SEMANA DA SAÚDE ESCOLAR

De 01 a 10 de março acontece a Semana da Saúde do Escolar. Estamos trabalhando orientações para uma alimentação saudável e será realizado o exame antropométrico dos alunos. Exame este que será repetido trimestralmente.


Projeto saúde na escola: aprendendo a viver bem.

Período: março a novembro

Envolvidos: Ensino Fundamental

1.      INTRODUÇÃO
Atualmente a ideia de “educar” para uma “vida saudável” se ampliou bastante, pois é consenso geral que as condições necessárias para que as pessoas sejam mais saudáveis não dependem unicamente do individuo receber informações sobre cuidados com o corpo e ter acesso a tratamento médico/odontológico. Considerando essa visão mais abrangente, a Escola passou a tratar a “Saúde” como um tema transversal e multidisciplinar, de modo que a abordagem dessa questão se tornou parte obrigatória de todas as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes setores da unidade escolar. Baseando-se nessas questões esse “Projeto Saúde na Escola” foi formatado para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente para a formação integral dos estudantes da rede pública por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Valendo destacar que os objetivos dessa proposta se baseiam neste Programa do governo federal. O “Projeto Saúde na Escola” será desenvolvido na semana especificada como, “Semana Saúde do Escolar”, com ações a serem desenvolvidas durante o período letivo de março a dezembro, seguindo o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola.

2.      OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Enriquecer o currículo escolar com atividades práticas e teóricas na exploração do tema transversal “Saúde e Qualidade de Vida”;
- Articular as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às ações da escola, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis;
- Contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos, melhorando assim os índices de educação e de saúde de nossa comunidade;
- Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na Escola, e por onde eles forem;

5. METODOLOGIA
Apresentar o projeto à comunidade escolar e distribuir as funções. Enviar cópia do projeto aos parceiros, aos funcionários convidados destas entidades parceiras, que executarão palestras e atividades na Escola, com a temática “Saúde” e “vida saudável”. Nessas palestras serão abordados assuntos que favoreçam a construção de uma cultura de paz, de combate às diferentes expressões de violência (especialmente bullying), consumo de álcool, tabaco, outras drogas e uma abordagem à educação sexual, além do estímulo à atividade física e práticas corporais. Cada professor vai trabalhar antecipadamente ou posteriormente cada um dos temas agendados para as palestras e atividades, através de atividades em classe. Algumas das atividades em classe que serão executadas são:
(1) leitura de textos de jornais e revistas para a sensibilização;
(2) debates e discussões;
(3) pesquisas na biblioteca e na internet;
(4) mostra de vídeos.
É primordial também que ocorra depois das palestras e atividades um espaço para discussões em classe para fixação e análise dos pontos positivos e negativos.
O desenvolvimento das atividades poderá ser apoiada por convidados (agentes de saúde da família, técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas etc.), para avaliar as condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica dos estudantes.
Atividades pedagógicas complementares propostas:
(1) preparação de uma peça de teatro com temática “saúde na escola”;
(2) organização de um concurso de desenhos, com exposição e premiação dos melhores trabalhos;
(3) concurso de poesias, redações e músicas com a temática “vida saudável” e “paz na Escola”, com a culminância de uma apresentação dos melhores trabalhos;
(4) concurso para eleição da “miss da vida saudável” e o “galã da saúde”.
Na FECIART haverá a divulgação dos resultados, com a exposição dos trabalhos desenvolvidos.

5.1 SUGESTOES DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES
A - LINGUA PORTUGUESA
- Leitura de textos sobre saúde e qualidade de vida;
- Elaboração de redações, paródias e poesias com essa temática;
- Debates e apresentação de vídeos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: propor que os alunos produzam um texto com essa temática. Ou, então, dividir a sala e pedir que cada grupo elabore um programa de rádio que pode abordar: noticias e informações sobre problemas de saúde e acidentes de trânsito por causa de bebida. Pedir aos alunos que façam uma redação e uma apresentação que fale sobre hábitos alimentares inadequados que podem levar ao desenvolvimento de distúrbios alimentares, obesidade, desnutrição, anemias, doenças bucais (como cárie), e ainda agravar quadros de hipertensão arterial, colesterol e diabetes.
B – MATEMÁTICA
- Organizar gráficos com números de acidentes de trânsito e consumo de álcool;
- Organizar tabelas com dados de ocorrências policiais nos dias de festas e feriados;
- Identificar os alimentos disponíveis na comunidade e seu valor nutricional;
- Calcular a quantidade de calorias na refeição (café da manhã, almoço etc.);
- Fazer cálculos do IMC (Índice de Massa Corpórea);
- Analisar a gramagem do cardápio da Merenda da escola.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Organizar uma visita ao estabelecimento de saúde ou fazer pesquisa para que os estudantes vejam a quantidade de pessoas vítimas de acidentes domésticos (queimaduras, choques elétricos etc.) ou por acidentes de trânsito. O professor pode também desenvolver uma atividade com a participação de um Policial Militar para tratar sobre normas básicas de segurança no manejo de instrumentos, no trânsito e na prática de atividades físicas. Após isso, o professor pode trabalhar os dados usando gráficos, tabelas e cálculos diversos.
C – CIÊNCIAS
- Doenças associadas à Poluição (ar, água, solo etc.);
- Meio ambiente, melhoria da qualidade de vida, alimentação saudável e saúde;
- Higiene dos alimentos (produção, transporte, conservação, preparo e consumo);
- Procedimentos de tratamento doméstico da água;
- Produção de remédios naturais/plantas medicinais.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: o professor pode organizar com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente uma campanha para combater a dengue. Preparar uma apresentação que compare os brinquedos modernos (Videogame, computador etc.) e os jogos e brincadeiras populares (amarelinha, pular corda, jogar peteca etc.), fazendo uma relação entre sedentarismo, obesidade e outros problemas. Convidar um representante da Prefeitura para falar sobre o trabalho de coleta de lixo da cidade, e posteriormente fazer uma visita ao Aterro Sanitário. Organizar uma avaliação nutricional do cardápio da merenda escolar. Fazer análise de a pirâmide alimentar e pedir que elaborem um cardápio saudável.
E – HISTÓRIA
- História da produção de medicamentos;
- Doenças  em decorrência da alimentação errada e sedentarismo;
- Doenças nas civilizações antigas (gregos, romanos, babilônios, egípcios etc.);
- Doenças associadas à falta de higiene no trato com alimentos: intoxicações, verminoses, diarreias e desidratação; medidas simples de prevenção e tratamento;
- História da Medicina no Brasil.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Dividir a sala em grupos e pedir aos alunos para organizarem demonstrações de uso dos métodos de avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal). O professor pode organizar também uma visita de grupos de alunos ao hospital, casa de pessoas idosas e doentes, para tratar na prática da solidariedade diante dos problemas e necessidades de saúde dos demais, por meio de atitudes de ajuda e proteção a pessoas portadoras de deficiências e a doentes. Organizar uma dinâmica para avaliar a saúde bucal, passando dicas e conselhos sobre escovação, uso do fio dental e tratamentos ortodônticos.
F – GEOGRAFIA
- Produção de alimentos, regiões;
- Medicina ocidental x medicina oriental;
- Tipos de doenças em relação ao gênero, faixa etária e raças;
- Doenças e condições socioeconômicas;
- Doenças ocupacionais;
- O trabalho da Organização Mundial de Saúde (OMS).
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Propor que os alunos façam vídeos com o uso de celulares e maquinas fotográficas digitais abordando a temática “Saúde e Doenças”. Essa atividade pode ser feita em grupo ou individualmente, e cada aluno pode registrar sua experiência familiar, na sua comunidade, em visita a uma instituição publica, Igreja etc. Além disso, o professor pode organizar uma visita à “Companhia de Saneamento” para falar sobre o tratamento de água e esgoto da cidade. Realizar uma atividade de exploração da “Caderneta de Vacinação” de crianças, mulheres gestantes e adultos. Vale ressaltar que os estudantes do Ensino Fundamental, por exemplo, devem estar vacinados contra a Hepatite B.
G – LINGUA INGLESA
- tradução de palavras com a temática “saúde e alimentação”;
- pesquisar a alimentação dos países de língua inglesa;
- propor aos alunos que pesquisem artistas e músicos de língua inglesa que tiveram problemas com AIDS e com abuso de remédios, álcool e drogas.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Realizar um debate de análise do tipo de alimentação destes países. Sugerir que os alunos tragam letras de música de diversos estilos que falem de “doenças” e “vida saudável”.
H - EDUCAÇÃO FÍSICA
- Adoção de postura física adequada na sala de aula e na prática de esportes;
- Doping nos esportes nacionais e internacionais;
- Prejuízos do uso de anabolizantes;
- Prejuízos do sedentarismo para a vida dos alunos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: propor aos alunos pesquisas, aplicação de questionários a educadores físicos ou nutricionista para identificar a dieta, a suplementação alimentar e a prática de esportes. Outra sugestão é organizar um passeio ciclístico com um lanche no final com frutas, ou uma blitz educativa no “Dia Mundial Sem Tabaco” com distribuição de panfletos. Além disso, os alunos podem fazer entrevistas em casa, consultando familiares e vizinhos sobre o uso de plantas caseiras no tratamento de doenças. Outra opção interessante é pedir que os estudantes visitem o comércio de produtos da flora (folhas, flores, seiva, raízes etc.) de uso tradicional na medicina popular.
I - ENSINO RELIGIOSO
- a visão das religiões sobre as doenças;
- o papel das igrejas no apoio aos usuários de álcool e drogas.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Pedir aos alunos que façam uma apresentação para demonstrar como os problemas auditivos e oftalmológicos podem afetar o aprendizado. Esse trabalho pode contar com casos reais ou fictícios. Se algum estudante apresentar alguma suspeita de alteração na capacidade visual ou auditiva, deve ser encaminhado à unidade Saúde da Família. O objetivo é garantir aos estudantes que necessitem, o mais cedo possível, o acesso ao uso de óculos ou de aparelhos de audição.
J – ARTE
- Desenhos com a temática vida saudável;
- Compor músicas, no estilo “hip hop” ou “repente do nordeste”.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: fazer cartazes; instituir um dia para atividade física; convidar um profissional para um evento com a presença de pais e responsáveis para falar medidas simples de primeiros socorros diante de: escoriações e contusões, convulsões, mordidas de animais, queimaduras, desmaios, picadas de insetos, torções e fraturas, afogamento, intoxicações, câimbras, febre, choque elétrico, sangramento nasal, diarreia e vômito, acidentes de trânsito e acidentes domésticos. Além disso, o professor pode convidar um profissional da “Companhia de Energia Elétrica” para falar sobre a prática de soltar pipa e acidentes com a rede elétrica.

6. RECURSOS
- Material didático: papéis variados, lápis de cor, pincel, tinta guache, isopor, cartolina, TNT, cola branca, fita adesiva, tesoura, cola gliter, etc.;
- Aparelho de Data Show e notebook;
- Equipamento de som, com caixas e microfone.

7. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS
A avaliação do “Projeto Saúde na Escola” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos parceiros, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro da UE, que se espera que chegará a outros locais da comunidade, principalmente, no ambiente familiar dos alunos.
Os alunos serão observados durante todo o “Projeto Saúde na Escola”: o interesse; participação e realização das atividades, orais, escritas e práticas. Os conteúdos explorados também serão analisados pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula durante cada bimestre.

9. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BRASIL. 1996. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília (DF).
Disponível em:http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9394.htm
BRASIL. 2007. Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola (PSE), com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Brasília (DF).
MEC - Ministério da Educação. 2001. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. 3ª edição. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental. 126p.
MEC - Ministério da Educação. 2006. Educação Alimentar em Meio Escolar - Referencial para uma Oferta Alimentar Saudável. 1ª Edição.  Brasília. 38p.
http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Foi realizado um exame antropométrico, e para isso contamos com o auxílio do educador educacional Adilson Ribeiro.






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