Livros de cordel
Autores: Reinaldo Domingos e José Santos
Ilustração: Luyse CostaEditora: Dsop
O Menino do Dinheiro é um personagem já presente nos livros paradidáticos, e os autores resolveram que já era hora de ele conhecer o Nordeste, terra de seus avós. Agora um moço crescido, o Menino do Dinheiro curte essa terra tão cheia de belezas e de gente criativa. Em meio a mandacarus e violeiros, descobre o universo do cordel e presencia um desafio e tanto: o embate entre dois repentistas sabidos e cheios de palavras.
Autor: Machado de Assis
Adaptação: Varneci NascimentoIlustração: Cristina Carnelo
Editora: Nova Alexandria
O emblemático romance brasileiro, narrado por um defunto autor, é recontado em versos de cordel. Faz parte da coleção de clássicos em cordel, que traz grandes obras da literatura para esse estilo tão brasileiro.
Ilustração: Murilo
Editora: Nova Alexandria
Mais um livro integrante da série de clássicos recontados em cordel, narra a história do amor proibido entre Romeu e Julieta, uma das obras mais conhecidas de Shakespeare.
Autor: Bernardo Guimarães
Adaptação: Varneci Nascimento
Ilustração: Valdério Costa
Editora: Nova Alexandria
Adaptação: Varneci Nascimento
Ilustração: Valdério Costa
Editora: Nova Alexandria
Um dos títulos mais famosos da nossa literatura recontado em cordel, com a adaptação de Varneci Nascimento. Narra a história de Isaura, uma escrava branca que depois da morte da matriarca da família em que foi criada, fica sob a responsabilidade de Leôncio, que faz Isaura sofrer.
Utilizando a estrutura do cordel e inspirando-se na xilogravura, Marco Haurélio e Jô de Oliveira nos contam A Lenda do Batatão, onde o vaqueiro Chico Lopes se mete numa grande aventura para ajudar o rico coronel Juca Bastos a encontrar paz depois da morte.
Autor: Cesar Obeid
Ilustração: Fernando Vilela
Editora: FTD
Ilustração: Fernando Vilela
Editora: FTD
Este é um ótimo livro para quem quer conhecer diversos gênero do cordel: jornalístico, biográfico, os desafios e pelejas entre os cantadores. Os poemas possuem ilustrações feitas em técnica mista, inclusive a xilogravura, técnica típica das capas dos folhetos tradicionais.
Ilustração: Erivaldo Ferreira da Silva
Editora: Melhoramentos
Joana é uma senhora nordestina que há quinze anos cose uma colcha com os retalhos dos tecidos das roupas de sua neta, desde o nascimento da pequena Regina. Seria um presente de noivado, quando ela fosse se casar. Regina, um dia, aceita uma proposta de casamento, porém não foi conforto, saúde, aliança nem colcha de retalhos que recebeu de presente.
Editora: Leya
Esta fábula em cordel reúne duas histórias que têm como protagonista a raposa. No primeiro episódio, a Raposa é companheira do Macaco nas traquinagens, mas mostra-se imprudente ao ignorar os conselhos do amigo. No segundo, tenta devorar o Urubu, impossibilitado de voar depois de ter as penas encharcadas por uma pesada chuva.
Autor: Ricardo Azevedo Editora: Ática
Este livro traz versões superdivertidas de quatro contos populares, reunidos a partir de um ponto em comum, o herói tolo. São elas: 'Façanhas do Zé Burraldo', 'O casamento de Mané Bocó', João Bobão e a princesa chifruda' e 'Quanta besteira o mundo tem'.
|
Comentários
Postar um comentário