1. RESENHA

Educação em Centros de Ciências:

Avaliação de Visita Escolar ao observatório astronômico no Brasil


O trabalho tem significante importância para a reflexão de professores de Ciências e qualquer outra área. Os autores provam através de um estudo de caso sistemático como uma atividade extraclasse promove resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem. Os alunos aprenderam antes, durante e depois; ao passo que adquiriram a competência se tornarem-se agentes transformadores por quererem levar outros ao local.

Cabe aos professores (principais sujeitos do processo educacional sistemático) se organizarem para conseguir expandir atividades como essa. E isso não se limita a construção de um projeto. É preciso tempo, transporte, segurança e condições de aprendizagem aos seus mais de 30 alunos por classe. Para não sair sozinho com tantos pupilos (com uma energia que só eles possuem) é indispensável promover a interdisciplinaridade, envolvendo os colegas da Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, Filosofia e outros na ação.

Sim, ainda caminhamos (a passos lentos) para algo tal fantástico. Mas, ficar só reclamando das dificuldades não leva ninguém a lugar nenhum.

2. TRADUÇÃO

Educação em Centros de Ciências:

Avaliação de Visita Escolar ao observatório astronômico no Brasil

Resumo

O artigo analisa uma atividade de visita dos alunos ao Observatório Astronômico do Centro de Difusão Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo (USP). Os objetivos é identificar a influência dessa atividade na aprendizagem de conceitos astronômicos e a motivação dos alunos. Verifica-se que os alunos têm dificuldades em entender os conceitos do Sistema Solar, mas, a atividade os motiva a voltar ao local com seus pais e amigos. Conclui-se que visitas a centros de ciência promovem a aprendizagem e motivam em, pelo menos, três momentos: antes da visita, durante e no retorno à sala de aula.

Palavras-chave: educação informal, centros de ciências, astronomia, sistema solar.

3. TEXTO 2

Education in Science Centers: Evaluating School Visits

to an Astronomical Observatory in Brazil

Abstract

The present article analyzes the activity “Guided Visit of School Groups” carried out at Astronomical Observatory of the Center for Scientific and Cultural Diffusion (CDCC) of University of Sao Paulo (USP) with K4 and K5 pupils. The objectives of this research were to identify influences of such activity on learning of astronomical concepts and on pupils’ motivation. The results demonstrate that pupils have difficulties to understand Solar System concepts and the distances involved, on the other hand, the activity motivates the pupils to return with their parents and friends to the Observatory. At last, the success of visits to science centers aiming at the learning of basic concepts and motivation comprises at least three moments: the one that precedes the visit, the visit itself and the return to the classroom.

Keywords: informal education, sciences centers, astronomy, Solar System.

4. REFERÊNCIAS

JUNIOR, Pedro Donizete C.; AROCA, Silvia C.; SILVA, Cibelle C. Educação em Centros de Ciências: Avaliação de Visita Escolar ao observatório astronômico no Brasil. Instituto de Física de São Carlos. Universidade de São Paulo – USP.

UFT – UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS DE GURUPI - CURSO DE BIOLOGIA

Disciplina: Produçao Textual e Linguagem Científica em Língua Estrangeira

Professor: Dr. Berghem Morais Ribeiro

ATIVIDADE AVALIATIVA À DISTÂNCIA

TRADUÇÃO E RESENHA DO TEXTO 2

Education in Science Centers: Evaluating School Visits to an Astronomical Observatory in Brazil

Acadêmico: Marlon Santos de Oliveira Brito

Gurupi, TO - 2011

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