IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

No dia 28/08 aconteceu a conferência na escola. Tivemos o profº Leandro, de Geografia, proferindo uma palestra sobre água e a Brigada Municipal, sobre fogo. a Brigada realizou também uma simulação para demonstrar como procedem para apagar um incêndio.
Foi apresentada as ações propostas, discutidas e escolhidas pelos alunos do 6º ao 8º ano. Os candidatos a delegados fizeram uso da palavra para colocar os motivos pelo qual deveriam ser escolhido, demonstrar sua habilidade para a oralidade, para então representar a escola e fazer a defesa do projeto escolhido.
Foi realizada a votação e os alunos Ana Juliah foi indicada como Delegada e o João Lucas como Suplente, ambos do 8º ano.













PROJETO: Pensando uma Escola Sustentável.
Profª responsável: Márcia Pollyanna

INTRODUÇÃO

As transformações no comportamento humano são fundamentais para que a vida na terra seja melhor.
Quando da realização da IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, com o tema, Vamos Cuidar do Brasil com Escola Sustentáveis, os alunos poderão participar de: palestras, de simulação do trabalho desenvolvido no combate a queimadas, de debate para uma escola sustentável, análise dos problemas e proposição de ações, votação para escolha das ações prioritárias e ainda a escolha dos delegados.
Portanto este projeto reflete este momento de participação dos educandos nas reflexões dos problemas da escola, especificamente o aproveitamento racional da água, e das ações a serem implantadas, as mudanças de atitudes necessárias para o primeiro passo rumo a uma escola sustentável.
No período de férias foi dado início na mudança de cenário na escola, pela construção de um circuito de lazer com pneus usados, construção esta envolvendo um voluntário bacharelando de Educação Física, pai de alunos e os próprios alunos.
Serão também confeccionados, brinquedos para serem utilizados no momento do recreio, e com isso inculcando nestes uma cultura de reciclagem. Tudo porque a reciclagem é fruto da preocupação com a qualidade de vida, com um desenvolvimento racional e sustentável, entre várias outras ações.
Esta atividade auxilia para uma reflexão sobre a redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais, contribuindo de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa e para a adoção de práticas mais cidadãs, considerando que é consumido um grande número de produtos que vem em embalagens descartáveis e outros que após sua vida útil podem ter outra utilidade, pois a sociedade passou a viver a era dos descartáveis, onde a maior parte destes produtos é inutilizada, chamados então de sucata, cujo destino é o lixo.
Porém a realidade é que estas sucatas são matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade, neste caso, na construção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos para serem utilizados na escola.


JUSTIFICATIVA
O mundo precisa de pessoas conscientes para que ele seja um lugar melhor para viver, que saiba da importância da preservação do meio ambiente, do cuidar, das possibilidades de reciclagem, do reaproveitando dos materiais utilizados no seu dia a dia, os chamados resíduos sólidos. 
A educação necessita ter um foco no educar para que recuse o que não objetivamente for necessário; que reduza para o estritamente necessário; que reutilize o quanto puder; que repense suas atitudes, principalmente a consumidora e que recicle o que for possível.
Sendo assim, o educar pela prática é a forma mais correta e provável de que o aluno introjete uma nova forma de viver na contemporaneidade.  
            Perceberão várias possibilidades de uma vida saudável para si e para o planeta. É um momento de reflexão de que o que iria para o lixo  pode ser reaproveitado, para ser utilizado em outros momentos e de outra forma, transformado em muitos produtos, assim como brinquedos e o reaproveitamento da água, restos de comidas e folhas.
Trabalhando assim a conscientização, socialização, criatividade e as habilidades motoras destes alunos, pela construção dos brinquedos por estes,  e ainda com isso podendo perceber na prática os benefícios da reciclagem como: maior preservação dos recursos naturais; diminuição dos resíduos nos lixões; minimização dos impactos ambientais e a prevenção de doenças obtidas pelo lixo como dengue e leptospirose.
Além da necessidade de construir na escola, materiais de baixo custo e desenvolver a valorização do material que normalmente seria descartado; sendo também a oportunidade para o aluno descobrir suas habilidades, usar a criatividade, bem como dar a estes a condição de criar e aprimorar o senso crítico, mediante a análise do material, (embalagens, recipientes, etc.) que são adquiridos e colocados fora, aflorando sua consciência ecológica.

 OBJETIVOS

·         GERAL 
Promover o sentimento de responsabilidade com o meio ambiente e com a qualidade de vida sem correr o risco de que seja degradado o planeta, proporcionando meios para a conscientização da importância das mudanças de atitude para com o meio em que se vive, partindo do ambiente escolar.

 ESPECÍFICO

·     * Trabalhar os cincos R’s – esclarecendo os conceitos de “Recusar”, “Reduzir”, “Reutilizar”, “Repensar” e “Reciclar”;
·        * Reciclar materiais descartáveis;
·       *  Proporcionar condições de reflexão, ação e reflexão, pela vivência de situações propostas;
·        * Transformar o “lixo” urbano em brinquedos de forma simples e criativa;
·        * Dar oportunidade de exercitar a cidadania;
·      *Aproveitar a sucata, por ser um material de baixo custo e fazer adaptações para a substituição de material convencional;
·     *Oportunizar alternativas significativas para modificações de estratégias e mudanças no comportamento final do aluno.

AÇÕES PROPOSTAS

§  Reduzir o consumo de água, fechando sempre as torneiras do bebedouro e banheiro após uso;
§  Realizar plantio de mais árvores no pátio da escola para melhorar a qualidade do ar;
§  Confeccionar e espalhar pela escola lixeiras seletivas;
§  Coletar água que sobra nos copos e garrafinhas para regar a horta e as plantas;
§  Construir brinquedos de materiais recicláveis;
§  Coletar água da chuva para auxiliar na lavagem do piso da escola e rega das plantas.
§  Ampliar e cuidar do jardim da escola.


DESENVOLVIMENTO

ü  Amigo da escola, acadêmico de educação física, construirá o circuito para lazer e atividade física com pneus usados, com a participação de alunos e pais;
ü  Criar patrulha ecológica composta por alunos e servidores, para monitorar e orientar os alunos para que fechem as torneiras e evitem o desperdício de água;
ü  Demonstração da importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados;
ü  Os alunos serão responsáveis de trazer os materiais para confecção dos brinquedos recicláveis, como: (garrafa pet, jornal, revistas, caixa de ovos, etc);
ü  Realização de oficinas para que os alunos juntamente com os pais, confeccionem os brinquedos e as lixeiras;
ü  Ao iniciar a estação das chuvas, fazer plantio de árvores em pontos estratégicos do pátio da escola;
ü  Fazer campanha para coleta de esterco, convidar especialista para orientação aos alunos e revitalizar a horta com a participação direta dos alunos e professores, ampliando-a;
ü  Adquirir tambores ou caixa d’água para armazenar água da chuva, com os devidos cuidados de mantê-los cobertos para evitar o mosquito da dengue.

AVALIAÇÃO

Observar o nível de participação dos alunos, o uso e os cuidados com os brinquedos, o cumprimento das ações propostas, as mudanças no comportamento e as atitudes destes com os resíduos sólidos e cuidados com a água.



Comentários

Postagens mais visitadas