CONSELHO DE CLASSE

Essa experiência conta com três fases: O Pré-Conselho, o Conselho de Classe e o Pós-Conselho.
Pré-Conselho de Classe:  
O Pré-Conselho de Classe é realizado sempre uma ou duas semanas antes da data da Reunião do Conselho. Por sua vez, é dividido em três fases:
1ª Fase - Auxiliares Operacionais: Inicialmente são questionadas as dificuldades que os auxiliares operacionais da escola (das funções de merendeira, serviços gerais, bibliotecário, técnicos dos laboratórios de informática e auxiliares de secretaria) identificam em seu trabalho, com relação aos alunos. Também discutir as sugestões referentes ao que fazer para melhorar a situação descrita. Os problemas e as soluções identificadas são anotados.
2ª Fase - Alunos: O Pré-Conselho de Classe com os alunos é realizado com toda a turma ou somente com os alunos representantes. As questões norteadoras dessa fase são:
1.      Quais as disciplinas em que a turma está sentindo maiores dificuldades?
2.      Quais os motivos prováveis?
3.      O que a turma poderia fazer para melhorar essas questões?
4.      Existem problemas de relacionamento com alguns professores? Quais professores?
5.      Quais problemas?
6.      O que a turma se compromete em fazer para melhorar essas questões?
7.      Qual disciplina a turma não tem dificuldades? Qual é a diferença entre os professores desta disciplina e das citadas anteriormente?
Antes de iniciar os questionamentos, conversar com os alunos e demonstrar a importância de serem objetivos em suas colocações, bem como da necessidade de citarem fatos que os levam a pensar de determinada forma sobre o professor. Sempre deixar claro que o objetivo da conversa é identificar os problemas para a busca de soluções. Nunca permitir que eles utilizassem o momento para declarações subjetivas e infundadas contra os professores. É claro que nos primeiros pré-conselhos com alunos essa situação ocorrem, fato que deve ser contornado por meio de uma postura firme relacionada com a conversa inicial. Com o tempo e prática constante, os alunos percebem os benefícios desta postura ética e fundamentada.
Basta deixar claro o objetivo e as regras dessa conversa para que as turmas entendam o sentido do trabalho. Na maioria das vezes essa conversa com as turmas resulta em outros benefícios. Porque enquanto eles explicam os fatos, evidenciam não só no que o professor precisa melhorar, mas também suas falhas como alunos. Este momento, deve ser aproveitado para chamar a atenção da turma para seus deveres como estudantes, levando-os a analisar suas atitudes. Também comentar os problemas apresentados pelos funcionários, tais como salas muito sujas, vasilhas de lanche espalhados no pátio, banheiros malcuidados, dentre outros e solicitar para que eles dê sugestões de ações para melhorar o exposto. Embora muitos possam pensar que estes assuntos são irrelevantes para o processo de ensino e aprendizagem eles podem de fato influenciar negativamente no processo se não forem solucionados, gerando um clima de impunidade, que geralmente culmina em indisciplina. A partir de tais reflexões, as turmas, com o nosso auxílio, elaboram um termo de compromisso. Todos os compromissos são anotados e os presentes assinam, atestando simbolicamente o compromisso firmado.
3ª Fase - Professores: Nesta fase, a equipe pedagógica, durante a hora-atividade, discuti com cada professor sobre os alunos que apresentam notas baixas na disciplina, apontando os prováveis motivos que os levam àquela nota, além do conteúdo que houve maior incidência de notas baixas e as consequentes ações para recuperar o conteúdo. A partir dessa conversa, aproveitar o momento para olhar o registro de chamada e, junto com o professor, de posse de seu plano de trabalho docente e em conjunto, identificar os conteúdos que deveriam ser replanejados. Além disso, conversar sobre o processo de avaliação, identificando aspectos positivos ou que precisam melhorar, analisando os instrumentos utilizados na avaliação, critérios, bem como o processo de recuperação de conteúdos.
Após, questionar o professor a respeito dos problemas de indisciplina que estão ocorrendo. Em seguida, convidar o professor a comentar outros problemas que ocorrem no andamento geral da escola e que estão atrapalhado o trabalho pedagógico. Todos os dados são anotados por nós, pedagogas/coordnadoras, em uma ficha para posteriormente serem tabulados.
Nesta etapa do Pré-Conselho, além do trabalho com alunos, professores e funcionários, também são tabulados os dados do rendimento das turmas por meio de gráficos. A partir do 2º Bimestre/Trimestre, comparar o rendimento atual com o anterior.
Após a tabulação dos dados, a Equipe Pedagógica reune com a direção da escola para análise prévia dos dados dos gráficos e dos relatos da comunidade escolar, a fim de estruturar a pauta do Conselho de Classe. Nessa reunião são estabelecidas a ordem que os assuntos serão tratados, além da forma como vão ser abordados.
CONSELHO DE CLASSE
No Conselho de Classe, os professores reúnem-se juntamente com a direção e a equipe pedagógica. A pauta do Conselho de Classe é apresentada. Antes de iniciar cada Conselho de Classe deixar claro que o enfoque principal não será a discussão de questões pessoais dos alunos, mas os problemas apresentados no pré-conselho de classe, bem como a análise do processo de avaliação aplicado no período.
Os problemas apresentados no pré-conselho com alunos e agentes educacionais são então apresentados aos professores. Nos primeiros conselhos realizados, deixar claro que o objetivo do pré-conselho com alunos e funcionários é a busca de melhoria do processo de ensino e aprendizagem, a fim de obter uma visão mais ampla do todo, além de realizar um trabalho preventivo contra eventuais problemas que interfiram neste processo. Destacar, também, o sentido do trabalho coletivo e da gestão democrática na escola. Dessa forma, fica claro para os professores que o objetivo do trabalho não é perseguir profissionais - o que muitos pensam - mas analisar os problemas e buscar soluções. Com o tempo, a confiança se estabelece, não havendo necessidade de tal explanação. Já foi constado por quem trabalha assim, que os professores, inclusive, gostam muito deste formato, enfatizando sua objetividade e funcionalidade na resolução dos problemas.
Assim, a reunião geralmente é iniciada com uma apanhado geral das respostas que os alunos apresentaram na questão sete (a respeito das disciplinas que eles vão bem), sem citar o nome das disciplinas. Evitar qualquer comentário direcionado a determinado professor no coletivo. A prática é avisar, neste momento, que comentários específicos serão realizados em particular. A partir de então, os problemas são apresentados e os professores definem encaminhamentos em conjunto.
Após as definições, apresentar os problemas e as sugestões levantadas pelos professores no Pré-Conselho de Classe. Apresentar os gráficos de rendimento, os quais ao final da reunião são fixados na sala dos professores, para que estes façam análise mais profunda, e enfatizar que o objetivo deste é para que o professor realize uma auto avaliação das práticas do 1º Bim/Trim em comparação as do 2º Bim/Trim. O professor é convidado a analisar os motivos que fizeram a turma, em geral, a decair ou a progredir, a fim de identificar e repetir as ações que surtiram bons resultados. Por fim, apresentar o nome dos alunos que obtiveram mais do que três médias abaixo da média da escola no período, solicitando para que todos os professores anotem seus nomes. Todas as decisões são registradas em planilha e/ou livro ata e assinadas pelos presentes, colocando os nomes dos alunos que necessitam de maior atenção no próximo período, enfatizando as ações que seriam tomadas para recuperá-los.
PÓS-CONSELHO DE CLASSE
No Pós-Conselho de Classe informar aos professores que não puderam comparecer, e aos alunos, sobre as decisões tomadas no Conselho de Classe. Também são realizadas as ações determinadas no Conselho de Classe, e relembradas sempre que for necessário. Assim, se no Conselho, por exemplo, ficou definido que os pais seriam chamados para uma reunião de entrega de boletins ou de orientação, a referida reunião acontecerá com o auxílio de toda a equipe. Ou seja, no Pós-Conselho de Classe é o momento de informar e colocar em prática o que foi proposto.
Referências 

DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas, SP: Papirus, 2004.
VEIGA, I. P.A. Escola como espaço do Projeto Político Pedagógico. São Paulo: Papirus, 2000. p 113-126.
_____. Didática: o ensino e suas relações. São Paulo: Papirus, 1996.

Adaptado da revista Gestão Escolar.

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