PRÉ-CONSELHO 4º bim
O Conselho de Classe é uma reunião avaliativa em que
diversos especialistas envolvidos no processo ensino e aprendizagem discutem
acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das
estratégias de ensino empregadas, a adequação da organização curricular e
outros aspectos referentes a esse processo, a fim de avaliá-lo coletivamente,
mediante diversos pontos de vista. Uma oportunidade de reunir os professores
com o objetivo de refletir sobre a
aprendizagem os alunos e o processo de ensino.
O Conselho de Classe deve ser aperfeiçoado a cada nova
reunião. Ao final sempre deve haver a reflexão dos pontos falhos, a fim de
corrigi-los para que o próximo seja melhor.
FICHAS
ESCOLA
ESTADUAL TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Questionário dos representantes de sala. Pre-conselho 4º bimestre
Levantamento da turma:_________ Data:_____/_____/_____
Representantes: ________________________________________________________________________
1. Aspectos
gerais da turma: agitada ( ) desorganizada ( ) desrespeitosa ( ) participativa ( ) criativa (
) frequente (
) comportada ( )
2. Alunos
destaques da turma: mais aplicados 1___________________ 2____________________
3___________________ mais comportado 1_____________________ 2___________________
3____________________ mais frequente 1_______________________
3. Alunos
que chegam atrasados:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Quais
alunos demonstram dificuldade de aprendizagem?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Quais
alunos não tem demonstrado bom comportamento?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Quais
alunos conseguiram melhorar na aprendizagem?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Quais
professores a turma mais gostou e por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Quais
professores a turma menos gostou e por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Que
sugestão vocês tem para melhorar a escola para o próximo ano?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Querem
deixar algum recado para algum professor?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA ESTADUAL TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
CONSELHO DE CLASSE COM PROFESSORES
Ano:______ Bimestre:_____ Data:____/____/____ Turma:______
Professores(as):
1º Passo – Auto-Avaliação do professor sobre seu trabalho pedagógico
(avanços, dificuldades, inovações, sucessos e falhas no
bimestre).
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º Passo – Análise Diagnóstico da Turma (Apontar causas ou sugerir hipótese de causas dos problemas que o
grupo (turma) apresenta para sugerir ações concretas ou atitudes que possam
produzir modificações desejadas).
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º Passo – Análise dos Casos mais Relevantes de cada Turma (Citar alunos para um olhar especial e motivo).
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Análise de situação de matrícula dos alunos na classe:
- recebidos por transferência: ____ alunos - - retenção de 01 ano: ____
alunos - - retenção de 02 anos: ____ alunos - - retenção por mais de 02 anos:
____ alunos - - distorção idade/serie: ____ alunos
Assinatura dos professores:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA ESTADUALTANCREDO DE ALMEIDA NEVES
CONSELHO DE CLASSE - 4º bimestre
ALUNO:______________________DATA: ____/___/____ Ano:
_____
1. Após um ano de estudo marque como você está:
( ) Leio com fluência, respeitando a pontuação.
( ) Gosto de ler.
( ) Minha leitura é lenta.
( ) Preciso ler mais de uma vez para entender o que
está escrito.
( ) Leio, mas não entendo o que está escrito.
( ) Meus textos têm parágrafos e pontos.
( ) Preciso melhorar meus textos , pois são muito
pequenos.
( ) Meus textos são bem criativos
( ) Não gosto de produzir textos pois tenho muita
dificuldade.
( ) Tenho facilidade para fazer as operações.
( ) Não sei fazer operações de _______________________________________.
( ) Não consigo saber qual operação fazer nos problemas.
( ) Leio e faço as operações dos problemas com
facilidade.
( ) Gosto de fazer atividades de matemática.
Profºs que mais
gostei:______________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Profºs que menos
gostei:_____________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Marque sua opinião sobre:
a) Merenda: ( ) Precisa melhorar ( ) Boa ( ) Ótima
( ) Ruim
b) Recreio: ( ) Precisa melhorar ( ) Bom ( ) Ótimo
( ) Ruim
c) Dos Projeto Mais Educação : ( ) Precisa melhorar
( ) Bom ( ) Ótimo ( ) Ruim
3- Deixe um recadinho a um professor:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA ESTADUALTANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Conselho de classe - ficha do gestor
O gestor também pode contribuir mais para o conselho de classe.
No calendário escolar, quantos dias estavam previstos para o bimestre?
________
E quantos dias letivos foram garantidos? __________
Os professores tiveram quantas faltas no decorrer do bimestre?
__________
Quantos professores substitutos atuaram em cada classe? ______________
Qual foi o período de substituição:
( ) menos de uma semana
( ) uma semana
( ) quinze dias
( ) um mês
( ) dois meses
( ) ou mais
A escola tomou as seguintes providências em relação aos alunos
faltosos:
( ) Conversou com os alunos sobre a importância de sua presença.
( ) Chamou os pais e fez encaminhamentos cabíveis.
( ) Visitou as famílias. ( ) Solicitou ajuda ao Conselho Tutelar.
Quantos dias os alunos foram dispensados pela escola em virtude de:
( ) falta de água ou energia: ____ dias
( ) falta de professores: ____ dias
( ) falta de merenda: ____ dias
( ) reuniões: ____ dias
( ) eventos da Secretaria da Educação: ____ dias
Foram garantidos materiais básicos para os professores realizarem as
atividades? ( ) sim ( ) não
Solicitou ajuda para os professores que acabaram de ingressar na escola
e na rede de ensino? ( ) sim ( ) não
Acompanhou o cronograma de reuniões de planejamento dos professores?
( ) sim ( ) não
Assegurou em seu cronograma reuniões regulares com o coordenador
pedagógico para acompanhar o processo de ensino?
( ) sim ( ) não
Avaliação do trabalho das coordenadoras
Caro(a)
colega, suas respostas nos ajudarão a melhorar o nosso fazer, nossa atuação
enquanto coordenador. Contamos com suas opiniões e sugestões.
Considera
que o número de reuniões realizadas esta de acordo as necessidades
pedagógicas?
(
) sim ( )
não ________________________________________________________
Busca articulação para integrar professores de diferentes áreas?
(
) sim ( ) não _________________________________________________________
Sabe delegar funções, solicitar ajuda e ouvir críticas?
(
) sim ( ) não _________________________________________________________
Age com ética e transparência na condução dos processos educativos?
Age com ética e transparência na condução dos processos educativos?
(
) sim ( )
não _________________________________________________________
Dispensa tratamento igual a todos os profissionais, pais e alunos, fazendo cumprir as regras aprovadas
no
regimento escolar?
(
) sim ( ) não __________________________________________________________
Faz cumprir o calendário escolar e o mínimo de 200 dias letivos previstos em lei?
(
) sim ( )
não __________________________________________________________
Incentiva a realização de atividades culturais e esportivas dentro da escola e divulga aquelas que acontecem fora dela?
(
) sim ( )
não __________________________________________________________
Pedem sugestões e opiniões sobre as atividades e os projetos?
(
) sim ( ) não ___________________________________________________________
Circula
pelos ambientes da escola e conversa com os alunos e seus colegas?
(
) sim ( ) não ___________________________________________________________
Se
sente apoiado em suas necessidades inerentes a função da coordenação?
(
) sim ( ) não ____________________________________________________________
Possui
agilidade na resolução de problemas de sua competência?
(
) sim ( ) não ____________________________________________________________
Incentiva os professores em atividades diversificadas?
(
) sim ( ) não ___________________________________________________________
Assessora
os professores na elaboração e execução do planejamento, no uso de recursos
didáticos e tecnológicos disponíveis na escola?
(
) sim ( ) não ___________________________________________________________
Opiniões e sugestões: _______________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA ESTADUAL TANCREDO DE
ALMEIDA NEVES
Conselho de
classe - questionário dos pais - 4º
bimestre
SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS
Ao terminarmos mais um ano letivo é momento de refletirmos sobre o trabalho realizado pela escola e para isto precisamos da opinião dos pais ou responsáveis.
1. Sobre o desenvolvimento de seu filho(a) você está:
( ) Satisfeito(a)
( ) Muito Satisfeito(a)
( ) Insatisfeito(a)
( ) Preocupado(a)
SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS
Ao terminarmos mais um ano letivo é momento de refletirmos sobre o trabalho realizado pela escola e para isto precisamos da opinião dos pais ou responsáveis.
1. Sobre o desenvolvimento de seu filho(a) você está:
( ) Satisfeito(a)
( ) Muito Satisfeito(a)
( ) Insatisfeito(a)
( ) Preocupado(a)
2.
Sobre o acompanhamento nas atividades escolares de seu filho(a):
( ) Fui bem presente
( ) Deveria ter auxiliado mais
( ) Deixei a desejar
( ) Fui bem presente
( ) Deveria ter auxiliado mais
( ) Deixei a desejar
3.
Quanto ao trabalho da professora de seu filho(a) você está:
( ) Satisfeito(a)
( ) Muito Satisfeito(a)
( ) Insatisfeito(a)
( ) Satisfeito(a)
( ) Muito Satisfeito(a)
( ) Insatisfeito(a)
4.
Quanto a merenda da escola:
( ) Satisfeito(a)
( ) Muito Satisfeito(a)
( ) Insatisfeito(a)
( ) Satisfeito(a)
( ) Muito Satisfeito(a)
( ) Insatisfeito(a)
5.
Quando necessitou de atendimento na secretaria sempre foi:
( ) Bem atendido(a)
( ) Mal atendido(a)
( ) Não consegui resolver meus problemas
( ) Bem atendido(a)
( ) Mal atendido(a)
( ) Não consegui resolver meus problemas
6.
Quando necessitou de atendimento da orientadora sempre foi:
( ) Bem atendido(a)
( ) Mal atendido(a)
( ) Não consegui resolver meus problemas
( ) Bem atendido(a)
( ) Mal atendido(a)
( ) Não consegui resolver meus problemas
7.
Quanto a organização (recados, entrada e saída dos alunos, eventos e promoções
realizadas pela escola) considero a escola:
( ) Ótima
( ) Boa
( ) Ruim
( ) Precisa melhorar. Onde?_____________________________________________
( ) Ótima
( ) Boa
( ) Ruim
( ) Precisa melhorar. Onde?_____________________________________________
8.
Deixe um recado (críticas, sugestões ou elogios) , se desejar, aos professores,
coordenadora, orientadora ,diretora ou funcionários da escola.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Fichas adaptadas Gestão Escolar
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