IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
No dia 28/08 aconteceu a conferência na escola. Tivemos o profº Leandro, de Geografia, proferindo uma palestra sobre água e a Brigada Municipal, sobre fogo. a Brigada realizou também uma simulação para demonstrar como procedem para apagar um incêndio.
Foi apresentada as ações propostas, discutidas e escolhidas pelos alunos do 6º ao 8º ano. Os candidatos a delegados fizeram uso da palavra para colocar os motivos pelo qual deveriam ser escolhido, demonstrar sua habilidade para a oralidade, para então representar a escola e fazer a defesa do projeto escolhido.
Foi realizada a votação e os alunos Ana Juliah foi indicada como Delegada e o João Lucas como Suplente, ambos do 8º ano.
PROJETO:
Pensando uma Escola Sustentável.
Profª
responsável: Márcia Pollyanna
INTRODUÇÃO
As transformações no comportamento humano são
fundamentais para que a vida na terra seja melhor.
Quando da realização da IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, com o tema, Vamos
Cuidar do Brasil com Escola Sustentáveis, os alunos poderão participar de:
palestras, de simulação do trabalho desenvolvido no combate a queimadas, de
debate para uma escola sustentável, análise dos problemas e proposição de
ações, votação para escolha das ações prioritárias e ainda a escolha dos
delegados.
Portanto este projeto reflete este momento de
participação dos educandos nas reflexões dos problemas da escola,
especificamente o aproveitamento racional da água, e das ações a serem
implantadas, as mudanças de atitudes necessárias para o primeiro passo rumo a uma
escola sustentável.
No período de férias foi dado início na mudança de
cenário na escola, pela construção de um circuito de lazer com pneus usados,
construção esta envolvendo um voluntário bacharelando de Educação Física, pai
de alunos e os próprios alunos.
Serão também confeccionados, brinquedos para serem
utilizados no momento do recreio, e com isso inculcando nestes uma cultura de
reciclagem. Tudo porque a reciclagem é fruto da preocupação com a qualidade de
vida, com um desenvolvimento racional e sustentável, entre várias outras ações.
Esta atividade auxilia para uma reflexão sobre a
redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais, contribuindo de forma
lúdica, para uma aprendizagem significativa e para a adoção de práticas mais
cidadãs, considerando que é consumido um grande número de produtos que vem em
embalagens descartáveis e outros que após sua vida útil podem ter outra
utilidade, pois a sociedade passou a viver a era dos descartáveis, onde a maior
parte destes produtos é inutilizada, chamados então de sucata, cujo destino é o
lixo.
Porém a realidade é que estas sucatas são
matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade, neste caso,
na construção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos para serem utilizados
na escola.
JUSTIFICATIVA
O mundo precisa de pessoas conscientes para que ele
seja um lugar melhor para viver, que saiba da importância da preservação do
meio ambiente, do cuidar, das possibilidades de reciclagem, do reaproveitando
dos materiais utilizados no seu dia a dia, os chamados resíduos sólidos.
A educação necessita ter um foco no educar para que
recuse o que não objetivamente for necessário; que reduza para o estritamente
necessário; que reutilize o quanto puder; que repense suas atitudes,
principalmente a consumidora e que recicle o que for possível.
Sendo assim, o educar pela prática é a forma mais
correta e provável de que o aluno introjete uma nova forma de viver na
contemporaneidade.
Perceberão
várias possibilidades de uma vida saudável para si e para o planeta. É um
momento de reflexão de que o que iria para o lixo pode ser reaproveitado,
para ser utilizado em outros momentos e de outra forma, transformado em muitos
produtos, assim como brinquedos e o reaproveitamento da água, restos de comidas
e folhas.
Trabalhando assim a conscientização, socialização, criatividade
e as habilidades motoras destes alunos, pela construção dos brinquedos por
estes, e ainda com isso podendo perceber na prática os benefícios da
reciclagem como: maior preservação dos recursos naturais; diminuição dos
resíduos nos lixões; minimização dos impactos ambientais e a prevenção de doenças
obtidas pelo lixo como dengue e leptospirose.
Além da necessidade de construir na escola,
materiais de baixo custo e desenvolver a valorização do material que
normalmente seria descartado; sendo também a oportunidade para o aluno descobrir
suas habilidades, usar a criatividade, bem como dar a estes a condição de criar
e aprimorar o senso crítico, mediante a análise do material, (embalagens,
recipientes, etc.) que são adquiridos e colocados fora, aflorando sua
consciência ecológica.
OBJETIVOS
·
GERAL
Promover
o sentimento de responsabilidade com o meio ambiente e com a qualidade de vida
sem correr o risco de que seja degradado o planeta, proporcionando meios
para a conscientização da importância das mudanças de atitude para com o meio
em que se vive, partindo do ambiente escolar.
ESPECÍFICO
· * Trabalhar
os cincos R’s – esclarecendo os conceitos de “Recusar”, “Reduzir”, “Reutilizar”,
“Repensar” e “Reciclar”;
· *
Reciclar
materiais descartáveis;
· *
Proporcionar
condições de reflexão, ação e reflexão, pela vivência de situações propostas;
· *
Transformar
o “lixo” urbano em brinquedos de forma simples e criativa;
· *
Dar
oportunidade de exercitar a cidadania;
· *Aproveitar
a sucata, por ser um material de baixo custo e fazer adaptações para a
substituição de material convencional;
· *Oportunizar
alternativas significativas para modificações de estratégias e mudanças no
comportamento final do aluno.
AÇÕES PROPOSTAS
§ Reduzir o
consumo de água, fechando sempre as torneiras do bebedouro e banheiro após uso;
§ Realizar plantio
de mais árvores no pátio da escola para melhorar a qualidade do ar;
§ Confeccionar e
espalhar pela escola lixeiras seletivas;
§ Coletar água que
sobra nos copos e garrafinhas para regar a horta e as plantas;
§ Construir
brinquedos de materiais recicláveis;
§ Coletar água da
chuva para auxiliar na lavagem do piso da escola e rega das plantas.
§ Ampliar e cuidar
do jardim da escola.
DESENVOLVIMENTO
ü Amigo da escola, acadêmico de
educação física, construirá o circuito para lazer e atividade física com pneus
usados, com a participação de alunos e pais;
ü Criar patrulha ecológica composta
por alunos e servidores, para monitorar e orientar os alunos para que fechem as
torneiras e evitem o desperdício de água;
ü Demonstração
da importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados;
ü Os alunos serão responsáveis de
trazer os materiais para confecção dos brinquedos recicláveis, como: (garrafa
pet, jornal, revistas, caixa de ovos, etc);
ü Realização de oficinas para que
os alunos juntamente com os pais, confeccionem os brinquedos e as lixeiras;
ü Ao iniciar a estação das chuvas,
fazer plantio de árvores em pontos estratégicos do pátio da escola;
ü Fazer campanha para coleta de
esterco, convidar especialista para orientação aos alunos e revitalizar a horta
com a participação direta dos alunos e professores, ampliando-a;
ü Adquirir tambores ou caixa d’água
para armazenar água da chuva, com os devidos cuidados de mantê-los cobertos
para evitar o mosquito da dengue.
AVALIAÇÃO
Observar o nível de participação
dos alunos, o uso e os cuidados com os brinquedos, o cumprimento das ações
propostas, as mudanças no comportamento e as atitudes destes com os resíduos
sólidos e cuidados com a água.
Comentários
Postar um comentário