
PROJETO: OBRIGAÇÕES E DIVERSÃO

PÚBLICO ALVO: 6º ao 9º ano
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, Arte e Ensino Religioso.

JUSTIFICATIVA
A caminhada educativa é certa para todos, faltando às vezes oportunidade para alguns, porém desde cedo o ser humano vai à busca pelo saber e assim se vão abrindo novos horizontes que o mundo e principalmente a escola apresenta a esses indivíduos.
No inicio se deparam com a convivência com outras pessoas, as primeiras brincadeiras, lições. Para uns uma fácil tarefa, para outros um caminho longo a ser trilhado.
Por tudo isso e reconhecendo o valor de cada educando, cabe à escola ressaltar a valorização e formação de cidadania dos mesmos.
E como no dia 11 de agosto se comemora o Dia do estudante, uma data para homenagear a todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal, para se lembrar desse ser que é parte essencial para existência da escola, é que se propõe pelo desenvolvimento desse projeto, ressaltar a importância destes, conscientizar e oportunizar momentos que se sintam valorizados e respeitos.

OBJETIVO GERAL
Valorizar e reconhecer o papel do Estudante como elemento fundamental para existência da Escola, e ampliar sua visão para a importância dos estudos, proporcionando momentos de reflexão e descontração aos mesmos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Incentivar e promover situações de reflexão sobre o ser estudante;
Fortalecer os vínculos entre Estudantes e a Escola,
Conscientizar sobre a importância das escolhas certas para ser um vencedor,
Debater sobre temas que envolva o estudante.

METODOLOGIA
O Projeto Obrigações e Diversão, a ser desenvolvido na Semana do estudante serão realizados por dia, durante a semana que antecede o dia do estudante.
A coordenadora de projetos, juntamente com a coordenação preparará um mural para exposição das atividades desenvolvidas no projeto e também publicação das atividades no Blog da escola e Facebook.
6º ANO
Atividades em Sala de aula – Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção
1. Apresentação do vídeo As diferentes maneiras de ser estudante
Discussão sobre o vídeo
Produzir frases ilustradas com a palavra ESTUDANTE
7º ANO
Atividades em Sala de aula – Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção
Apresentação do vídeo As diferentes maneiras de ser estudante
Discussão sobre o vídeo
 Produzir Acrósticos com o titulo DIA DO ESTUDANTE
8º ANO
Atividades em Sala de aula – Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção
Apresentação do vídeo As diferentes maneiras de ser estudante
Discussão sobre o vídeo
Produzir slogan com o titulo DIA DO ESTUDANTE
9º ANO
Atividades em Sala de aula – Sugestão: Dividir a sala de dupla/trio para a produção
Apresentação do vídeo As diferentes maneiras de ser estudante
Discussão sobre o vídeo
Produzir carta enigmática sobre o dia do estudante
OBS. Selecionar as melhores atividades para exposição no mural da Escola logo em seguida da produção.
2ª Atividade a ser desenvolvidas por ano
6º e 7º ANO
1. Apresentação do vídeo Você é fruto de suas Escolhas, seguido da discussão sobre o vídeo.
2. Apresentação do vídeo Você pode vencer com a discussão sobre o tema
3. Apresentação do vídeo Musica Coração de Estudante
4. Produzir poesia com o título SER ESTUDANTE
8º e 9º ANO
1. Apresentação do vídeo Você é fruto de suas Escolhas, seguido da discussão sobre o vídeo.
2. Apresentação do vídeo Você pode vencer com a discussão sobre o tema
3. Apresentação do vídeo Musica Coração de Estudante
4. Produzir uma paródia com tema Dia dos estudantes
OBS. Selecionar as melhores atividades para exposição no mural da Escola logo em seguida da produção e apresentação no pátio.

CULMINÂNCIA: Encerramento do projeto com alunos reunidos na quadra com apresentação dos poemas, paródias e realização da Gincana Dia do Estudante


Projeto – Acompanhamento das aprendizagens dos alunos

Objetivo geral: Definir as intervenções segundo as demandas de aprendizagem dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Objetivos específicos
- Acompanhar os resultados do desempenho dos alunos, bimestralmente.
- Organizar o registro do acompanhamento das aprendizagens dos alunos para replanejar as intervenções.
- Fazer o levantamento dos alunos com dificuldades e os encaminhamentos necessários de forma individualizada.
Material necessário: Uma pasta catálogo por turma; planilhas para tabular os resultados de aprendizagem por aluno; fichas para registro da observação da sala de aula; planilha para preenchimento do professor com informações sobre o aluno e ficha para entrevista com alunos e pais.
Desenvolvimento: Para fazer um bom acompanhamento das práticas pedagógicas e, do comportamento do aluno em sala, aprimorar o processo do ensino, o coordenador pedagógico desenvolverá durante o ano as seguintes atividades:
o   Análise das pastas de registro
No início do ano, organizar uma pasta de registro para arquivar as atividades de sondagem, diagnóstico e entrevistas. Fazer a análise dos registros dos professores, as entrevistas e a comparação com as produções da turma. Com base nos dados levantados, montar um mapa por turma, identificando os avanços. Anotar as devolutivas a ser dada aos professores e aos familiares de forma individual, e as propostas de acompanhamento de cada aluno. Mostrar-se disponível para ouvir as demandas e tomar as providências que possam melhorar o ensino.
o   Observação da sala de aula
A observação é uma maneira privilegiada de se aproximar do trabalho feito na sala de aula. Preparar um cronograma de visitas e em sala, reparar em aspectos como os conteúdos trabalhados, as condições didáticas oferecidas aos alunos, o conhecimento dos professores, a postura do aluno, a relação aluno x professor, e aluno x aluno, e os saberes prévios dos alunos necessários à aprendizagem. Anotar as observações em fichas de acompanhamento e compartilhar com a direção. Em reuniões individuais, destacar, primeiramente, o que observou de positivo e, em seguida, as melhorias que poderão ser realizadas. 
o   Consolidação dos resultados das avaliações
Analisar os resultados em gráficos do SGE que mostram o desempenho das turmas. Debater os dados com os docentes, destacando quais alunos precisam de intervenções pontuais.
o   Reunião com professores
Com base nas necessidades de aprendizagem dos alunos, identificar os conteúdos que necessitam ser aprofundado com os alunos, informar aos professores.
Avaliação 
Montar um registro em que constem os problemas encontrados no início e as alterações que aconteceram no processo de ensino depois das devolutivas e da reunião. Dessa forma, será possível ter um panorama dos avanços e do que ainda precisa ser retomado.
GESTÃO ESCOLAR, Edição 016, Outubro/Novembro 2011. Título original: Acompanhamento das aprendizagens dos alunos.


Projeto Interdisciplinar: Fotografia e aprendizagem.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa, Arte, História, Ciências.
1.     JUSTIFICATIVA
A utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as paisagens que nos cercam? Pensando nisso é que se propõe que os alunos conheçam mais profundamente a linguagem fotográfica e sua história, as possibilidades do trabalho com novas mídias; principalmente o telefone celular que é instrumento inseparável de nosso alunado, fazendo então a junção do útil ao agradável.
Sendo assim, decide pelo uso dos aparelhos com seu aproveitamento enquanto recursos tecnológicos, através das fotografias. Pois é comprovado que o uso de fotografias em sala de aula constitui uma das mais instigantes experiências reflexivas hoje utilizadas. No entanto, o uso dessas imagens passa muitas vezes despercebido no cotidiano escolar, configurando um aspecto meramente decorativo ou reforçador daquilo que já foi ensinado durante uma aula. 
O professor discutirá junto aos seus alunos a função histórica que a fotografia possui na compreensão da realidade, e que quando inventada, a fotografia passou a ser considerada uma verdadeira revolução das artes, pois com ela o homem teria a mais fiel reprodução do mundo que o cerca, no entanto, com o passar do tempo, a ideia de que as fotos somente registram o real perderam espaço para uma compreensão mais artística desse novo feito.
Mesmo tendo caráter instantâneo mediante uma situação vivida, a fotografia não deixa de ter uma leitura própria do mundo. Compreenderão que o fotógrafo, ao utilizar suas lentes, não coloca em uso a simples funcionalidade de um instrumento automático. Cada vez que clica (e eterniza) uma determinada situação, o fotógrafo realiza uma série de escolhas que influem diretamente sobre a maneira que podemos compreender a situação enquadrada pelas lentes.
Porém como nem todos os alunos tem celular com câmera, os que não dispõem deste recurso, utilizará a câmera fotográfica. Porém se vê ainda como necessário a aquisição de uma TV tela plana com conexão HDMI e uma impressora para a impressão das fotos coloridas resultantes dos trabalhos.
A aquisição de TV tela plana, além de servir como reforço aos equipamentos de projeção, será também o início de um processo de substituição a estes equipamentos, considerando que estes estragam com muita facilidade, e a manutenção é mais onerosa.


2.     OBJETIVOS
2.1.OBJETIVO GERAL
Proporcionar grande entusiasmo nos alunos e tornar as aulas muito mais atrativas para os mesmos, além de fazer do trabalho docente uma mola propulsora para o aprender.
2.2.OBEJTIVOS ESPECÍFICOS
·       Estudar a história da fotografia;
·       Conhecer o processo de produção da imagem fotográfica;
·       Estimular diferentes formas de olhar;
·       Possibilitar o trabalho com novas mídias;
·       Tornar o aprendizado mais prazeroso.
   
    3. ESTRATÉGIA
·       Leitura e entendimento de textos sobre o assunto.
·       Pedir aos alunos que tragam fotografias para a sala de aula.
·       O professor deve levar para a sala de aula várias imagens fotográficas, de diferentes fontes, e apresentá-las aos alunos, de maneira que eles percebam suas diferenças.
·       Alunos procederem para as fotografias conforme orientação dos professores e baseado no tema designado.

3.1 Atividade:
1. Em duplas ou trios, conforme temas abaixo, os alunos devem fazer fotografias com câmeras ou celulares.
2. Os componentes do grupo selecionarão as fotos que considerarem mais expressivas.
3. Depois de selecionadas, os alunos farão o vídeo com estas fotos e as apresentarão aos colegas com o uso da televisão.
4. A classe discute sobre o processo de registro fotográfico e sobre os motivos que determinaram as escolhas dos grupos.
5. A classe organiza uma exposição das fotos.

3.2 Temas para o trabalho:
a. A escola vista por um ângulo que você nunca viu.
b. O bairro: o que ele tem de mais antigo? E de mais moderno?
c. Ambiente natural e mexido pelo homem.
d. Interferências que o homem teve na paisagem em volta da cidade.
e. O tipo de lixo de sua casa.

4.     PRODECIMENTOS
O desenvolvimento do trabalho irá envolver aspectos da interdisciplinaridade, através da história da fotografia, discussões acerca das pesquisas, relatórios descritivos do andamento do projeto, registro em ata das aulas, dentre várias outras formas de se envolver o grupo.
O primeiro passo é conversar sobre a ideia de se trabalhar com o uso de celulares, exclusivamente para fotografias e vídeos, propondo pesquisas sobre o tema.
Fazer um roteiro das datas e das atividades que serão desenvolvidas para ajudar os alunos a se situarem no tempo, a fim de prepararem os materiais necessários para o desenvolvimento do projeto.
Discutir sobre a história da fotografia; Discutir sobre o youtube, site de vídeo mais popularmente conhecido, fazendo uso da TV interligado a laptop ou celular, para analisar filmes montados a partir de imagens.  
A partir desses conceitos e aprendizagens, formulação de ideias, novas descobertas, troca de conhecimentos e discussões, escolherão um tema relacionado aos conteúdos estudados para fotografar e montar um filme coletivo. Para o mesmo, cada aluno apresentará uma única foto, a fim de que a mesma componha o filme final.
As fotos serão impressas para que os alunos organizem a série, fazendo uma prévia do filme. Com o material em mãos poderão trocar as fotos de lugar, até conseguirem montar uma estrutura de imagens que faça sentido, que deverá ser afixada no mural ou nas paredes da sala. Depois, é só partir para a edição do filme, na sequência escolhida.
5.     AVALIAÇÃO
Exposição das fotografias na escola, a fim de possibilitar que os alunos apresentem suas imagens fotográficas separadas por temas trabalhados. O aluno deve escolher as imagens de sua preferência, aquelas que mais demonstrem o resultado da pesquisa sobre seu tema. Confronto entre o conhecimento ambiental e ecológico dos alunos antes e depois da exercitação da fotografia.

PROJETO: SARAU LITERÁRIO
TEMA: Literatura, Poesia, teatro e música.
PÚBLICO ALVO: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

APRESENTAÇÃO

O Sarau Literário tem como objetivo contribuir para que os alunos conheçam as várias formas da linguagem na expressão de sentimentos e acontecimentos.
Pretende-se, por meio deste projeto, não só envolver a comunidade escolar em atividades de leitura, mas apresentar e experimentar as várias possibilidades para despertar o gosto pela leitura, explorando as diversas teorias existentes que tratam do assunto e que apresenta os vários meios estratégicos na aquisição do hábito de ler.
Evento bastante comum no século XIX, o sarau vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação, vislumbrando o desenvolvimento cultural dos alunos. A recitação e audição de trabalhos em prosa ou verso é uma maneira diferente e muito criativa de se estudar e estimular a participação.

JUSTIFICATIVA

É primordial oportunizar momentos que colaborem para o incentivo à leitura, à criatividade e valorização dos talentos culturais dos alunos e atrair seus familiares. Portanto pela realização deste evento cultural as pessoas se encontram e podem expressar ou se manifestar artisticamente.
A palavra SARAU tem origem no termo latino serus (relativo ao entardecer), porque acontecia, em geral, no fim do dia. Muito comum no século XIX, os saraus vêm sendo resgatados e reinventados pelas escolas, pois este momento se traduz como uma maneira de fortalecer a identidade da comunidade escolar, pela promoção da integração de todos de forma descontraída, criativa e mais envolvente. Pois consequentemente a Poesia, a produção literária, é uma forma de expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos.
Com o Sarau, as escolas tem esta oportunidade de promover um momento para a soma de conhecimentos, descobertas e vivências coletivas. E pela promoção desse encontro, a escola ultrapassa seus muros e se fortalece como polo cultural, aproximando as famílias, tornando-as parte da escola, e assim este movimento contribui para um impacto positivo na vida escolar dos alunos.

OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Inserir os alunos na diversidade cultural, por meio das escritas literárias, leituras compartilhadas e representações cênicas, e atrair as famílias para maior participação na vida escolar dos filhos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Dar condições para compreensão da linguagem como forma de expressão e comunicação;
·        Ampliar o repertório linguístico e literário;
·        Valorizar e aperfeiçoar a oralidade;
·        Possibilitar o aprendizado para se expressar em um grupo;
·        Atrair, instigar e levar os alunos para o aprender fazendo;
·        Aproximar os familiares do espaço escolar;
·        Desenvolver no educando o comportamento leitor.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
1. Convidar os alunos a participar do projeto;
2. Escolher, coletivamente, os textos literários;
3. Orientar os discentes em suas escolhas e tarefas;
4. Reunir os alunos interessados para os ensaios;
5. Construir os cenários;
6. Confeccionar os figurinos;
7. Montar toda a apresentação;
8. Rever os detalhes, e apresentar para a escola.
Para realização do Sarau Literário serão utilizadas metodologias diversificadas como:
·        Recitar poesias e contar histórias;
·        Produção de poemas;
·        Dramatizar poemas;
·        Ler histórias literárias;
·        Expor os trabalhos realizados em sala de aula sobre os escritores homenageados (stands).
·        Envolver a comunidade externa na execução e apresentação de músicas;
·        Servir chá aos ouvintes.

RECURSOS MATERIAIS
Livros, papel camurça, tesoura, papel camurça, tesoura, cola, régua, barbante, elástico, trajes (figurino), TNT, canetinha, tinta facial, guache, lápis de cor, linha
RECURSOS AUDIOVISUAIS:
Notebook, máquina fotográfica, caixa de som, microfone, data show e violão

AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo, diagnóstico e processual e acontecerá no decorrer do desenvolvimento do projeto, tendo como critérios as habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos, pelas atividades desenvolvidas em classe e extraclasse, durante a preparação e execução do Sarau Literário.

REFERÊNCIAS
http://pt.wikipedia.org/

GINCANA CULTURAL SOLIDÁRIA– Divertindo, ajudando e aprendendo.

''Ensinar é a arte de transformar, por isso a educação fascina''

Objetivo: Promover a aprendizagem pela integração dos alunos não somente entre si, mas também com os professores, incentivando os alunos a desenvolver hábitos de estudo e de auxilio ao próximo.

Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano .

Disciplinas: L. Portuguesa, L. Inglesa, Matemática, História, Ciências, Ed. Física, Geografia, Arte e Ensino Religioso.

Apresentação:

Estamos iniciando a “Gincana do Conhecimento” projeto conjunto dos diversos professores, que envolverá um jogo de perguntas e respostas sobre os conteúdos estudados, provas de arrecadação de mantimentos, bem como tarefas-relâmpago dadas em aula. Ao propiciar esta atividade lúdica, pretende-se tornar o ambiente escolar mais agradável e instigante, a fim de que a aprendizagem se dê de forma divertida e prazerosa.
As tarefas a serem desenvolvidas durante a gincana propõem o conhecimento, a integração entre aluno-professor, aluno-aluno, numa busca constante pela participação efetiva dos alunos no âmbito cultural-artístico e no ingresso ao lúdico, ao espírito de equipe e tantas outras capacidades que se apresentarão no decorrer do processo.
Gincana, de acordo com o Aurélio, é uma competição onde os participantes se diferenciam em equipes, para cumprirem com habilidades e destreza, as tarefas propostas pela comissão organizadora dentro de um tempo estipulado. O grande segredo para este evento dar certo é ter um objetivo definido e respeitar as diferenças dos participantes, valorizando suas potencialidades por meio de atividades interativas que possibilitem o SER e o PENSAR.

Justificativa:

               A escola, entre tantas outras funções, é também um meio de socialização, um espaço não só de aprendizado de conteúdos, mas um ambiente de formação contínua, tendo claro que o aluno é sujeito transformador e traz conhecimentos prévios.
Gincanas estudantis se tratam de um evento educativo, os quais são sempre momentos lúdicos onde é possível exercitar a competitividade, espírito de equipe, conhecimentos adquiridos, levando à promoção da aprendizagem; já no tocante a seu aspecto cultural, propicia aos alunos a interiorização de conhecimentos gerais, em relação às disciplinas envolvidas.
Para tanto é fundamental que todos os alunos participem, pois este trabalho tem um importante papel para o incentivo aos estudantes no desenvolvimento de hábitos de estudos dos conteúdos enfatizados em aula, assim como a promoção da integração entre os alunos das diferentes turmas e a valorização do trabalho em equipe.
A gincana deverá ser um estímulo no processo de aprendizagem e de participação não só do aluno como do próprio professor, em que aluno e professor poderão mostrar garra, perspicácia e precisão.
A realidade da educação atual propõe a formação de um ser social integral, isso proporciona para as instituições de educação uma preocupação não apenas na área do conhecimento do seu aluno, como também nas áreas afetiva e social. Sendo assim, precisamos criar meios de  proporcionar ao aluno condições para agir, atuando na sociedade em que vive. Mostrar para ele que  é capaz de fazer o bem, e que isso é bom. Proporcionar também a oportunidade de trabalhar em equipe, vivenciando a importância da união na resolução de questões que envolvem toda a comunidade.

Desenvolvimento

Os alunos participarão de provas de conhecimentos e de arrecadação de mantimentos e vestuários.
A pontuação e a premiação servirão de estímulos a mais, já que ter objetivos faz parte da vida do ser humano.
Cada turma terá um padrinho, ou madrinha, e este deverá acompanhar a turma nos preparativos da gincana e motivá-los para todo o processo e a sua finalização com uma confraternização, da qual todos deverão participar e contribuir.
Fará parte do projeto a avaliação de atitudes, comportamentos dos alunos. Alunos com comportamento em desacordo as normas perderão pontos conforme consta no regulamento e aluno com bom comportamento ganhará 10 pontos semanalmente, e o que tirar nota acima da média no bimestre ganhará 50 pontos.
Constituir corpo de jurados para validação das provas.

Cada turma-equipe deverá:
·        Criar um grito de guerra (cinquenta pontos)
·        Criar um nome para a equipe (dez pontos)
·        Criar uma mascote (trinta pontos)
·        Uma cor por turma e se todos os integrantes estiverem caracterizados ganham mil pontos
·        Uma paródia (cem pontos)
·        A equipe mais animada no final da gincana ganhará cem pontos
·        A equipe mais organizada no final da gincana ganhará mil pontos.

O envolvimento das disciplinas e a distribuição dos horários dependem da organização da gincana. Cada dia poderá ser dedicado a uma disciplina.

Regulamento: 

• Os Professores das disciplinas envolvidas selecionarão perguntas e respostas comuns há todos os anos, num total de 10 por rodada, os quais serão repassados aos alunos com pelo menos cinco dias que antecedem à gincana.
• Total de questões a serem estudadas por rodada – 10 de cada disciplina.
• O critério de participação será: sorteio de alunos para responder e de questões a serem respondidas.
• Todos os alunos dos anos envolvidos terão que estudar os conteúdos propostos que constará nas questões a serem respondidas.
• No dia marcado para acontecer à gincana, a cada pergunta, será sorteado um representante de cada turma.
• Terá dez perguntas de cada disciplina que serão sorteados no momento da gincana.
• A TURMA QUE “SOPRAR” ALGUMA RESPOSTA, AUTOMATICAMENTE SERÁ COMPUTADO OS PONTOS PARA A TURMA ADVERSÁRIA. 
• A TURMA QUE PROCEDER COM COMPOTAMENTO INDISCIPLINAR TAMBÉM TERÁ PONTOS PERDIDOS – a cada ato – PODENDO CARACTERIZAR ELIMINAÇÃO.
• Os Professores que ministram aulas no dia correspondente, que ocorrerem as provas, ficarão responsáveis no decorrer das provas pela 1ª turma que tiver aula.
·        A cada semana será divulgado o alimento a ser arrecadado, ou roupas (de cama, toalha, etc).

1. Da composição da equipe: cada turma constituirá uma equipe.

2. Do nome e lema: Cada equipe deverá ter um nome e um lema, a ser escolhido/criado na aula de Ensino Religioso, conforme orientações da professora.
3. Das reuniões de equipe: Os encontros das equipes serão realizados conforme definição pela organização do evento e agendamento com a madrinha ou padrinho.

4. Da divulgação das tarefas: Os alunos deverão olhar o mural diariamente para verificar se existem tarefas relâmpagos a serem realizadas.

5. Da entrega das tarefas: Sob hipótese alguma serão aceitas tarefas fora do dia e horário marcado. Os participantes deverão observar também a pessoa responsável pelo recebimento da tarefa. Caso seja entregue para a pessoa errada, a tarefa não terá valor.

6. Das torcidas organizadas: Os alunos poderão organizar a torcida para sua equipe. É permitido fazer faixas, cartazes, pompons. Não serão autorizados papéis picados, nem objetos sonoros como apitos e buzinas.

7. Da discordância dos objetivos: A gincana pretende promover a integração, o trabalho em equipe, a cooperação e a solidariedade. Portanto, atitudes antidesportivas acarretarão na perda de pontos, conforme a gravidade do caso.

8. Da avaliação das equipes: Durante todos os dias do projeto, haverá pessoas responsáveis pela observação das equipes e comunicação de qualquer irregularidade aos professores organizadores. Os pontos serão descontados, mesmo que sem a comunicação prévia à equipe.

9. Da participação dos alunos: Todos os alunos deverão participar das atividades propostas e comparecer às aulas durante este período devidamente uniformizado. Nenhum aluno está liberado do Projeto.

10. Tarefas relâmpagos: diariamente os alunos deverão consultar o mural da escola, pois serão publicadas tarefas-relâmpago, com data, horário e a pessoa para serem entregues, valendo pontos para a equipe. No decorrer do projeto, haverá tarefas-surpresa também em aula, com um período para execução e entrega.

11. Atitudes e procedimentos que serão penalizados:
ü  Aluno fora da sala sem prévia autorização será punido com a perda de 100 pontos para sua equipe;
ü  Aluno com mais de um atraso por mês será punido com a perda de 50 pontos para sua equipe;
ü  Aluno encaminhado para o plantão de disciplina será punido com a perda de 10 pontos para sua equipe, ou mais, dependendo do ocorrido;

12. Atitudes e procedimentos que serão premiados:

ü  A turma que entregar todos os trabalhos na data marcada receberá 200 pontos.

13. Encerramento do Projeto: neste dia serão realizadas as últimas tarefas da Gincana e divulgação da pontuação na arrecadação de alimentos. Encerrada esta etapa, serão contabilizados os pontos e anunciada a equipe vencedora, com posterior entrega da premiação para a equipe vencedora.

Premiação:

Sugestão para pontuação e premiação:
1. Cada aluno das turmas participantes, que não sofreram nenhuma penalidade, obterá 1 (um) ponto em cada disciplina, no bimestre.
2. Os três primeiros lugares serão agraciados com medalhas e pontos:
1º lugar - Medalha e 1,0 ponto em todas as disciplinas;
2º lugar - Medalha e 0,6 ponto em todas as disciplinas;
3º lugar - Medalha e 0,3 pontos em todas as disciplinas.




Cronograma:

DATA
EVENTO
RESPONSÁVEIS
LOCAL
TEMPO DE AULA
31/07/2014
Apresentação do projeto aos professores
Coordenadoras e Direção
Sala dos professores
Formação
04/08/2014
08/05/2014
Divulgação do evento e organização dos alunos
Alunos e professores
Sala de aula
1 aula
12/08/2014
Entrega das perguntas da rodada aos alunos
Alunos e professores
Sala de aula
1 aula
11/08/2014
22/08/2014
Arrecadação de alimentos e tarefas relâmpago.
Alunos e professores
Comunidade
Contra turno
23/082014
1ª rodada de perguntas e apresentação dos produtos solicitados
Comunidade escolar
Pátio
4 aulas
25/08
Entrega das perguntas da rodada aos alunos
Alunos e professores
Sala de aula
1 aula
25/082014 a 05/09/2014
Arrecadação de alimentos e tarefas relâmpago.
Alunos e professores
Comunidade
Contra turno
06/09/2014
2ª rodada de perguntas e apresentação de produtos solicitados
Comunidade escolar
Pátio
4 aulas
10/09
Entrega das perguntas da rodada aos alunos
Alunos e professores
Sala de aula
1 aula
08/09/2014 a 19/09/2014
Arrecadação de alimentos e tarefas relâmpago.
Alunos e professores
Comunidade
Contra turno
20/09/2014
3ª rodada de perguntas e apresentação de produtos solicitados
Comunidade escolar
Pátio
4 aulas
22/09/2014
Entrega das perguntas da rodada aos alunos
Alunos e professores
Sala de aula
1 aula
27/09/2014
4ª rodada – perguntas
Comunidade escolar
Pátio
4 aulas
29/09
Entrega das perguntas da rodada aos alunos
Alunos e professores
Sala de aula
1 aula
04/10/2014
5ª rodada – perguntas 
Comunidade escolar
Pátio
4 aulas
06/10
Entrega das perguntas da rodada aos alunos
Alunos e professores
Sala de aula
1 aula
06/10 a 24/10
Arrecadação de roupas e tarefas relâmpago.
Alunos e professores
Comunidade
Contra turno
25/10/2014
6ª rodada de perguntas e apresentação de produtos solicitados
Comunidade escolar
Pátio
4 aulas
27/10
Entrega das perguntas da rodada aos alunos
Alunos e professores
Sala de aula
1 aula
27/10 a 07/11
Arrecadação de alimentos e tarefas relâmpago.
Alunos e professores
Comunidade
Contra turno
08/11/2014
6ª rodada de perguntas e apresentação de produtos solicitados
Comunidade escolar
Pátio
4 aulas
10/11
Entrega das perguntas da rodada aos alunos
Alunos e professores
Sala de aula
1 aula
10/11 a 21/11
Arrecadação de alimentos e tarefas relâmpago.
Alunos e professores
Comunidade
Contra turno
22/11/2014
7ª rodada de perguntas e apresentação de produtos solicitados
Comunidade escolar
Pátio
4 aulas
24/11/2014 a 05/12/2014
Enfeitar a escola com tema natalino e confecção das roupas com material reciclado.
Alunos e professores
Sala de aula e pátio
Horário de aula
06/12/2014
Resultado final – divulgação, entrega de premiação e confraternização.
Comunidade escolar
Pátio
4 aulas
13/12/2014
Viagem da turma ao clube em Lagoa da Confusão.
Alunos e professores




TAREFAS:
Língua Portuguesa e Inglesa
1ª Tarefa: Os professores elaboram algumas perguntas (por escrito) a serem respondidas pelas equipes. Se completarem a tarefa: mil pontos.
2ª Tarefa: Produção de texto a partir de um tema proposto pela equipe coordenadora. O tema será anunciado no momento e cada turma deverá entregar uma redação para concorrer como melhor produção. Todos os alunos deverão fazer a dissertação e, depois disso, escolher a melhor para ser indicada para representar a turma. Equipe vencedora: mil pontos.
3ª Tarefa: Tradução de algumas frases em inglês e preparar uma música do conhecimento de todos, em inglês, para cantarem. A equipe que cantar melhor ganha mil pontos.
4ª Tarefa: Cada turma deverá trazer, no dia combinado, o maior número de frutas que conseguir. A turma que trouxer mais frutas ganhará mil pontos. (As frutas serão para uma salada de frutas que poderá ser servida para todos).

Matemática e Educação Física
1ª Tarefa: Responder algumas questões de Matemática. A equipe que responder primeiro e com acerto de todas as questões receberá mil pontos.
2ª Tarefa: Prova-relâmpago - quem responder primeiro, algumas charadas - problemas, ganha mil pontos.
Sugestões:
1) Certo homem devia passar de uma para a outra margem de um rio, um lobo, uma cabra e maço de capim. Mas só conseguiu encontrar uma embarcação que comportava apenas dois seres de cada vez; e ele tinha recebido ordens de transportar a salvo toda a carga. Diga, quem puder, como fez ele a travessia?
Resposta: Primeiro levou a cabra, deixando o lobo e o maço de capim. Depois voltou e levou o lobo. Deixando o lobo do outro lado, tomou a cabra e voltou com ela. Deixou então a cabra e levou o maço de capim. Voltou remando e atravessou com a cabra. E assim foi feita a travessia completa sem que nada tivesse sido devorado.
2) Ao arar a terra, quantas pegadas deixa um boi depois de fazer o último sulco?
Resposta: Nenhuma. O boi vai adiante do arado. Assim, todas as pegadas que o boi faz na terra, o arado apaga. Desse modo, não se encontrará no último sulco nenhuma pegada.
3) O gavião chega a um pombal e diz:
- Adeus, minhas cem pombas!
As pombas respondem em coro:
- Cem pombas não somos nós, com mais dois tantos de nós e com você, meu caro gavião, cem pássaros seremos então!
Quantas pombas estão no pombal?
Resposta: 33 pombas
4) Quantos quadrados você consegue perceber na figura abaixo?
 Resposta: 40 quadrados
3ª Tarefa: A turma deverá escolher um menino e uma menina e a dupla que conseguir fazer o maior número de embaixadinhas, levará mil pontos.

História e Geografia
1ª Tarefa: Responder algumas questões elaboradas pelos professores. A turma que responder com maior número de acerto ganha mil pontos.
2ª Tarefa: Criar uma paródia envolvendo um tema a ser definido e de acordo com as disciplinas e cantá-la: mil pontos.

Sugestão para a paródia
Água, um bem tão precioso!
A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Embora se observe pelos países mundo afora tanta negligência e tanta falta de visão com relação a este recurso, é de se esperar que os seres humanos tenham pela água grande respeito, que procurem manter seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza. De fato, o futuro da espécie humana e de muitas outras espécies pode ficar comprometido a menos que haja uma melhora significativa na administração dos recursos hídricos terrestres.
Com base neste texto, escolher uma música e fazer a paródia.

3ª Tarefa: Cada turma receberá orientação – quatro turmas para cada atividade: 1 – pesquisar a história da escola e criar um símbolo/brasão p/ a escola; 2 – criar um hino p/ a escola; 3 – criar uma bandeira com um lema para a escola. As turmas, a que melhor desenvolver sua tarefa ganha mil pontos.

Ciências e Ensino Religioso
1ª Tarefa: Responder algumas questões ligadas a estas disciplinas, elaboradas pelos professores. A turma que responder com mais acerto ganha mil pontos.
2ª Tarefa: Montar uma coreografia com alguma música religiosa e/ou cantar: mil pontos.
3ª Tarefa: Responder algumas perguntas como símbolos químicos, espécie, classificação de seres etc. (mil pontos).

Arte
Apresentação artística – Cada grupo elabora um teatro, ou uma dança, ou um canto, que será apresentado e depois avaliado pela comissão organizadora. Logo após, pode-se fazer uma confraternização por turma e respectivos padrinhos.

Questões de Geografia
1-     A qual continente pertence o país Camarões? R: Continente Africano
2-     Quem elabora e aprova as leis do município? R: Os vereadores
3-     Qual é o estado que produz mais sal no Brasil? R: Rio Grande do Norte
4-     Como é chamada a base de uma montanha? R: Sopé
5-     Qual é o maior estado em extensão do Brasil? R: Amazonas
6-     Qual é a capital do Brasil? Que outro nome recebe? R: Brasília, Distrito Federal
7-     Quais são os estados da região sudeste? R: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
8-     O Brasil é banhado por qual oceano? R: Atlântico.
9-     Quantas e quais são as regiões brasileiras? R: Cinco. Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste.
10-  Como é conhecido o Planalto que abrange a área de Brasília? R: Planalto Central
11-  Qual a capital de Minas Gerais? R: Belo Horizonte.
12-  Em qual rio fica a Usina Hidrelétrica de Itaipu? R: Paraná 
13- Qual ponto mais elevado do estado do Tocantins e tem quantos metros de altitude? R: Fica na Serra das Traíras e tem 1340 m.

1. A porção ou parte do espaço onde vivemos em interação com uma paisagem e onde transcorre o nosso dia-a-dia, chama-se:
a. Região.                 b. Território.                  c. Espaço.                   d. Lugar.

2. São pontos cardeais:
a. Norte e leste.                b. Nordeste e sudeste.                c. Noroeste e sul.            d. Oeste e noroeste.

3. Entre os pontos cardeais ficam os pontos:
a. subcolaterais.         b. subcardeais.            c. colaterais.            d. intermediários

4. Bússola é um instrumento de orientação que foi inventado pelos:
a. Portugueses.                     b. Japoneses.                     c. Espanhóis.                       d. Chineses

5. O sistema solar é um sistema planetário composto pelo sol e mais:
a. Nove planetas.        b. Oito planetas.           c. Sete planetas.          d. Dez planetas.

6. Os dias e as noites são a consequência mais visível do movimento:
a. De translação da Terra.      b. De evolução da Terra.     c. De deslocamento da Terra.      d. De rotação da Terra.

7. A camada da Terra onde encontra-se todos os seres vivos do planeta é a:
a. Hidrosfera.            b. Litosfera.              c. Biosfera.             d. Atmosfera.

8. Nas áreas de contato ou de separação das placas tectônicas podem ocorrer:
a. Vulcões e tempestades.    b. Dobramento e falhamentos.    c. Enxurradas e tempestades.    d. Furacões e tornados.

9. O nosso planeta tem sua história dividida em eras geológicas. Durante que era surgiram os seres humanos:
a. cenozóica.       b. mesozóica.       c. paleozóica.       d. pré-cambriana.

10. Para dividir o Brasil em cinco grande regiões, o IBGE agrupou os estados de acordo com a combinação de fatores:
a. Naturais, sociais e políticos.     b. Naturais, sociais e econômicos     c. Político, democrático e ambiental        d. Históricos e ambientais.

11. Os complexos regionais do Brasil são:
a. Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.      b. Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.      c. Amazônia, Nordeste e Sul.        d. Sul, Sudeste e norte.

12. A pesquisa sobre a população que possibilita o conhecimento de várias informações como: números de habitantes, número de homens, mulheres, crianças, idosos e como vive as pessoas chama-se:
a. Contagem da população.        b. Pesquisa demográfica.       c. Censo demográfico.       d. Informativo populacional.

13. Ao compararmos a população com a área territorial de um país através da divisão, descobrimos:
a. os problemas sociais.     b. a população absoluta.     c. a taxa de migração.     d. a densidade demográfica

14. O movimento populacional de uma localidade para outra chama-se migração. Quando a migração ocorre do campo para a cidade é chamada de:
a. migração interna         b. migração externa.         c. êxodo rural.        d. migração pendular.


Questões de História
1– Em que dia comemoramos a Proclamação da República? R: 15 de Novembro
2 – Em que mês e ano Colombo apresentou a América para os Europeus? Outubro de 1492 
3 – Quem os muçulmanos têm como profeta? R: Maomé
 4 – O pintor do quadro “Gioconda”, também conhecida por Monalisa foi? R: Leonardo da Vinci 
 5 – A fusão da Religião Católica com os Orixás africanos originou? R: a Umbanda
 6 – Brasília foi construída no governo de? R: Juscelino Kubitschek
 7 – O grande mártir da Inconfidência Mineira foi? R: Tiradentes
 8 – Quem é o Senhor dos Deuses na cultura grega antiga? R: Zeus 
 9 – O governante supremo do Egito antigo era? R: O faraó
 10 – Quem foram os colonizadores do México? R: os espanhóis
 11 – Em qual país Nelson Mandela lutou contra o Apartheid? R: África do Sul 
12 – O personagem mais ilustre de nosso estado é: R: Teotônio Segurado    
13 – O nome do primeiro avião de Santos Dumont era... R: 14 bis 
14 – A religião cristã foi criada por... R: Jesus 
15 – Os meses do ano são de origem...  R: romana 

1. Os vestígios deixados pelos povos que viveram em tempos passados como: escritas oficiais e particulares, construções, cartas, depoimentos, pinturas, etc. São considerados:
a. Fatos históricos.        b. Fontes históricas.         c. Fósseis do passado.          d. Sítios arqueológicos.

2. O tempo marcado pelo calendário em horas, dias, semanas, meses etc., é considerado.
a. Tempo histórico.           b. Tempo geológico.           c. Tempo cronológico.          d. Tempo natural.

3. O australopitecos mais antigo ancestral da espécie humana viveu no continente:
a. Americano.             b. Europeu              c. Africano.               d. Asiático.

4. O cultivo das primeiras plantas ocorreu na Turquia e no crescente fértil região localizada no:
a. Oriente Próximo.           b. Oriente Médio.             c. Extremo Oriente.             d. Continente Europeu.

5. As primeiras cidades surgiram às margens dos grandes rios. O surgimento de cidades indicava o surgimento de civilizações. Por se localizarem próximas aos rios foram chamadas de civilizações:
a. hidráulicas.          b. Fluviais           c. pluviais          d. das enchentes.

6. O termo “bárbaros” foi criado pelos romanos para designar:
a. os soldados romanos       b. os políticos romanos         c. os sábios romanos          d. as pessoas de fora do Império romano.

7. O líder responsável pela reforma religiosa ocorrida no século XVI foi:
a. João Paulo II           b. D. Pedro I             c. Martinho Lutero            d. Papa Leão X

8. A reforma Luterana abriu caminho a novos movimentos reformadores como o calvinismo na Suíça e Anglicanismo na Inglaterra, tendo esta ocorrida na:
a. França          b. Alemanha            c. Itália           d. Espanha

9. A Contrarreforma foi uma reação em relação ao movimento reformista protagonizado pela Igreja:
a. Protestante            b. Anglicana               c. Católica             d. Muçulmana

10.  O país pioneiro na expansão marítima europeia foi:
a. Inglaterra              b. Espanha               c. França               d. Portugal

11.  A viagem que registra a chegada dos europeus ao território brasileiro ocorreu no ano de 1500. Esse ano pertence ao século:
a. XIII                     b. XIV                 c. XV                       d. XVI

12.  O Continente Americano foi historicamente descoberto por:
a. Vasco da Gama         b. Américo Vespúcio          c. Pedro Alvares Cabral           d. Cristóvão Colombo

13.  A civilização indígena de maior destaque na América do Sul foi a ::
a. Incas               b. Astecas              c. Maias              d. Tupis

14. Durante a colonização espanhola na América foram criados quatro órgão para auxiliar na administração colonial. Um era responsável pela administração e abastecimento de vilas e cidades, uma espécie de conselho municipal, chamado de:
a. Casa de Contratação           b. Cabildo         c. Audiências          d. conselho das Índias

15.  Teoria desenvolvida por Nicolau Copérnico no século XVI, colocando o Sol como centro do Sistema Solar.
a. Teoria Geocêntrica     b. Teoria do Big bang.      c. Teoria Heliocêntrica      d. Teoria Criacionista



Questões de Matemática
1) Quanto é 100 + 0 ? Resposta: 1
2) Qual o próximo número da sequência 12 , 34, 56? Resposta: 78
3) Se três gatos matam 3 ratos em 3 minutos, quanto tempo levam 100 gatos para matar 100 ratos?
Resposta: 3 minutos
4) Se um tijolo pesa 1 Kg mais meio tijolo, quanta pesa 1 tijolo e meio? Resposta: 3 Kg
5) Quanto é 1/3 de 1/4? Resposta: 1/12
6) Sabe-se que Samara e Paula são irmãs. Samara percorreu 1/3 da distância que separa sua casa a escola. Paula percorreu 3/9 da mesma distância. Quem percorreu a maior distância?
Resposta: Percorreram a mesma distância.
7) 1/ 3 do dia corresponde a quantas horas? Resposta: 8 horas.
8) Comprei um objeto por R$ 54,00 e paguei com uma nota de R$100,00. Quanto recebi de troco?     Resposta: R$ 46,00
9) Quem nasceu em 1972 completará quantos anos em 1999? Resposta: 27 anos.
10) Em um jogo de basquete, fiz 10 arremessos de 2 pontos e 4 arremessos de 3 pontos. Quantos pontos marquei ao todo?   Resposta : 32 pontos.
 11) Uma prova contém 50 questões. Destas, 2/5 acertei. Quantas questões errei? Resposta: Errei 30 questões.
12) Num barril ”A” há 100 litros de água e num barril “B” há 100 litros de álcool. Retira-se um litro de água de “A” e coloca-se em “B” . Em seguida, retira-se um litro da mistura de “B” e coloca-se em “A”. No final das operações há mais água no álcool ou mais álcool na água?
Resposta: As quantidades são iguais. 
1. Para que um triângulo seja retângulo um dos ângulos deve medir:
a.  90°         b.  100°          c. 60°         d. 180°

2. Dois pacotes juntos pesam 30 kg. Quanto quilograma pesa o menor deles, se o maior tem 8 kg a mais que o menor?
a.  9 kg           b. 10 kg             c. 11 kg           d. 19 kg

3. João Carlos é operário e seu salário é apenas 500 reais por mês. Se ele gastar 25% de seu salário com aluguel. Quanto lhe restará?
a. 516 reais          b. 125 reais          c. 260 reais         d. 375 reais

4. Uma televisão custa 300 reais. Pagando à vista você ganha um desconto de 10%. Quanto pagarei se comprar esta televisão à vista?
a. 270 reais           b. 310 reais           c.  290 reais           d. 30 reais

5. Octávio Augusto, primeiro imperador romano, seu nome completo era Caio Júlio César Octaviano Augusto. Nasceu em 63 a.C. e morreu em 14 d.C. Quantos anos ele viveu?
a. Entre 49 anos e 50 anos            b. Entre 76 anos e 77 anos           c. Entre 48 anos e 49 anos
d. Entre 84 anos e 85 anos

6. Sabendo que o triplo de um número somado com 8 é igual ao número somado com 10, descubra qual é o número?
a. 1                                  b. 2                           c. 3                        d. 4

7. Um relógio que custa R$ 250,00 está sendo vendido com o seguinte plano de pagamento: R$ 30,00 de entrada e o restante em 4 prestações iguais, sem juros. Qual é o valor de cada prestação?
a. R$ 220,00                  b. R$ 30,00                     c. R$ 55,00                     d. R$ 62,50

8. A soma das idades de duas pessoas é 25 anos e a diferença entre essas idades é de 13 anos. Qual a idade da mais velha?
a. 48 anos              b. 13 anos              c. 19 anos                d. 6 anos

9.  A figura geométrica que tem 12 lados iguais é chamada de:
a. Doseângulo          b. Icosaedro           c. Dodecaedro             d. Dodecágono

10. Um caminhão suporta cargas de até 3 000 quilos. Qual é o maior número de caixas que ele pode transportar, se cada uma delas pesa 120 quilos?
a. 25                     b. 26                    c. 27                     d. 28

11. Em um jogo de dados, Zezo tirou 3 vezes o número 6 e depois o número 12.  Já Ricardo, tirou o 9 na primeira jogada, o 7 na rodada seguinte e o 10 nas terceira e quarta jogadas. É correto dizer que
a. Ricardo está 16 pontos na frente de Zezo.           b. Zezo está 4 pontos na frente de Ricardo.
c. Ricardo está 6 pontos na frente de Zezo.             d. Zezo está 1 ponto na frente de Ricardo.

12.  Qual dos números abaixo não é um múltiplo de sete?
a.  70                          b. 91                               c. 47                              d. 49


Questões de língua Portuguesa
Desenvolvimento: Ganha aquele que conseguir soletrar corretamente as palavras.
Palavras a ser soletradas: 1. vislumbrar - 2. veemente - 3. possesso - 4. devanear - 5. exorbitante - 6. dissoluto - 7. insólito - 8. hipótese - 9. onisciente - 10. avesso - 11. agrotóxico - 12. polidez - 13. interceptar - 14. expressivo - 15. inexperiência - 16. reminiscência - 17. fossilizado - 18. oviraptor - 19. xilogravura - 20. abstração
1. acessar - 2. reflexiva - 3. recíproco - 4. Predicação - 5. abaixo-assinado - 6. diagramação - 7. paródia
8. clava - 9. naipe - 10. Jardineiro - 11. cortesão - 12. ornamentado - 13. infante - 14. estridente - 15. timidamente – 16. majestade - 17. Severamente - 18. ávida - 19. bruços - 20. pomposo 

1. cortejo - 2. Bafômetro - 3. infrator - 4. ficcional - 5. Caçoar - 6. Reticências - 7. Hábito - 8. sucessivo - 9. Audiência - 10. adaptação - 11. entrelaçado - 12. acarretar - 13. detestável - 14. soalho - 15. Murmúrio - 16. grasnar - 17. oitante - 18. Proveniência - 19. Compasso - 20. incansável

1. precário - 2. tuberculose - 3. escocês - 4. maldizia - 5. Cupidez - 6. Delgado - 7. persistir - 8. censurar - 9. algibeira - 10. veneziana - 11. repugnância - 12. isqueiro - 13. fragmento - 14. trajeto - 15. Estalagem - 16. compreendido - 17. supersticioso - 18. Superstição - 19. lisonjeado - 20. coprovinciana

1. magistratura - 2. Funcionalismo - 3. deliberaram - 4. catástrofe - 5. pródigo - 6. avaro - 7. aleivosia - 8. perfídia - 9. avareza - 10. esbanjador - 11. repreender - 12. frívolo - 13. Sobescrito - 14. Acautelar - 15. astúcia - 16. culminante - 17. indígena - 18. infraestrutura - 19. desapropriação - 20. somatório
1. No estudo da língua, cada unidade de som da palavra recebe o nome de:
a. Sílabas.        b. Fonema.        c. Letras.            d. Hiato

2. As letras K, W e Y passaram a integrar o alfabeto da língua Portuguesa, que conta agora com:
a. 23 letras            b. 25 letras         c. 26 letras             d. 27 letras

3. A letra K fica localizada no alfabeto entre:
a.  L e M          b. I e J        c. J e L        d. H e I

4. Qual o tipo de porque devemos usar no início de uma frase interrogativa?
a. Por que ( separado e sem acento)          b. Porque ( junto e sem acento)     
c. Por quê ( separado e com acento).         d. Porquê ( junto e com acento)

5. Qual destas palavras é substantivo coletivo?
a. Jornal.      b. Fruta.        c. Criança.        d. Rebanho.

6. Das frases abaixo qual é nominal?
a.  Que bonito!        b. Dança gatinho!      c.  Estude mais!       d.  Quero ser vencedor!

7. Relato de um fato, de um acontecimento. É exemplo de uma:
a. descrição.      b. Narração.     c. Dissertação.     d. Argumentação

8. Texto que focaliza sempre assuntos cotidianos, e geralmente, são escritos em linguagem coloquial evidenciando a fala comum, popular.
a.  Crônica.   b. Poema.    c. Biografia.      d. Conto.

9. No poema:
Como dois e dois são quatro
Sei que a vida vale a pena
Embora o pão seja caro
E a liberdade pequena.
A palavra pequena é:
a. substantivo.     b. Verbo.     c. Pronome.    d. Adjetivo.

10. Qual das palavras abaixo começa com a letra h?
a. _anemia   b. _angariar  c. _andor  d._angar

11. Como são classificadas as orações introduzidas pelos pronomes relativos?
a. Subordinadas substantivas.      b. Subordinadas adjetivas.      c. Subordinadas adverbiais.      d. Oração principal.

12.  A parte da gramática que estuda a estrutura, a formação, a classificação e as flexões das palavras, é chamada de: 
a. Sintaxe.     b. Fonologia.     c. Morfologia.     d. Morfossintaxe

 6º ANO
Em que alternativa abaixo os substantivos estão corretamente flexionados em número?
●a) radares – gazes – nozes    ●b) radares – gazes – noses    ●c) radaris – gazes – noses
●d) radares – gases – nozes

 6º ANO
Em qual alternativa abaixo os substantivos estão corretamente empregados no grau aumentativo?
●a) fogão – borracha – muherona     ●b) fogaréu – bocona – mulherona     ●c) fogaréu – bocona – mulheraça      ●d) fogareu – bocarra – mulherona

 7º
Qual alternativa abaixo em que o pronome demonstrativo aquele está corretamente
Empregado?
●a) aquele ano está sendo bom para nós.    ●b) aquele ano será terrível para todos.   ●c) aquele ano foi terrivel para todos.       ●d) aquele ano passado foi razoável.

Qual alternativa abaixo há erro gramatical do emprego do pronome relativo grifado?
●a) o relógio é uma ferramenta sem aqual ninguém consegue trabalhar.   ●b) há amigos cujos erros perdoamos facilmente.    ●c) é uma pessoa a quem muito devemos.
●d) este é o livro quantos folhas estão amareladas.   

 8º
Em relação ao emprego de „MAU“ E „MAL“, qual a alternativa correta?
●A) Sérgio é um mal aluno    ●B) Maria foi mau recebida pela colega.    ●C) Ela se comportou mal na festa.    ●D) Mario falou mau do professor.

 8º
Qual a alternativa abaixo que apresenta o emprego correto de meio e meia?
●A) A mãe ficou meia brava com a filha.    ●B) Maria tomou meio copo de suco e comeu meia fatia de pão.     ●C) Cheguei meia atrasada na aula.     ●D) Era meio-dia e meio.

Qual alternativa abaixo a divisão silábica está sendo usada corretamente?
●A) Cre-di-á-rio ; cre-ma-tó-rio ; co-zin-hei-ro     ●B) Cre-di-ário ; cre-ma-tó-rio ; co-zin-he-iro
●C) Cre-di-á-ri-o; cre-ma-tó-rio ; co-zi-nhei-ro     ●D) Cre-di-á-rio ; cre-ma-tó-rio ; co-zi-nhei-ro

L. Portuguesa 9º
Qual alternativa abaixo onde há erro de grafia ou acentuação em todas as palavras?
●A) micróbio – poetizar – desconceituado     ●B) micróbio – poetisar – desconceituado
●C) micróbio – poetisar – desconseituado     ●D) microbio – poetisar – desconceituado



QUESTÕES DE CIÊNCIAS
1.“Primeiro, FLOR, depois FRUTO, mas, no caso dos pinheiros, não há fruto.” A frase acima caracteriza os pinheiros como pertencentes ao grupo das:
a. angiospermas.           b. gimnospermas.              c. briófitas.           d. pteridófitas.

2. São rochas de origem vulcânicas:
a. Ígneas (ou magmáticas)        b. Sedimentares       c.  Metamórficas       d.  Granizo

3. A água pode mudar de estado físico como, por exemplo, ir do estado sólido para o líquido. Um exemplo disso é quando deixamos o gelo (estado sólido da água) fora da geladeira e ele derrete passando a líquido.  Essa mudança de estado sólido para líquido recebe o nome de:
a. Evaporação           b. Fusão             c. Ebulição          d. Condensação

4. É camada atmosférica:
a. Estratosfera           b. Biosfera             c. Litosfera             d. Hidrosfera

5. A levedura de padeiro ou Saccharomyces cerevisiae, é usado para fazer pão e outros produtos à base de trigo. As leveduras, em geral, pertencem a que reino?
a. Protistas           b. Animal           c. Fungi            d. Plantas

6. O Ornitorrinco é um mamífero com pele, pelos, bico de pato, rabo de castor e patas com membranas, semiaquáticos natural da Austrália e Tasmânia. Esse estranho animal pertence a que ordem:
a. Monotrêmata              b. Aracnídeos               c. Insetos              d. Carnívora

7. São animais invertebrados, o maior grupo de animais existentes, representados pelos gafanhotos, aranhas, caranguejos, centopeias e embuás, somam mais de um milhão de espécies. Essas características são do filo:
a. Moluscos           b. Anelídeos           c. Artrópodes           d. Cnidária
8. Órgão básico da coordenação fisiológica que tem como funções a emulsificação de gorduras no processo digestivo através da secreção da bile; armazenamento e liberação de glicose; desintoxicação de muitas drogas e toxinas entre outros, esse órgão é:
a. O fígado.              b. O pâncreas               c. O pulmão               d. Os rins.

9. Representa a menor porção de matéria viva e é dividia em Membrana, citoplasma e núcleo?
a. Átomo             b. Cromossomos               c. Insulina                 d. Célula

10. O Sistema solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravitacional, e que compreende os planetas que atualmente compõem o sistema solar. Os planetas estão divididos em duas classes os telúricos e gasosos. Dessa forma podemos classificar como não planeta gasoso:
a. Vênus               b. Júpiter               c. Saturnos              d. Urano

11. É um tecido elástico e flexível, branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha e na ponta do nariz. Esse tecido é conhecido como:
a. Muscular           b. Epitelial             c. Adiposo             d. Cartilaginoso

12. A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa a Terra pela força da gravidade. Contem oxigênio, argônio, gás carbônico, nitrogênio e outros gases. Dos quatro gases citados, qual corresponde o maior percentual na atmosfera?
a. Oxigênio               b. Argônio                c. Gás carbônico               d. Nitrogênio

13. Hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução. Essa informação está contida:
a. Cromossomos               b. Mitocôndrias               c. Lisossomos                d. Ribossomos

14. A dengue pode se apresentar em quatro tipos diferentes. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue. Essa doença é causada por:
a. Artrópode               b. Bactéria               c. Vírus                  d. Anfíbio

Ex.: “Desafio 2 Mat“, instruções:
Esta tarefa poderá ser impressa ou escrita à mão (com letra clara e legível) e respondida à caneta azul ou preta (uma folha por equipe, com o desafio, o cálculo e a resposta).
Data da entrega: dois dias depois da data de Independência dos Estados Unidos.
Pessoa responsável por recolher: “Um livro é uma beleza, é caixa mágica só de surpresa”. Entreguem esta tarefa à pessoa responsável por cuidar dos livros da nossa escola.
Horário de entrega: Manhã: das 9h45 às 10h Tarde: das 15h15 às 15h30
Não esqueçam de colocar o nome da equipe na folha e assinar a planilha de entrega!!!

1 – Como são classificados os mapas que focalizam os aspectos da natureza? R: Físico
2 - Qual  a capital do Canadá? R: OTAWA
3 - Qual foi o ultimo país bombardeado pelos EUA? R: Afeganistão
4 – Como é chamado o a palavra CADERNO em inglês? R: notebook
5-Quem Proclamou a República no Brasil? R: Deodoro da Fonseca
6- Qual o tipo de energia é produzida na usina de Tucurui no Pará? R: Hidrelétrica
7- Qual o Estado brasileiro que o território pertencia a Bolívia? R: Acre
8- Uma célula é composta de quantas partes? R: 3 partes
9- Quantos metros tem a metade de um quilômetro? R: 500 metros
10- Como é conhecida parte que reveste a célula? R: Citoplasma
11- Como são classificadas as empresas que atuam em vários países por meio de suas filiais? R: Multinacionais
12 – Quantos quilômetros tem uma légua? R: seis
13- Quantos lados tem um retângulo? R:  3 lados
13-  Quantos dias tem um ano bissexto? R: 366
15- Na equação do 2º grau, qual o nome dos algarismos que acompanham as letras? R: coeficientes
16- Qual a capital do Paraguai? R: Assunção
17- Como ficou conhecida a explosão que deu origem ao mundo? R: Big Bang
18- Onde vivem os povos conhecidos como esquimós? R: Pólo Norte
19- Em qual parte do continente ficam os EUA? R:  América do Norte
20 – O Brasil possui quantos fusos horários? R: 4
21- Como foi classificada a junção das regiões sudeste e sul? R: Centro sul
22- Qual o aparelho que mede a quantidade de chuva? R: Pluviômetro
23- Qual o homem que provocou o atentado às torres gêmeas em setembro de 2001? R: Osama Bin Laden
24- O estado de Tocantins fica em qual região brasileira? R: Norte
25 – Como são conhecidas as frações oceânicas responsáveis pelos tsunamis? R: Placas tectônicas
26 – O estado da Bahia fica em qual região do BRASIL? R: Nordeste
27-Qual a capital do Uruguai? R:  Montevideo
28- Como são conhecidas as montanhas água doce em estado sólido? R:  Iceberg
29 – Qual a capital do Chile? R: Santiago
30- Qual o país vencedor da copa em 2010? R: Espanha
31- Como é conhecido um grupo de estrela? R:  Constelação
32 – O que comemoramos em 05 de junho? R: Dia do meio ambiente
33- Qual a sílaba tônica da palavra Piracicaba? R: Ca
34- A Mitsubishi tem origem em qual o país? Japão
35-Qual o país era comandado pelo ditador Sadan Hussein? R:  Iraque
36- Qual tipo de energia é produzida a partir da força dos ventos? R:  Eólica
37-Onde fica localizada Cuba? R: América Central
38- Qual a medida de meio quilo de feijão? R: 500 g
39- Qual o idioma falado no Haiti? R: Português
40-Qual o dia do aniversário de Peixe? R: 20 de junho
41- Qual a capital do país que sediou a copa em 2010? R: Joansburgo
42-Qual o nome da doença transmitida pelo mosquito anófele? R: Malária
43-Qual a moeda é usada nos países da Europa? R: EURO
44-Qual a capital do Paraná? R: Curitiba
45- os países Japão, Paraguai, Chile e Suriname, qual pertence à Amazônia? R: Suriname


Fonte: Internet
Projeto Pedagógico publicado na edição nº 374, jornal Mundo Jovem, março de 2007, página 5.
  

 TABELA DE PONTOS – ARRECADAÇÃO
PRODUTOS ALIMENTÍCIOS
PRODUTOS
PONTUAÇÃO
REFERÊNCIA
Arroz
10
kg
Açúcar
8
kg
Feijão
10
kg
Farinha de trigo
7
kg
Farinha de mandioca
8
kg
Macarrão
5
kg
Extrato
3
100g
Café
7
500g
Sardinha
3
130g
Milho verde em conserva
3
300g
Óleo
8
litro
PRODUTOS DE HIGIENE
PRODUTOS
PONTUAÇÃO
REFERÊNCIA
Creme dental
5
90g
Sabonete
3
90g
Papel higiênico
6
4 rolos
PRODUTOS DE LIMPEZA
PRODUTOS
PONTUAÇÃO
REFERÊNCIA
Sabão em pó
8
kg
Sabão em barra
4
unidade
Bombril
3
unidade
ROUPAS
PRODUTOS
PONTUAÇÃO
REFERÊNCIA
Calça
5
unidade
Camisa
5
unidade
Vestido
5
unidade
Saia
5
unidade
Camiseta
3
unidade
Blusa
3
unidade
Cobertor
7
unidade
Lençol
7
unidade
Edredon
8
unidade
Toalha de banho
6
unidade
Short
3
unidade
Sandália
4
Par
Sapato
4
Par
Tênis
4
Par





Comentários

Postagens mais visitadas