PRÉ-CONSELHO 4º bim

O Conselho de Classe é uma reunião avaliativa em que diversos especialistas envolvidos no processo ensino e aprendizagem discutem acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino empregadas, a adequação da organização curricular e outros aspectos referentes a esse processo, a fim de avaliá-lo coletivamente, mediante diversos pontos de vista. Uma oportunidade de reunir os professores com o objetivo de refletir sobre a  aprendizagem os alunos e o processo de ensino.

O Conselho de Classe deve ser aperfeiçoado a cada nova reunião. Ao final sempre deve haver a reflexão dos pontos falhos, a fim de corrigi-los para que o próximo seja melhor.
FICHAS
ESCOLA ESTADUAL TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Questionário dos representantes de sala.       Pre-conselho  4º bimestre
Levantamento da turma:_________       Data:_____/_____/_____
Representantes: ________________________________________________________________________
1.     Aspectos gerais da turma:    agitada (   )       desorganizada (   )         desrespeitosa (   )         participativa  (   )          criativa (   )        frequente (   )           comportada (   )

2.     Alunos destaques da turma: mais aplicados 1___________________ 2____________________ 3___________________ mais comportado 1_____________________ 2___________________ 3____________________ mais frequente 1_______________________
3.     Alunos que chegam atrasados: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.     Quais alunos demonstram dificuldade de aprendizagem? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.     Quais alunos não tem demonstrado bom comportamento?
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6.     Quais alunos conseguiram melhorar na aprendizagem? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7.     Quais professores a turma mais gostou e por quê?
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8.     Quais professores a turma menos gostou e por quê? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9.     Que sugestão vocês tem para melhorar a escola para o próximo ano? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10.  Querem deixar algum recado para algum professor? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESCOLA ESTADUAL TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
CONSELHO DE CLASSE COM PROFESSORES

Ano:______ Bimestre:_____ Data:____/____/____  Turma:______

Professores(as):
1º Passo – Auto-Avaliação do professor sobre seu trabalho pedagógico (avanços, dificuldades, inovações, sucessos e falhas no bimestre).
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2º Passo – Análise Diagnóstico da Turma (Apontar causas ou sugerir hipótese de causas dos problemas que o grupo (turma) apresenta para sugerir ações concretas ou atitudes que possam produzir modificações desejadas).
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3º Passo – Análise dos Casos mais Relevantes de cada Turma (Citar alunos para um olhar especial e motivo).
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Análise de situação de matrícula dos alunos na classe:
- recebidos por transferência: ____ alunos - - retenção de 01 ano: ____ alunos - - retenção de 02 anos: ____ alunos - - retenção por mais de 02 anos: ____ alunos - - distorção idade/serie: ____ alunos
Assinatura dos professores:
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CONSELHO DE CLASSE - 4º bimestre
ALUNO:______________________DATA: ____/___/____ Ano: _____
1. Após um ano de estudo marque como você está:
( ) Leio com fluência, respeitando a pontuação.
( ) Gosto de ler.
( ) Minha leitura é lenta.
( ) Preciso ler mais de uma vez para entender o que está escrito.
( ) Leio, mas não entendo o que está escrito.
( ) Meus textos têm parágrafos e pontos.
( ) Preciso melhorar meus textos , pois são muito pequenos.
( ) Meus textos são bem criativos
( ) Não gosto de produzir textos pois tenho muita dificuldade.
( ) Tenho facilidade para fazer as operações.
( ) Não sei fazer operações de _______________________________________.
( ) Não consigo saber qual operação fazer nos problemas.
( ) Leio e faço as operações dos problemas com facilidade.
( ) Gosto de fazer atividades de matemática.
Profºs que mais gostei:______________________________________________________________
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Profºs que menos gostei:_____________________________________________________________
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2. Marque sua opinião sobre:
a) Merenda: ( ) Precisa melhorar ( ) Boa ( ) Ótima ( ) Ruim
b) Recreio: ( ) Precisa melhorar ( ) Bom ( ) Ótimo ( ) Ruim
c) Dos Projeto Mais Educação : ( ) Precisa melhorar ( ) Bom ( ) Ótimo ( ) Ruim
3- Deixe um recadinho a um professor:
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Conselho de classe - ficha do gestor

O gestor também pode contribuir mais para o conselho de classe.
No calendário escolar, quantos dias estavam previstos para o bimestre? ________
E quantos dias letivos foram garantidos? __________
Os professores tiveram quantas faltas no decorrer do bimestre? __________
Quantos professores substitutos atuaram em cada classe? ______________
Qual foi o período de substituição:
( ) menos de uma semana
( ) uma semana
( ) quinze dias
( ) um mês
( ) dois meses
( ) ou mais
A escola tomou as seguintes providências em relação aos alunos faltosos:
( ) Conversou com os alunos sobre a importância de sua presença.
( ) Chamou os pais e fez encaminhamentos cabíveis.
( ) Visitou as famílias. ( ) Solicitou ajuda ao Conselho Tutelar.
Quantos dias os alunos foram dispensados pela escola em virtude de:
( ) falta de água ou energia: ____ dias
( ) falta de professores: ____ dias
( ) falta de merenda: ____ dias
( ) reuniões: ____ dias
( ) eventos da Secretaria da Educação: ____ dias
Foram garantidos materiais básicos para os professores realizarem as atividades? ( ) sim ( ) não
Solicitou ajuda para os professores que acabaram de ingressar na escola e na rede de ensino? ( ) sim ( ) não
Acompanhou o cronograma de reuniões de planejamento dos professores?
( ) sim ( ) não
Assegurou em seu cronograma reuniões regulares com o coordenador pedagógico para acompanhar o processo de ensino?
( ) sim ( ) não


 ESCOLA ESTADUAL TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Avaliação do trabalho das coordenadoras
Caro(a) colega, suas respostas nos ajudarão a melhorar o nosso fazer, nossa atuação enquanto coordenador. Contamos com suas opiniões e sugestões. 

Considera que o número de reuniões realizadas esta de acordo as necessidades pedagógicas? 
( ) sim ( ) não ________________________________________________________

Busca articulação para integrar professores de diferentes áreas?
( ) sim ( ) não _________________________________________________________

Sabe delegar funções, solicitar ajuda e ouvir críticas?
( ) sim ( ) não _________________________________________________________

Age com ética e transparência na condução dos processos educativos? 
( ) sim ( ) não _________________________________________________________

Dispensa tratamento igual a todos os profissionais, pais e alunos, fazendo cumprir as regras aprovadas
no regimento escolar? 
( ) sim ( ) não __________________________________________________________

Faz cumprir o calendário escolar e o mínimo de 200 dias letivos previstos em lei?
( ) sim ( ) não __________________________________________________________

Incentiva a realização de atividades culturais e esportivas dentro da escola e divulga aquelas que acontecem fora dela? 
( ) sim ( ) não __________________________________________________________
Pedem sugestões e opiniões sobre as atividades e os projetos? 
( ) sim ( ) não ___________________________________________________________

Circula pelos ambientes da escola e conversa com os alunos e seus colegas? 
( ) sim ( ) não ___________________________________________________________

Se sente apoiado em suas necessidades inerentes a função da coordenação?
( ) sim ( ) não ____________________________________________________________

Possui agilidade na resolução de problemas de sua competência?
( ) sim ( ) não ____________________________________________________________

Incentiva os professores em atividades diversificadas?
( ) sim ( ) não ___________________________________________________________

Assessora os professores na elaboração e execução do planejamento, no uso de recursos didáticos e tecnológicos disponíveis na escola?
( ) sim ( ) não ___________________________________________________________

Opiniões e sugestões: _______________________________________________________________
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Conselho de classe - questionário dos pais - 4º bimestre

SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS

Ao terminarmos mais um ano letivo é momento de refletirmos sobre o trabalho realizado pela escola e para isto precisamos da opinião dos pais ou responsáveis. 

1. Sobre o desenvolvimento de seu filho(a) você está: 
(  ) Satisfeito(a)
(  ) Muito Satisfeito(a)
(  ) Insatisfeito(a)
(  ) Preocupado(a)
2. Sobre o acompanhamento nas atividades escolares de seu filho(a):
(  ) Fui bem presente
(  ) Deveria ter auxiliado mais
(  ) Deixei a desejar
3. Quanto ao trabalho da professora de seu filho(a) você está: 
(  ) Satisfeito(a)
(  ) Muito Satisfeito(a)
(  ) Insatisfeito(a)
4. Quanto a merenda da escola: 
(  ) Satisfeito(a)
(  ) Muito Satisfeito(a)
(  ) Insatisfeito(a)
5. Quando necessitou de atendimento na secretaria sempre foi: 
(  ) Bem atendido(a)
(  ) Mal atendido(a)
(  ) Não consegui resolver meus problemas
6. Quando necessitou de atendimento da orientadora sempre foi: 
(  ) Bem atendido(a)
(  ) Mal atendido(a)
(  ) Não consegui resolver meus problemas
7. Quanto a organização (recados, entrada e saída dos alunos, eventos e promoções realizadas pela escola) considero a escola: 
(  ) Ótima
(  ) Boa
(  ) Ruim
(  ) Precisa melhorar. Onde?_____________________________________________
8. Deixe um recado (críticas, sugestões ou elogios) , se desejar, aos professores, coordenadora, orientadora ,diretora ou funcionários da escola. 
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Fichas adaptadas Gestão Escolar

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