CONSELHO DE CLASSE
Essa experiência conta com três
fases: O Pré-Conselho, o Conselho de Classe e o Pós-Conselho.
Pré-Conselho de Classe:
O Pré-Conselho de Classe é
realizado sempre uma ou duas semanas antes da data da Reunião do Conselho. Por
sua vez, é dividido em três fases:
1ª Fase - Auxiliares Operacionais:
Inicialmente são questionadas as dificuldades que os auxiliares operacionais da
escola (das funções de merendeira, serviços gerais, bibliotecário, técnicos dos
laboratórios de informática e auxiliares de secretaria) identificam em seu
trabalho, com relação aos alunos. Também discutir as sugestões referentes ao
que fazer para melhorar a situação descrita. Os problemas e as soluções
identificadas são anotados.
2ª Fase - Alunos: O Pré-Conselho
de Classe com os alunos é realizado com toda a turma ou somente com os alunos
representantes. As questões norteadoras dessa fase são:
1. Quais
as disciplinas em que a turma está sentindo maiores dificuldades?
2. Quais
os motivos prováveis?
3. O
que a turma poderia fazer para melhorar essas questões?
4. Existem
problemas de relacionamento com alguns professores? Quais professores?
5. Quais
problemas?
6. O
que a turma se compromete em fazer para melhorar essas questões?
7. Qual
disciplina a turma não tem dificuldades? Qual é a diferença entre os
professores desta disciplina e das citadas anteriormente?
Antes de iniciar os
questionamentos, conversar com os alunos e demonstrar a importância de serem
objetivos em suas colocações, bem como da necessidade de citarem fatos que os
levam a pensar de determinada forma sobre o professor. Sempre deixar claro que
o objetivo da conversa é identificar os problemas para a busca de soluções.
Nunca permitir que eles utilizassem o momento para declarações subjetivas e
infundadas contra os professores. É claro que nos primeiros pré-conselhos com
alunos essa situação ocorrem, fato que deve ser contornado por meio de uma
postura firme relacionada com a conversa inicial. Com o tempo e prática
constante, os alunos percebem os benefícios desta postura ética e fundamentada.
Basta deixar claro o objetivo e
as regras dessa conversa para que as turmas entendam o sentido do trabalho. Na
maioria das vezes essa conversa com as turmas resulta em outros benefícios.
Porque enquanto eles explicam os fatos, evidenciam não só no que o professor
precisa melhorar, mas também suas falhas como alunos. Este momento, deve ser aproveitado
para chamar a atenção da turma para seus deveres como estudantes, levando-os a
analisar suas atitudes. Também comentar os problemas apresentados pelos
funcionários, tais como salas muito sujas, vasilhas de lanche espalhados no
pátio, banheiros malcuidados, dentre outros e solicitar para que eles dê
sugestões de ações para melhorar o exposto. Embora muitos possam pensar que
estes assuntos são irrelevantes para o processo de ensino e aprendizagem eles
podem de fato influenciar negativamente no processo se não forem solucionados,
gerando um clima de impunidade, que geralmente culmina em indisciplina. A
partir de tais reflexões, as turmas, com o nosso auxílio, elaboram um termo de
compromisso. Todos os compromissos são anotados e os presentes assinam,
atestando simbolicamente o compromisso firmado.
3ª Fase - Professores: Nesta
fase, a equipe pedagógica, durante a hora-atividade, discuti com cada professor
sobre os alunos que apresentam notas baixas na disciplina, apontando os
prováveis motivos que os levam àquela nota, além do conteúdo que houve maior
incidência de notas baixas e as consequentes ações para recuperar o conteúdo. A
partir dessa conversa, aproveitar o momento para olhar o registro de chamada e,
junto com o professor, de posse de seu plano de trabalho docente e em conjunto,
identificar os conteúdos que deveriam ser replanejados. Além disso, conversar
sobre o processo de avaliação, identificando aspectos positivos ou que precisam
melhorar, analisando os instrumentos utilizados na avaliação, critérios, bem
como o processo de recuperação de conteúdos.
Após, questionar o professor a
respeito dos problemas de indisciplina que estão ocorrendo. Em seguida, convidar
o professor a comentar outros problemas que ocorrem no andamento geral da
escola e que estão atrapalhado o trabalho pedagógico. Todos os dados são
anotados por nós, pedagogas/coordnadoras, em uma ficha para posteriormente
serem tabulados.
Nesta etapa do Pré-Conselho, além
do trabalho com alunos, professores e funcionários, também são tabulados os
dados do rendimento das turmas por meio de gráficos. A partir do 2º
Bimestre/Trimestre, comparar o rendimento atual com o anterior.
Após a tabulação dos dados, a
Equipe Pedagógica reune com a direção da escola para análise prévia dos dados
dos gráficos e dos relatos da comunidade escolar, a fim de estruturar a pauta
do Conselho de Classe. Nessa reunião são estabelecidas a ordem que os assuntos
serão tratados, além da forma como vão ser abordados.
CONSELHO DE CLASSE
No Conselho de Classe, os
professores reúnem-se juntamente com a direção e a equipe pedagógica. A pauta
do Conselho de Classe é apresentada. Antes de iniciar cada Conselho de Classe
deixar claro que o enfoque principal não será a discussão de questões pessoais
dos alunos, mas os problemas apresentados no pré-conselho de classe, bem como a
análise do processo de avaliação aplicado no período.
Os problemas apresentados no
pré-conselho com alunos e agentes educacionais são então apresentados aos
professores. Nos primeiros conselhos realizados, deixar claro que o objetivo do
pré-conselho com alunos e funcionários é a busca de melhoria do processo de
ensino e aprendizagem, a fim de obter uma visão mais ampla do todo, além de
realizar um trabalho preventivo contra eventuais problemas que interfiram neste
processo. Destacar, também, o sentido do trabalho coletivo e da gestão
democrática na escola. Dessa forma, fica claro para os professores que o
objetivo do trabalho não é perseguir profissionais - o que muitos pensam - mas
analisar os problemas e buscar soluções. Com o tempo, a confiança se estabelece,
não havendo necessidade de tal explanação. Já foi constado por quem trabalha
assim, que os professores, inclusive, gostam muito deste formato, enfatizando
sua objetividade e funcionalidade na resolução dos problemas.
Assim, a reunião geralmente é
iniciada com uma apanhado geral das respostas que os alunos apresentaram na
questão sete (a respeito das disciplinas que eles vão bem), sem citar o nome
das disciplinas. Evitar qualquer comentário direcionado a determinado professor
no coletivo. A prática é avisar, neste momento, que comentários específicos
serão realizados em particular. A partir de então, os problemas são
apresentados e os professores definem encaminhamentos em conjunto.
Após as definições, apresentar os
problemas e as sugestões levantadas pelos professores no Pré-Conselho de
Classe. Apresentar os gráficos de rendimento, os quais ao final da reunião são
fixados na sala dos professores, para que estes façam análise mais profunda, e
enfatizar que o objetivo deste é para que o professor realize uma auto
avaliação das práticas do 1º Bim/Trim em comparação as do 2º Bim/Trim. O
professor é convidado a analisar os motivos que fizeram a turma, em geral, a
decair ou a progredir, a fim de identificar e repetir as ações que surtiram
bons resultados. Por fim, apresentar o nome dos alunos que obtiveram mais do
que três médias abaixo da média da escola no período, solicitando para que
todos os professores anotem seus nomes. Todas as decisões são registradas em planilha
e/ou livro ata e assinadas pelos presentes, colocando os nomes dos alunos que
necessitam de maior atenção no próximo período, enfatizando as ações que seriam
tomadas para recuperá-los.
PÓS-CONSELHO DE CLASSE
No Pós-Conselho de Classe
informar aos professores que não puderam comparecer, e aos alunos, sobre as
decisões tomadas no Conselho de Classe. Também são realizadas as ações
determinadas no Conselho de Classe, e relembradas sempre que for necessário.
Assim, se no Conselho, por exemplo, ficou definido que os pais seriam chamados para
uma reunião de entrega de boletins ou de orientação, a referida reunião
acontecerá com o auxílio de toda a equipe. Ou seja, no Pós-Conselho de Classe é
o momento de informar e colocar em prática o que foi proposto.
Referências
DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas, SP: Papirus, 2004.
DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas, SP: Papirus, 2004.
VEIGA, I. P.A. Escola como espaço do Projeto Político Pedagógico.
São Paulo: Papirus, 2000. p 113-126.
_____. Didática: o ensino e suas relações. São Paulo: Papirus, 1996.
_____. Didática: o ensino e suas relações. São Paulo: Papirus, 1996.
Adaptado da revista Gestão Escolar.
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